Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Recomenta Desabilitar Função Ht


edurm

Posts recomendados

Intel recomenta desabilitar função HT - exceto no Windows XP

14/09/2004

Segundo reportagem do site The Inquirer, a Intel recomenda desabilitar a função HT de seus processadores em todos os sistemas operacionais, exceto o Windows XP, pois este é o único sistema capaz de rodar esta função perfeitamente.

O Windows 2000 deveria rodar, mas não é muito eficiente. Windows 95.98 e ME, por não aceitarem dois processadores, não enxergam a função. E mesmo kernels recentes do Linux não rodam o HT com perfeição.

Having worked at Intel (until just recently) on the Pentium 4, I can tell you exactly why they recommend disabling HT on older MS OSes.

Windows XP is the first OS (from Billy the Hut) that actually understands HT. Win2K "should" work, seeing the processor as two CPUs, but not very efficiently. Win 95/98/ME won't as they are single processor only, same as the Linux kernel compiled for a UP system - it just can't see beyond processor 0. Even earlier Linux kernels won't work properly with HT.

Mais informações: The Inquirer

http://www.theinquirer.net/?article=18428

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que a microsoft deveria disponibilizar um pacote de atualizações para esse serviço amenizando o "problema".

Agora, eu gostaria de saber se existe uma perda de performance desabilitando o HT, pois pelo que sei a função HT aproveita a parte ociosa do processador para efetuar tarefas que antes estavam esperando para serem executadas. Consequentemente se você desabilitar essa função a parte ociosa vai permanecer ociosa, não perdendo performance, mas sim, deixando de ganhar.

A diferença apresentada no tópico do "The Inquirer" é que o win2k reconhece 2 processadores e o XP 1 processador com 2 unidades lógicas, sendo assim possível uma alteração no OS, visto que muitos servers o utilizam.

Falou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bem, desabilitar o HT no win98 até que vai mais no WIN2000 ???? é muita incompetencia da intel (ou da microsoft), imaginem a quantidade de servidores usando o win2k server que vai perder desempenho com isso, fora a instabilidade

Concordo com você .... mais por mais que eu odeie a intel, você tem que ver que eles não tem culpa, pois o HT se não me engano foi fançado depois ... intao como a M$ ia adivinhar ? ... bom se eu estiver errado pau na intel e na M$ .... mais eu acho pouco provavel, pois a M$ e a intel tem meio que um "pacto" se é que você mi entende ! hehehe ....sem contar as açoes da M$ que a intel tem ! heheh ....e muita mafia aquilo...eu acho que seja pouco provavel ..

Flws T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Windows 2000 teria total condição de sofrer uma atualização de modo a reconhecer os dois processadores virtuais como processadores reais e usar multiprocessamento.

Eu já vejo isso como uma forma de a MS arranjar um motivo para que usuários do Windows 2000 atualizassem para o XP. Boa parte dos usuários antigos do 2000 são fiéis a esse e em condições normais não trocariam pelo XP. Acho que a questão é com a MS mesmo, que não daria essa sobrevida a um SO antigo.

Quanto a Windows 98/Me, realmente não dá para alguém usar ele em uma máquina recente, seja está qual for.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tão se equivocando... HT não precisa de um aplicativo que tenha sido desarolhado para aproveitar tal tecnologia, tal como o A64. O HT é nada mais nada menos que o aproveitamento das partes ociosas do processador, fazendo com que o OS pense que tem dois processadores... portanto, qualquer aplicativo tira proveito de tal tecnologia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jmlsilveira@18 set 2004, 12:41

Tão se equivocando... HT não precisa de um aplicativo que tenha sido desarolhado para aproveitar tal tecnologia, tal como o A64. O HT é nada mais nada menos que o aproveitamento das partes ociosas do processador, fazendo com que o OS pense que tem dois processadores... portanto, qualquer aplicativo tira proveito de tal tecnologia...

Nada disso. O HT não pode melhorar o desempenho se os aplicativos não forem multi-thread.

Realmente ele não precisa que o aplicativo seja otimizado para HyperThreading, mas é necessário que esses aplicativos sejam otimizados para multiprocessamento, que siginifica o programa ser capaz de distribuir o trabalho em várias tarefas e ser compartilhado pelos vários processadores do sistema.

São poucos os programas que realmente são otimizados para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+18 set 2004, 19:26QUOTE (sledgehammer @ 18 set 2004, 19:26) jmlsilveira@18 set 2004, 12:41

Tão se equivocando... HT não precisa de um aplicativo que tenha sido desarolhado para aproveitar tal tecnologia, tal como o A64. O HT é nada mais nada menos que o aproveitamento das partes ociosas do processador, fazendo com que o OS pense que tem dois processadores... portanto, qualquer aplicativo tira proveito de tal tecnologia...

Nada disso. O HT não pode melhorar o desempenho se os aplicativos não forem multi-thread.

Realmente ele não precisa que o aplicativo seja otimizado para HyperThreading, mas é necessário que esses aplicativos sejam otimizados para multiprocessamento, que siginifica o programa ser capaz de distribuir o trabalho em várias tarefas e ser compartilhado pelos vários processadores do sistema.

São poucos os programas que realmente são otimizados para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...