Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatação zero fill e limpeza de espaço livre


ren_n

Posts recomendados

Boa noite. Tenho um HD de 500GB que eu gostaria de deletar arquivos que já foram excluídos da lixeira para que não sejam recuperados. Tentei alguns programas de limpeza de espaço livre, mas parece que nenhum resolveu. Será que não encontrei um bom? Como alternativa, minha estratégia é particionar o HD em mais uma partição. Exemplo: dos 500GB, 50GB estão sendo usados. Pretendo deixar 80GB com esses outros 50 em uso e fazer uma nova partição com 420GB. Meu intuito é que provavelmente as coisas que quero deletar permanentemente estarão nessa partição maior, que poderei formatar em zero fill para preservar meus dados. Minha estratégia é válida? Alguma dica? Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ren_n Olá.

 

Sinceramente não tem muito sentido nisso. Todo arquivo tem um endereço de alocação nos clusters.. Formatar o disco, zera tudo, mas pode ser que consiga recuperar através de programas de pesquisa profunda.

Embora, na maioria dos casos, quando se deleta algo permanentemente, o espaço que ele tinha, é alocado para outro arquivo que baixar ou colocar no HD. Esse processo de sobreposição sempre corrompe o arquivo deletado anteriormente.

 

O melhor que você pode fazer é realmente fazer uma formatação de baixo nível ou chamado de low format, que também é conhecido como zero fill.

 

Mas só faça isso, com o programa oficial do fabricante do seu HD. 

Um exemplo que posso citar é que meu irmão recentemente comprou um HD do ML que veio com alguns setores defeituosos. Ao fazer o Zero fill, as trilhas foram refeitas e o HD agora está 100% funcionando.

 

Isso vale para o seu propósito  que é apagar todos os vestígios.. então, salve o que você quer salvar em outro HD, HD externo ou pendrive... e faça o zero fill no HD todo sem fazer partições.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda. Meu grande problema é que nesse espaço utilizado hoje, tem software e driver de um equipamento da empresa. Por mim seria muito mais fácil fazer a formação total, mas estou tentando arrumar um método sem comprometer o que está em uso hoje, não sei se encontraria o driver tão fácil. Estou quase partindo para a última alternativa, comprar outro HD, e antes de formatar o que está em uso, tentar instalar as coisas referentes ao equipamento no novo HD e ver se está funcionando. Para só então formatar o HD antigo. Tem alguma coisa que eu possa fazer para resgatar todos os drivers do atual sistema e instalar no HD novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi voce tem receio que os arquivos "excluídos" do HD antigo acabem indo para o novo? Se for isso, não vão. A cópia/clone vai copiar só os arquivos que ainda não forem excluídos.

 

Se voce não quer q alguem volte a acessar/recuperar aquivos que voce ja deletou voce pode simplesmente usar algum programa como o WinRAR e criar um arquivo compactado gigante que ocupe o espaço livre do HD e depois apaga-lo. Esse arquivo gigante vai "cobrir" as áreas onde existiriam os arquivos que você apagou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Entendi, vou dar uma procurada como faz só do sistema operacional então.

 

@mattaus Obrigado pelo esclarecimento. Eu realmente só quero deletar alguns arquivos pessoais, já que esse computador é acessado por mais pessoas. Mas essa ideia do arquivo WinRar me parece muito interessante, ainda não tinha visto nada do gênero. Sabe se é comprovado que funciona ou você tá sugerindo a experiência? E mais uma dúvida, eu preciso de algum conteúdo gigante pra gerar esse arquivo rar ou consigo criar um do nada? Teoricamente vou ter que criar um/uns que preencham 400 ~ 450GB.

adicionado 34 minutos depois

Inclusive, pessoal, nesse momento estou fazendo a limpeza de espaço livre através do CCLEANER pelo método de Gutmann, que subscreve os espaços 35x. O tempo estimado é de mais de um dia. Alguma chance dr já ser o suficiente?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido à maneira como os discos rígidos armazenam dados, quando algo é excluído da lixeira, eles não são realmente excluídos, mas marcado pelo algoritmo como descartável, portanto, com mais dados entrando na unidade, todos os dados descartáveis são substituídos por novos arquivos, a unidade vai fazer isso sempre que precisar de mais espaço, mas se não tiver a necessidade, esses arquivos podem permanecer lá e ser recuperados. Como foi mencionado acima, a ferramenta desenvolvida pelo fabricante do seu disco rígido pode ajudá-lo a completar um "Secure Erase", mas o Windows também pode fazê-lo com o Diskpart, veja os passos abaixo para executar o DiskPart:

 

1. Digite o DiskPart em CMD ou invocar a ferramenta com a janela de execução . Aparece uma mensagem de controle de conta de usuário.

2. Conceda direitos de administrador para a ferramenta e aceitar a mensagem para executar a ferramenta.

 

O DiskPart tem muitas opções e comandos. Veja as etapas básicas abaixo para inicializar e apagar um disco.

Primeiro, selecione a unidade que você está trabalhando em:

List disk: Mostra a lista de discos conectados e unidades flash USB

Sel disk (select disk): Seleciona o escopo de trabalhar

Clean all: Remove a partição e um volume de informações do dispositivo selecionado

 

Em seguida, com seu dispositivo limpa (em estado de fábrica), criar partições e formatá-la. Selecione a unidade e digite os seguintes comandos para criar partições:

List part: Partições de exibição disponíveis na unidade (o estado de malha não teriam as partições)

Sel part: Usado para selecionar uma partição para trabalhar em

Del part: Usado para apagar a partição selecionada

 

Agora, selecione a sua partição para formatar e configurá-lo com o tipo de partição selecionada (aqui é onde você zera o drive):

Format override fs=”NTFS” label=”label”: Executa uma formatação de baixo nível (Apagamento Seguro ou Secure Erase), configura a sua partição no sistema de arquivos NTFS e define o rótulo desejado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@seagatesurfer Obrigado pela ajuda. Então se eu fizer como o amigo@mattaus disse, preenchendo o HD todo com qualquer arquivo e depois deletando, esses arquivos vão sobrescrever os anteriores. Certo? Nesse momento estou enchendo o HD com vários arquivos Zip de 8GB até preencher o HD todo. Como minha intenção não é zerar o HD, mas sim excluir alguns arquivos específicos, como documentos, estou usando artifícios que eu não precise formatar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, com o tempo eles se tornarão irrecuperáveis. Então, quando alguém perde dados, a primeira coisa que dizem para essas pessoas é que parem de armazenar coisas, de modo que o dispositivo de armazenamento não precise abrir espaço eliminando para sempre qualquer arquivo que já esteja marcado como descartável e aumentar as chances de recuperar o que eles querem recuperar.

 

Vale a pena dizer que isso se aplica a discos rígidos, mas unidades de disco sólido SSD geralmente quando apagam os dados, a partir desse momento eles se tornam irrecuperáveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enchi o HD, quando ele ficou com 10MB, sozinho ele liberou 6GB, achei que tivesse sendo o processo de limpeza dos arquivos antigos. Joguei mais arquivos nele até ficar com 1MB de espaço livre. Reiniciei o computador e passei o software de recuperação, infelizmente continei vendo meus arquivos que quero excluir. Em seguida excluí um total de 100GB, reiniciei o computador novamente e mais uma vez passei o software de recuperação, mas os arquivos ainda estão lá. Está muito difícil conseguir isso sem formatar. Estou achando que vou ter que recorrer ao segundo HD, clonar o Sistema Operacional / Drivers e aí começar a instalar tudo de novo, pra depois fazer a formação de fábrica nesse HD antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, claro! Os arquivos são excluídos em ordem, então você pode ter que continuar preenchendo várias vezes até o turno desses arquivos chegar. Devo admitir que é a primeira vez que vejo alguém tentando fazer isso do jeito que você está fazendo, geralmente fazemos um formato de baixo nível e pronto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhado o post, mas tentei fazer uma formatação bem profunda com o HARD DISK LOW LEVEL TOOL e ficou duas horas fazendo tipo um scan, depois disso pergunta se quer excluir tudo eu cliquei sim, e nisso fiz mais duas vezes e nada. Antes disso eu tinha tentado fazem a formatação com pendrive que tem o SO W8.1, mas não tinha excluído tudo, não houve aquele procedimento de reinstalar o programa, tipo colocar nome do pc, senha etc. E mesmo depois de ter usado esse programa a formatação não se deu por completo.

Não sei o que aconteceu, porque sempre usei apenas o pend drive e dava certo, agora não deu certo mesmo tentando com programa.

Alguem pode me dar uma força?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá dogman,

 

Use o comando DISKPART em vez disso, ele também levará algumas horas para ser concluído, apenas não se esqueça de executar o comando Format override fs=”NTFS” label=”label” porque é isso que faz a formatação de baixo nível (Low-level).

 

Em 28/09/2018 às 09:45, seagatesurfer disse:

Devido à maneira como os discos rígidos armazenam dados, quando algo é excluído da lixeira, eles não são realmente excluídos, mas marcado pelo algoritmo como descartável, portanto, com mais dados entrando na unidade, todos os dados descartáveis são substituídos por novos arquivos, a unidade vai fazer isso sempre que precisar de mais espaço, mas se não tiver a necessidade, esses arquivos podem permanecer lá e ser recuperados. Como foi mencionado acima, a ferramenta desenvolvida pelo fabricante do seu disco rígido pode ajudá-lo a completar um "Secure Erase", mas o Windows também pode fazê-lo com o Diskpart, veja os passos abaixo para executar o DiskPart:

 

1. Digite o DiskPart em CMD ou invocar a ferramenta com a janela de execução . Aparece uma mensagem de controle de conta de usuário.

2. Conceda direitos de administrador para a ferramenta e aceitar a mensagem para executar a ferramenta.

 

O DiskPart tem muitas opções e comandos. Veja as etapas básicas abaixo para inicializar e apagar um disco.

Primeiro, selecione a unidade que você está trabalhando em:

List disk: Mostra a lista de discos conectados e unidades flash USB

Sel disk (select disk): Seleciona o escopo de trabalhar

Clean all: Remove a partição e um volume de informações do dispositivo selecionado

 

Em seguida, com seu dispositivo limpa (em estado de fábrica), criar partições e formatá-la. Selecione a unidade e digite os seguintes comandos para criar partições:

List part: Partições de exibição disponíveis na unidade (o estado de malha não teriam as partições)

Sel part: Usado para selecionar uma partição para trabalhar em

Del part: Usado para apagar a partição selecionada

 

Agora, selecione a sua partição para formatar e configurá-lo com o tipo de partição selecionada (aqui é onde você zera o drive):

Format override fs=”NTFS” label=”label”: Executa uma formatação de baixo nível (Apagamento Seguro ou Secure Erase), configura a sua partição no sistema de arquivos NTFS e define o rótulo desejado.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@seagatesurfer Que eu saiba o comando override é para excluir forçosamente uma partição, exemplo é a partição de Recuperação ou a partição de Sistema.

O comando clean all é a formatação de baixo nível e é aplicado no disco todo, exemplo:

diskpart

list disk

select disk 0

clean all

convert mbr (ou convert gpt, conforme sua escolha)

create partition primary

format fs=ntfs quick

exit

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrigi meu post anterior pois faltou um comando que é o convert mbr (ou convert gpt, conforme sua escolha)

No vídeo mostra o comando clean que é uma formatação rápida, mas observe que ele exclui a Tabela de Partição (MBR ou GPT) por isso a necessidade do comando seguinte que é o convert mbr (ou convert gpt, conforme sua escolha).

 

O comando clean all é a formatação de baixo nível e é bem mais demorada e é para o disco todo, ou seja, tudo será excluido.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tá certo! Eu deveria ter especificado que a linha de comando "Limpar tudo" é para zerar a unidade (devolvê-lo aos padrões de fábrica). O outro força o volume a desmontar primeiro, se necessário (apenas no caso, você nunca sabe) e é usado para sobrescrever todos os dados em um disco rígido, neste caso nenhum porque clean-all já foi executado, mas necessário porque uma unidade em zeros não pode ser usada sem nenhum formato dado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...