Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUTORIAL - Otimização do Windows 10


Posts recomendados

Tutorial de como otimizar e solucionar alguns problemas no Windows 10

 

Maioria do problemas ocasionais que surgem para maioria dos usuários do Windows 10 está ligado a desempenho. Sabendo disto e vendo diversas perguntas que surgem em diferentes lugares, pela internet a fora, resolvi criar este tutorial de otimização. Evitando formatar o sistema ou instalar programas de terceiros.

 

O que normalmente causa problemas de desempenho no Windows 10? Programas é o que mais causa problema de desempenho neste sistema. Os usuários normalmente instalam de tudo no sistema, anti"N" coisas e otimizadores de sistema. Deixar claro aqui O Windows 10, NÃO PRECISA DE PROGRAMAS EXTERNOS(não da Microsoft) PARA FUNCIONAR. O próprio Windows 10 já vem com essas diversas ferramentas e utilitários. Otimizador, desfragmentador, atualizador, etc.

 

Às vezes, os aplicativos que foram criados para uma versão anterior do Windows ainda funcionarão no Windows 10, mas poderão deixar seu computador mais lento. Se você perceber que isso acontece depois de abrir determinado programa, confira no site do fabricante do software se há uma versão atualizada ou execute a Solução de problemas de compatibilidade de programas.

 

Se você está com problemas de lentidão na inicialização, para navegar na internet, abrir o Windows Explorer, entre outros irei deixar uma lista de comandos e suas sintaxe abaixo.

 

Obs: Antes de executar os comandos crie uma nova conta administrador no Windows 10.

  • Pressione as teclas Windows + R.
  • Digite control userpasswords2, clique em OK.
  • Em Contas de usuário, clique no botão Adicionar...;
  • Clique em Entrar sem uma conta Microsoft (não recomendado), selecione Conta Local.
  • Digite o nome e a senha do usuário, clique em Avançar, Concluir.
  • Clique no botão Propriedades.
  • Clique na guia Associação de grupo, selecione a opção Administrador, clique em OK.
  • Reinicie o sistema, efetue o logon com o novo usuário e prossiga com o tutorial.

 

Primeiramente já logado como administrador remova todo Anti vírus, Anti spyware, Anti malware, otimizadores, atualizadores de drivers, tudo exceto o que for essencial para trabalho, Ex: MS Office, Corel, PhotoShop, etc.

  1. Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Configurações  clique em Apps.
  2. Escolha o programa que deseja remover e, em seguida, selecione Desinstalar. Alguns aplicativos nativos do Windows não podem ser desinstalados.
  3. Para remover um app que você baixou da Microsoft Store, localize-o no menu Iniciar , pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) no app, então selecione Desinstalar.
  4. Após desinstalar todos os programas possíveis que são desnecessários para o prosseguimento do tutorial, reinicie o sistema.
  5. Digite Windows + S, digite msconfig clique com botão direito em Configuração do Sistema, clique Executar como administrador. clique em OK
  6. Dentro da configuração do sistema na aba serviços, selecione a opção Ocultar todos serviços Microsoft.
  7. Após desmarque todos serviços desnecessários. e clique em Aplicar e depois OK. na próxima janelinha clique em Reiniciar.

 

 

Vírus ou Malware

Um vírus, malware ou outro software mal-intencionado pode deixar o computador lento. Outros sintomas incluem mensagens pop-up inesperadas, programas que são iniciados inesperada e automaticamente ou o som do disco rígido em constantemente funcionamento.

 

A melhor maneira de lidar com vírus e software mal-intencionado é tentar evitá-los executando o software antivírus e Anti Malware e mantê-lo atualizado. Mesmo que você tome precauções, seu computador ainda pode estar infectado. Você pode verificar se o seu computador contém vírus ou outros programas mal-intencionados usando o Windows Defender, que está incluído no Windows 10. Para obter mais informações, consulte Proteja seu computador

 

Para verificar se há vírus usando o Windows Defender

Spoiler

Windows 10 versão 1709

Selecione o botão Iniciar  > Configurações  > Atualização e segurança  > Windows Defender  > Abrir a Central de Segurança do Windows Defender.

Selecione Proteção contra vírus e ameaças e, em seguida, selecione Atualizações de proteção > Verificar se há atualizações para garantir que você tenha o arquivo de definição mais recente.

Selecione a guia Proteção contra vírus e ameaças, selecione Verificação rápida e espere a Central de Segurança do Windows Defender concluir a verificação de vírus e malware.

Siga um destes procedimentos, dependendo dos resultados da verificação:

Execute a verificação avançada recomendada. Essa verificação leva mais tempo, mas procura por ameaças em seu computador de forma mais minuciosa.

Se a Central de Segurança do Windows Defender encontrar um vírus ou malware que não possa ser removido ou colocado em quarentena, entre em contato com o Suporte da Microsoft para obter ajuda.

Se nenhum vírus for encontrado, reinicie o computador.

 

Verificação Avançada do Windows Defender Offline

Salve documentos ou qualquer outro item que esteja aberto no computador.

Selecione o botão Iniciar  > Configurações  > Atualização e segurança  > Windows Defender > Abrir a Central de Segurança do Windows Defender.

Selecione Proteção contra vírus e ameaças e, em seguida, selecione Verificação avançada > Verificação do Windows Defender Offline > Verificar agora.
Seu computador será reiniciado, e o Windows Defender Offline será executado e verificará se há vírus e malware. A verificação pode demorar mais ou menos 15 minutos, e seu computador será reiniciado novamente depois disso.

 

Erros no sistema de arquivos, configurações, serviços.

Pressione as teclas Windows + S

Digite cmd clique com o botão direito, clique em Executar como administrador

Dentro do Prompt digite 1 a 1 os comandos a seguir e pressione Enter. Aguarde o termino do processo...

CHKDSK C:z /scan /forceofflinefix (tire o z depois dos : antes de teclar Enter)

CHKDSK /X /R /spotfix

Podem ser necessários vários minutos para que a operação do comando seja concluída.

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Importante Quando você executa esse comando, o DISM usa o Windows Update para fornecer os arquivos necessários para corrigir erros de corrupção. No entanto, se seu cliente do Windows Update já estiver quebrado, use uma instalação do Windows em execução como a fonte de reparo ou use a pasta lado a lado do Windows de um compartilhamento de rede ou de uma mídia removível, como o DVD do Windows como a fonte dos arquivos. Para fazer isso, execute o seguinte comando:

DISM.exe /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth /Source:C:\RepairSource\Windows /LimitAccess

Observação Substitua o espaço reservado C:\RepairSource\Windows pelo local da sua origem de reparo. Para obter mais informações sobre como usar a ferramenta DISM para reparar o Windows, consulte Reparar uma Imagem do Windows

SFC /SCANNOW

netsh.exe interface ip reset

netsh.exe winsock reset

netsh.exe advfirewall reset

net stop wuauserv

net stop cryptSvc

net stop bits

net stop msiserver

ren C:\Windows\SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old

ren C:\Windows\System32\catroot2 catroot2.old

net start wuauserv

net start cryptSvc

net start bits

net start msiserver

Agora, reinicie o sistema com shutdown /r /t 5 pressione Enter, e confirme OK

Atualizações

Uma das melhores maneiras de obter o máximo de seu computador é garantir que você tenha a versão mais recente do Windows 10 instalada. Quando você verifica se há atualizações, seu computador também procura os drivers de dispositivo mais recentes, o que também pode ajudar a melhorar o desempenho do computador.

Para verificar se há atualizações

  • Selecione o botão Iniciar  e depois selecione Configurações  > Atualização e segurança  > Windows Update  > Verificar se há atualizações .
  • Procure em Status da atualização e siga um destes procedimentos:
  • Se o status for "Seu dispositivo está atualizado", vá para a próxima dica.
  • Se o status for "Há atualizações disponíveis", selecione Instalar agora e vá para a próxima etapa deste procedimento.
  • Selecione as atualizações que você deseja instalar e clique em Instalar. Após reinicie o computador.

 

Desfragmentando, limpando e otimizando.

Pressione as teclas Windows + S

Digite cmd clique com o botão direito, clique em Executar como administrador

Dentro do Prompt digite 1 a 1 os comandos a seguir e pressione Enter. Aguarde o termino do processo...

Defrag.exe C:z /H /K /O /U /V (tire o z depois dos : antes de teclar Enter)

cleanmgr.exe /TUNEUP /SETUP /AUTOCLEAN (marque tudo e clique, OK)

cleanmgr.exe (marque tudo e clique, OK)

DISM.exe /Online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup (Para limpar componentes substituídos e reduzir o tamanho do repositório de componentes.)

DISM.exe /Online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup /ResetBase

Use /ResetBase para redefinir a base de componentes substituídos, o que poderá reduzir futuramente o tamanho do repositório de componentes.

E reinicie o sistema...

Pouca memória RAM

Se você achar que muito da memória RAM está regularmente em uso, convém adicionar mais RAM, se possível, especialmente se o computador tiver somente 1 ou 2 GB de RAM. Para saber mais sobre o tipo de RAM que seu modelo de computador usa, primeiro examine as informações de memória no Gerenciador de Tarefas e, em seguida, visite o site do fabricante do computador para obter informações mais específicas.

Spoiler

4002113_pt-ptb_1.png.f032b8653f77caafe70c0bac68bbd828.png

 

Usar o ReadyBoost para ajudar a melhorar o desempenho

Como nas versões anteriores do Windows, o Windows 10 tem ReadyBoost. O ReadyBoost permite usar uma unidade removível, como um pendrive, para melhorar o desempenho de seu computador sem abri-lo e adicionar mais memória (RAM). Para usar o ReadyBoost, você precisará de um pendrive ou um cartão de memória que tenha pelo menos 500 MB livres e uma taxa de transferência de dados alta. Para saber mais sobre o ReadyBoost, consulte ReadyBoost no Windows 10.

 

O Windows 10 inclui vários efeitos visuais, como animações e efeitos de sombra. Eles tem um visual ótimo, mas também podem usar recursos adicionais do sistema e podem deixar seu computador mais lento — isso é especialmente válido se você tiver um computador com pouca memória (RAM).

Para ajustar efeitos visuais no Windows

Pressione Windows + S, digite desempenho e selecione Ajustar a aparência e o desempenho do Windows.

Na guia Efeitos Visuais, selecione Ajustar para obter melhor desempenho > Aplicar.

Reinicie o computador e veja se ele está mais rápido.

OneDrive

As configurações do PC permitem escolher onde os arquivos serão salvos por padrão. Você pode salvar arquivos no computador ou no OneDrive por padrão e sincronizá-los entre os dois locais. Isso permite que você acesse seus arquivos de qualquer dispositivo conectado à Internet e ajuda a garantir que seus arquivos tenham backup caso o computador seja danificado ou perdido. No entanto, os arquivos devem ser sincronizados entre o computador e o OneDrive, e a sincronização pode deixar o computador lento.

 

Para parar de sincronizar com o OneDrive

Na barra de tarefas, selecione Explorador de Arquivos.

Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) OneDrive – Pessoal e selecione Selecionar as pastas do OneDrive para sincronizar.

Desmarque a caixa de seleção Sincronizar todos os arquivos e pastas no OneDrive e selecione OK.

Reinicie o computador e verifique se o funcionamento melhorou.

 

Se isso corrigir o problema de desempenho do computador, confira o tópico Corrigir problemas de sincronização do OneDrive para aprender a corrigir os problemas de sincronização para que você possa ativar a sincronização novamente e manter seus arquivos sincronizados.

Se o computador ainda estiver lento, reative a sincronização para o OneDrive marcando novamente a caixa de seleção Sincronizar todos os arquivos e pastas no OneDrive e vá para a próxima dica.

Navegador Web

Restaurar seu navegador de Internet excluindo extensões, temas, etc. pode melhorar e muito sua experiência na Web.

Redefinir o Google Chrome

Redefinir o Mozilla Firefox

Redefinir Microsoft Edge

 

 

RESTAURAR O SISTEMA

Quando você restaura o computador, pode escolher se deseja manter seus arquivos pessoais ou removê-los e então reinstalar o Windows. Restaurar o computador deve ser uma das últimas coisas que você deve tentar.

Spoiler

Siga um destes procedimentos:

  • Se você quiser manter seus arquivos, siga as etapas em Para fazer backup de seus dados.
  • Se você quiser remover seus arquivos e não fazer o backup deles, siga as etapas em Para restaurar o computador.

 

Para fazer backup de seus dados

  1. Selecione o botão Iniciar  > Configurações  > Atualização e segurança  > Backup  > Adicionar uma unidade e escolha um local de rede ou uma unidade externa para fazer backup de seus arquivos.
  2. Na tela Backup e selecione Mais opções > Fazer backup agora. Isso faz backup de todos os arquivos em suas pastas de usuários — incluindo a Área de trabalho, Documentos, Downloads, Favoritos, Músicas, fotos e muito mais.

Obs: Pode levar vários minutos para o backup terminar. Sua unidade externa ou local de rede precisa ter espaço livre suficiente para salvar o backup de todos os arquivos desejados.

 

Para restaurar o computador

  1. Vá para Configurações  > Atualização e segurança  > Recuperação .
  2. Em Restaurar o PC, selecione Começar.  Para obter mais informações sobre como restaurar seu computador, consulte Opções de recuperação do Windows 10.

 

Para restaurar seus dados

Depois de restaurar o PC, veja aqui está como restaurar os dados do backup. Quando você fizer isso, todos os arquivos pessoais do backup serão colocados novamente no computador.

 

  1. Selecione o botão Iniciar  > Configurações  > Atualização e segurança  > Backup  > Adicionar uma unidade e escolha um local de rede ou uma unidade externa para seus backups.
  2. Na tela Backup, selecione Mais opções > Restaurar arquivos de um backup atual.   Quando o disco rígido externo ou local de rede do qual você tiver feito backup estiver disponível, selecione o círculo verde na parte inferior para começar a restaurar seus arquivos e pastas.

Pode levar vários minutos para o Windows restaurar seus arquivos.

 

Deixarei links de ajuda e programas/ferramentas que vocês podem utilizar, Para manutenção, verificação, correção do sistema Windows 10.

Malicious Software Removal Tool

Safety & Security Center

O que é malware?

Como desativar a cortana

Spoiler

Se você deseja atualizar para o Windows 10 em seu computador ou tablet, estes são os requisitos mínimos de hardware necessários. Leia as informações abaixo para conhecer outros fatores que afetam a capacidade de atualização.

 

Sistema operacional mais recente:

 

Verifique se você tem a última versão do Windows 7 SP1 ou do Windows 8.1 Update.

 

Não sabe qual versão você está executando? Consulte aqui para descobrir. Precisa baixar a versão mais recente? Clique aqui para baixar o Windows 7 SP1 ou o Windows Update 8.1.

Processador: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido ou SoC

RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits

Espaço em disco rígido: 16 GB para um SO de 32 bits ou 20 GB para um SO de 64 bits

Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0

Tela: 800x600

Requisitos do sistema

Observação final: Ao fim deste, tutorial não terá à mágica de o Windows 10, rodar em um Hardware fraco como se fosse um Hardware super potente. Você pode, sim utilizar outros Anti vírus e Anti malware, mas deixar claro, que dependendo do programa poderá afetar o desempenho do seu sistema.

Espero que tenha ajudado. Até mais!

🔚

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...