Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso Recuperar uma pasta que foi ocultada pelo windows


Posts recomendados

Bom dia a todos, mais uma vez venho correndo aos braços de vocês que são muito mais experientes nesse ramo do que eu.

 

Ao formatar um notebook, precisei fazer backup de 300GB de fotos que a cliente tinha da vida inteira no notebook. 

 

Pra fazer o backup HD externo tava com taxa de transferência de 5mb/s demorando + de 24h pra terminar a tarefa, impaciente e com tempo tempo limitado, resolvi instalar o HD do notebook dela no meu computador pra fazer uma transferência de arquivos diretamente.

 

Primeira noite, coloquei o HD do notebook no computador pra fazer backup dos arquivos dele. O Windows (Mesmo meu HD estando em sata 0 e o do notebook em sata 1) iniciou a partir dos dados presentes no hd do notebook, a conta que ele iniciou era da cliente no notebook, pensando que isso não afetaria em nada, prossegui com o backup, uma pasta inteira de 300gb pra transferir para o meu HD. Terminando o backup, desliguei o computador, retirei o HD do Notebook e liguei o computador novamente, a pasta dos arquivos estava ok, dava para acessar tudo normalmente. No outro dia quando liguei o computador, ele pediu pra fazer uma verificação de disco e a pasta não estava mais lá.

 

Fiquei preocupado, louco, alucinado, com medo de ter perdido todos os arquivos, tentei acessar as propriedades do disco e lá constava que os 300gb da pasta ainda estavam no meu HD, fiquei mais tranquilizado mas tentei achar meios de recuperar esses arquivos que não apareciam mais no windows explorer, mesmo com as pastas ocultas habilitadas.

 

Busquei no CMD algum viés pra ver se a pasta existia, Selecionando o referente disco "f:"
Localizado o disco eu segui com a busca de pastas utilizando a função "dir"

Ele buscou as pastas dentro do disco F e retornou sem a pasta denominada de "backup"
Resolvi tentar acessar a pasta manualmente pelo cmd utilizando "cd backup"

E a pasta abriu, novamente utilizei a função "dir"  agora pra mostrar o conteudo da pasta "Backup" 

E todas as pastas dentro da pasta backup estavam lá normalmente.

Tentei utilizar a função "xcopy" pra copiar a pasta "backup" mas deu acesso negado.

 

Depois disso baixei um aplicativo de verificação de disco, onde lá constava a pasta "backup" mas não me permitia copiar nem colar, e mesmo alterando todas as permissões da pasta ainda não consegui acessar ela pelo windows explorer nem fazer um novo backup pelo cmd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá, pelo CMD, no diretório em que o backup está e digite o comando attrib. Veja se o Backup aparece na lista e quais são os atributos dele (as letras na frente do caminho). Se tiver R (somente leitura), H (oculto) e S (sistema), basta desabilitar eles pelo próprio attrib.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando um Windows para copiar arquivos de outro Windows pode dar problemas de permissões ou atributos.
Sempre compacte antes de copiar.
Ou sempre use um DVD/USB Linux Live, ou seja, um sistema que roda direto de um DVD/USB.
Indico sempre o Puppy por ter um tamanho pequeno e  já trazer no Desktop todos os discos/partições 
http://puppylinux.org/main/Download Latest Release.htm

 

 

puppy.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte, permissão é chato mesmo às vezes. No Linux isso também acontece vez ou outra, são os compromissos que tivemos que encarar quando lá há 15 ou 20 anos atrás os sistemas operacionais de uso profissional foram convergidos com os de uso doméstico. Temos com isso muito mais segurança e estabilidade, mas o desempenho é comprometido e também aparecem coisas misteriosas como essas.

 

Via Linux você talvez acesse esses dados, mas talvez exija senha e/ou que você habilite a procura dos arquivos ocultos também. Talvez, ainda, vocẽ consiga pegar a pasta mas, ao colocar ela no disco do laptop novamente, dê o mesmo problema.

 

Você foi bem e persistente ao procurar a pasta pelo cmd, mas faltou persistência ao mudar a pasta de dono.

 

No Windows você tem aquela aba das permissões e depois, embaixo daquela lista que aparece, existe aqueles botões que abrem um novo menu referente ao proprietário da pasta/arquivo, correto?

 

Então, ali muitas vezes você vai precisar adicionar manualmente o seu grupo de usuários ou o seu nome de usuários na lista dos donos (não só os que tem permissão de alguma coisa, como acesso). Depois, será necessário que você marque todas as permissões (escrita, acesso etc.) para você mesmo e aplique.

 

Ainda, vai ser necessário tirar o grupo/usuário SYSTEM e/ou o "Proprietário Criador" dessa lista e também aplicar.

 

Com isso você toma controle total da pasta, como deveria ser. Acho que o único jeito de evitar isso é mesmo salvando a pasta já compactada, no lugar de largar ela numa outra pasta de outro HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Seguinte, permissão é chato mesmo às vezes. No Linux isso também acontece vez ou outra, são os compromissos que tivemos que encarar quando lá há 15 ou 20 anos atrás os sistemas operacionais de uso profissional foram convergidos com os de uso doméstico. Temos com isso muito mais segurança e estabilidade, mas o desempenho é comprometido e também aparecem coisas misteriosas como essas.

 

Via Linux você talvez acesse esses dados, mas talvez exija senha e/ou que você habilite a procura dos arquivos ocultos também. Talvez, ainda, vocẽ consiga pegar a pasta mas, ao colocar ela no disco do laptop novamente, dê o mesmo problema.

 

Você foi bem e persistente ao procurar a pasta pelo cmd, mas faltou persistência ao mudar a pasta de dono.

 

No Windows você tem aquela aba das permissões e depois, embaixo daquela lista que aparece, existe aqueles botões que abrem um novo menu referente ao proprietário da pasta/arquivo, correto?

 

Então, ali muitas vezes você vai precisar adicionar manualmente o seu grupo de usuários ou o seu nome de usuários na lista dos donos (não só os que tem permissão de alguma coisa, como acesso). Depois, será necessário que você marque todas as permissões (escrita, acesso etc.) para você mesmo e aplique.

 

Ainda, vai ser necessário tirar o grupo/usuário SYSTEM e/ou o "Proprietário Criador" dessa lista e também aplicar.

 

Com isso você toma controle total da pasta, como deveria ser. Acho que o único jeito de evitar isso é mesmo salvando a pasta já compactada, no lugar de largar ela numa outra pasta de outro HD.

Bom dia Sr. Domingos, não domino as configurações de propriedade e de permissões no Windows, eu sabia que procurando aqui alguém me mostraria algo que ainda não tinha tentado fazer, mudei todas as permissões e também as disponibilidades de acesso, lá condizia que meu usuário tinha total controle da pasta, mas como era uma pasta salva de outro usuário não foi bem isso que aconteceu.

 

Venho informar a todos que consegui resolver o problema e salvar todos os 300gb de arquivos, copiei estes para um HD externo e nele nao teve problemas de permissões, tenho acesso normal.

 

Consegui esse fato com uma das maiores gambiarras possíveis, ao invés de mudar o criador da pasta como você me falou, eu simplesmente habilitei o compartilhamento de pastas. Com o compartilhamento de pastas selecionei o meu usuário atual e permiti que o windows compartilhasse aquela pasta comigo mesmo, não tinha esperança mas magicamente funcionou, agora, com a pasta desbloqueada farei uma verificação de vírus, a proprietária do notebook disse que já teve históricos de vírus e perdas de arquivos, nunca se sabe.

 

Obrigado a todos e um bom final de semana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joni1503 Vírus já complica pois ele pode ter mudado a permissão de forma que você tenha esses bugs ainda mais estranhos em que nem mudando o proprietário resolve o problema. Mas ser criativo nessas horas ajuda e sua solução foi bem interessante!

 

Uma outra dica é, por exemplo, passar esses dados para uma partição FAT 32. As permissões todas são perdidas, pois esse sistema ainda não tinha permissões. Só terá que tomar cuidado com aquivos maiores que 4 GB, pois eles serão divididos.

 

Bom final de semana e que bom que resolveu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...