Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

roteador tplink com dhcp estranho


Posts recomendados

bom dia, estou com um problema chato na minha rede

o problema é o seguinte, usuarios conectam em um roteador wifi tplink  (este roteador, conectado a uma wan) , e o endereço IP designado pelo dhcp do proprio roteador é de um outro roteador, de outro prédio que nem sinal pega, mas q está na mesma rede!! todos os roteadores são configurados para um lease determinado.. roteador 1, com lease entre 192.168.0.100 e 120; roteador 2 com lease entre 192.168.0.60 e 80; e este roteador, com lease entre 192.168.0.140 e 160... o que está conectando neste roteador pega um ip 192.168.0.100, gateway diferente tb !! todos os roteadores estão conectados na mesma rede fisica. Faço uma ideia minima do que se trata, mas falta-me aprofundamento e os termos certos (algo como roaming wifi? )...

 

ps> todos os roteadores da tplink 

 

edit> complementando com mais algumas informações... para o celular funcionar corretamente, preciso desligar e ligar o wifi do celular até o roteador atribuir corretamente o endereço ip e o gateway do roteador local.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, cada router está configurado com o gateway apontando para si mesmo! 

engracado que eu tenho 3 routers identicos, configurações identicas.. cada um com dhcp configurado para ceder IP´s em determinadas faixas...

 

2 roteadores estão ok, atribuindo ip~s corretamente

mas esse terceiro está doidão !!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DHCP certamente não está configurado no router que você deseja.
Recomendo criar outra rede. Exemplo:

 

Router principal envia sinal pro router que você quer.

IP router principal: 192.168.0.1

IP router que você quer: 192.168.0.2

 

Em LAN você cria a rede 192.168.1.0/27 

Então o range de IP fica como exemplo

Inicia em: 192.168.1.2

termina em: 192.168.1.32

Máscara: 255.255.255.224

DNS:192.168.1.1

 

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Arnaldo Doi disse:

não, cada router está configurado com o gateway apontando para si mesmo! 

Isso não existe, você está fazendo confusão.

O gateway é uma "entidade" externa, seja seu provedor ou outro router.

adicionado 3 minutos depois

Se você recebe UM link e há três routers, um deles é seu Gateway.

A outra opção é você ter 3 links.

adicionado 48 minutos depois

Assim é sua rede?

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz o roteador com wifi está com dhcp configurado sim, tanto que ele está designando o IP correto de vez em quando!!  quando o usuario do celular está com sorte, o roteador consegue designar o IP corretamente !!! quando não, o usuário tem q desligar e ligar o wifi do celular, até que o roteador consiga atribuir o IP correto 

 

se eu fizer esse esquema de lan q você mencionou, terei problemas com o resto da rede, em especial as estações de trabalho, q estão trabalhando com os IPs 192.168.0.xxx ... 

 

59 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

 

adicionado 1 minuto depois

Isso não existe, você está fazendo confusão.

O gateway é uma "entidade" externa, seja seu provedor ou outro router.

 

 thiago, esse endereço de gateway a q me refiro é o gateway da aba de configurações do servidor dhcp do roteador... outros dois roteadores estão com configurações identicas e estão funcionando normal 

 

eu consegui contornar temporariamente o problema, mudando a configuração de IP de cada celular do setor... em vez de pegar dinamicamente do dhcp do roteador (q está completamente louco), coloquei static.. atribui um endereço estatico de ip pra cada dispositivo, gateway apontado para o roteador problematico, e aí sim, funcionou sem problema. Mas não posso deixar assim, pois se tiver q reservar um ip para cada dispositivo movel q entra e sai do escritorio, daqui a pouco não terei mais IP~s disponiveis na rede 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

pessoal, como é possivel um dispositivo movel conectar num roteador wifi, cujo faixa de atribuição dhcp é determinado, e o celular pegar um endereço ip designado de outro roteador, na mesma rede? 

 

exemplo:

roteador1 : dhcp de 192.168.0.1 até 192.168.0.10 

roteador2: dhcp de 192.168.100 até 192.168.0.110

 

fulano conecta no roteador1 e recebe IP 192.168.0.101

ciclano conecta no roteador2 e recebe IP 192.168.0.5

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas minhas experiências, quando você desativa o DHCP de um roteador 2, ele funciona como SWITCH e se o roteador 2 estiver conectado no mesmo SWITCH do roteador 1 ou no próprio roteador 1, qualquer dispositivo que se conectar com IP automático no roteador 2, receberá IP pelo DHCP do roteador 1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, CiroboyBR disse:

Nas minhas experiências, quando você desativa o DHCP de um roteador 2, ele funciona como SWITCH e se o roteador 2 estiver conectado no mesmo SWITCH do roteador 1 ou no próprio roteador 1, qualquer dispositivo que se conectar com IP automático no roteador 2, receberá IP pelo DHCP do roteador 1.

os roteadores estão todos com dhcp ativos.. mas todos estão conectados fisicamente na mesma rede.. eu não consigo visualizar nenhuma configuração pra "encapsular" o dhcp do proprio roteador.. to tendo casos bizarros de cliente conectando em um roteador distante 100 metros do outro, recebendo ip desse outro kkkk e agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um switch central, onde cada porta conecta um switch de departamento, e nesse switch, o roteador wifi para os dispositivos moveis do departamento... ao todo, são 4 roteadores, ligados nesses switchs perifericos. Todos na mesma rede 192.168.0.x ... 

 

os roteadores, por sua vez, estão com dhcp ativados, mas cada um atribui uma faixa de ip

roteador1: 192.168.0.20 até 192.168.0.30

roteador2: 192.168.0.80 até 192.168.0.90

roteador3: 192.168.0.120 até 192.168.0.130

roteador4: 192.168.0.180 até 192.168.0.190

 

porém, o fulano conecta no roteador4, e ao invés de receber , por exemplo, 192.168.0.180, recebe 192.168.0.20 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 DHCPs na mesma faixa de IP é bem confuso. Você não pode usar faixas de IP diferentes?

roteador1: 192.168.1.100 até 192.168.1.110

roteador2: 192.168.2.100 até 192.168.2.110

roteador3: 192.168.3.100 até 192.168.3.110

roteador4: 192.168.4.100 até 192.168.4.110

O 192.168.0.X ficaria para algum roteador central. Acredito que isso já iria solucionar alguma coisa.

Mas entenda que se todos os roteadores estão conectados no mesmo SWITCH, o roteador 3 por exemplo, pode pegar o IP do roteador 1, 2, 4 ao invés de pegar o IP do servidor central. Talvez a solução mesmo seja colocar IP Fixo na WAN dos roteadores 1, 2, 3 e 4, forçando-os a se conectarem com o servidor central..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema ai é que todos os roteadores está com o mesmo range de dhcp, altere, cada um com um range, como o amigo acima sitou. Por algum motivo o gateway da rede, que é onde chega o seu link provavelmente, está fazendo com que todos os seus roteadores wi-fi, funcionem como se fossem um só.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...