Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias Ddr, Informações Objetivas.


Maurício Barros

Posts recomendados

Oi pessoal,

Estava observando os tópicos sobre memórias e achei que os mesmos estavam um tanto confusos, alguns muito técnicos e observei muitos posts com informações equivocadas... Por conta disso, resolvi postar esse texto, que explana de forma clara e sucinta informações interessantes sobre as memórias DDR. Acho que vai ajudar muita gente, especialmente quem tem pouco conhecimento técnico, pois o texto conta com um importante quadro contendo as principais características das memórias existentes nos pcs mais atuais... Boa leitura!

MEMÓRIAS DDR - SAIBA UM POUCO MAIS.

Há pouco mais de dois anos, o mercado de computadores pessoais já carecia de memórias mais rápidas para atender a insaciável demanda por velocidade dos usuários. Nesta época, a tecnologia DDR já era conhecida, mas muito pouco difundida em virtude da campanha Anti-DDR liderada pela Intel, que tinha ”anunciado”, que o futuro das memórias seriam as memórias RAMBUS, também conhecidas como RDRAM. Alem deste “anuncio”, a Intel confirmou que sua nova linha de processadores, a linha Pentium 4, trabalharia apenas (isso mesmo, somente, exclusivamente, unicamente) com as memórias RAMBUS, excluindo qualquer hipótese e esperança para as memórias DDR entrarem como sucessoras das atuais PC-133. As memórias RDRAM eram extremamente caras e sua performance, até os dias de hoje, nunca impressionou. Como se não bastasse, esta memória era fabricada apenas por alguns poucos fabricantes e a sua disponibilidade de mercado era muito baixa.

No entanto, este cenário foi ideal para que uma grande virada de mesa acontecesse. A AMD, arqui-rival e principal concorrente da Intel, estava lançando sua família de processadores K-7, hoje conhecida como Athlon e Duron, que utilizavam memórias SDRAM convencionais, mas que precisavam desesperadamente de uma solução mais rápida para poder competir no mercado. Essa solução tinha que oferecer tudo o que as RAMBUS não podiam, uma vez que sua velocidade, naquela época, era insuperável. O mercado voltou sua atenção para a Nvidia, que fabricou o primeiro dispositivo do mundo a utilizar a tecnologia DDR, uma placa de vídeo da família GeForce. Sua performance era bastante satisfatória, e seus custos, mais ainda.

As memórias DDR são muito similares as memórias SDRAMs convencionais. Seus pentes possuem 184 pinos, 16 a mais que as memórias tradicionais, que possuem 168, Sua tensão foi reduzida de 3.3v para 2.5v, o que, alem gerar menos calor, reduz o consumo, e a torna ideal para o segmento de Notebooks e para os amantes dos Overclocks A sigla DDR significa Double Data Rating, ou taxa de dados dupla. Trocando em miúdos isso quer dizer que as memórias DDR são capazes de realizar o dobro de operações por ciclo de clock. Ciclo de clock nada mais é que o ritmo em que o processador requisita as operações. Para que você possa entender melhor, imagine que uma memória DDR de 200 MHz é na verdade uma memória PC-100 que executa duas operações por ciclo de clock, ao invés de uma. Obviamente não é tão simples assim, mas dissecar o funcionamento das memórias DDR não é o nosso objetivo.

Outro detalhe interessante foi a nomenclatura adotada pelos fabricantes para identificar as memórias DDRs. A nomenclatura PC-XXX, que especificava a velocidade de operação das memórias no próprio nome, foi substituída em função da grande diferença existente entre as RAMBUS e as DDRs. Comercialmente falando, uma memória PC-800 seria muito, mas muito melhor, que uma PC-200, o que dificultaria mais ainda a introdução das DDR’s no mercado. A estratégia adota foi semelhante a AMD fez com seus processadores Athlon recentemente. A nomenclatura adotada esta ligada à performance e não a freqüência de trabalho. Uma memória DDR PC-1600 não trabalha a 1600 MHz, mas é capaz de transmitir 1600 MB por segundo, ou 1.6 GB por segundo. Confira a tabela abaixo, as velocidades e as taxas de transferência de cada uma delas.

Tipo de Memória---------------Velocidade---------------Largura de banda

SDRAM PC-100-----------------100 MHz--------------------800 MBps

SDRAM PC-133*----------------133 MHz--------------------1.1 GBps

DDR SDRAM PC-1600----------200 MHz--------------------1.6 GBps

DDR SDRAM PC-2100----------266 MHz--------------------2.1 GBps

DDR SDRAM PC-2400----------300 MHz--------------------2.4 GBps

DDR SDRAM PC-2700----------333 MHz--------------------2.7 GBps

DDR SDRAM PC-3000----------370 MHz--------------------3.0 GBps

DDR SDRAM PC-3200*---------400 MHz--------------------3.2 GBps

RAMBUS RDRAM PC-600-------600 MHz--------------------2.4 GBps

RAMBUS RDRAM PC-700-------700 MHz--------------------2.8 GBps

RAMBUS RDRAM PC-800*------800 MHz--------------------3.2 GBps

* Módulos topo de linha (mais rápida), dentro de seu segmento.

Atualmente, a Intel e sua família de processadores Pentium 4 já trabalham com memórias DDR, visto que esse tipo de memória foi imposta pelo próprio mercado como padrão, Sua performance esta mais próxima do que nunca das memórias RAMBUS, e os fabricantes e usuários adoram-na pelo seu baixo custo. Mas ao contrario do que muitos possam pensar, as memórias RAMBUS não estão com os dias contados. A tecnologia destas memórias ainda tem muito para expandir, principalmente se considerarmos o fato das memórias SDRAM serem 64 bits e as RDRAM serem apenas 16 bits. Em pouco tempo, memórias RDRAM de 32 bits estarão disponíveis no mercado e sua superioridade será difícil de se evitar. Hoje em dia o custo destas memórias caíram muito, e não estão muito longe dos preços das memórias DDR.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom tópico, mas está um pouco desatualizado (por exemplo: "a Intel e sua família de processadores Pentium 4 já trabalham com memórias DDR", isso já faz algum tempo...) e faltou colocar o link para o artigo original, que por acaso é esse aqui:

http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=179

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SeuJoelzio disse:

Desmascarou o cara, eu ja ia elogiar e etc. Os caras do boadica merecem o mérito.

Mas realmente, essa artigo tá um pouco desatualizado.

Gostaria de esclarecer, que em tempo algum eu disse no tópico que o texto era meu!!! Inclusive, quero dizer, que acredito ter deixado claro isso, uma vez que até comentei que o texto tinha um interessante quadro comparativo, nunca disse ser esta ou qualquer outra parte do texto de minha autoria... Isso é questão básica de interpretação textual.

Minha intenção foi meramente de ajudar os colegas do fórum e elucidar um pouco o assunto, visto que observei uma certa confusão à respeito... Lamento se aborreci alguém com minha atitude...

Espero ter esclarecido tudo,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...