Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em AMD A4 6300 pelo BCLK


blizzaarrd

Posts recomendados

Fala galera.

Recentemente decidi fazer um overclock no meu processador (AMD A4 6300), só pra dar um upzinho pro dia-a-dia

Não sou nenhum entusiasta, então decidi compartilhar com vocês aqui só pra ter certeza que está tudo certo ... É o seguinte:

Obviamente é um processador bloqueado, não consigo aumentar o multiplicador, mas na bios eu consigo mudar o base clock, então aumentei 10% (100MHz > 110MHz)

O multiplicador fica no máximo em 39, então o clock foi de 3,9 MHz para 4,3 MHz. Consequentemente o clock da memória também mudou de 1333MHz > 1466MHz

Já senti a diferença na máquina, e estou satisfeito ... acho que não pretendo aumentar mais

Fiz alguns testes de no máximo 30minutos no AIDA64, e parece estar tudo estável.

A única coisa que achei estranho é que no aida a temperatura não passa de 60º, mas eu baixei o HW Monitor, e lá a temperatura mostra 93º sob estresse, qual está certo ? 

E fiz um teste na GPU também, e ela fica oscilando de 100º de uso e cai pra 0%, e depois volta .. é normal ?

E será que dá pra fazer um overclockzinho na GPU também ? tenho uma GT710

E será que posso aumentar mais o clock da cpu sem ter nenhum problema? o máximo que o base clock chega na bios é em 140MHz

 

Se quiserem mais informações só falar 👍

 

De fato eu tenho um setup bem simples .. mais se dá pra aumentar um pouco mais o desempenho, por que não? 🤔

 

oc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor forma de matar a questão da temperatura é reiniciar rapidamente depois de um teste de stress e ver a temperatura na BIOS. Se for 93 graus obviamente você vai quebrar alguma coisa, mas ao mesmo tempo não deve ser isso pois a chance do sistema automaticamente desligar para não queimar nada é muito grande.

 

De resto, overclock pelo FSB funciona bem mas é complicado. A primeira coisa é testar se suas portas USB e se seu HD/SSD e CD continuam funcionando perfeitamente e sem erros. Isso é meio difícil de diagnosticar.

 

Recomendo que você grave um CD ou DVD enquanto faz uso intenso da máquina e do HD.

 

O CD ou DVD tem que ser gravado sem erros, sem interrupções e depois você tem que conseguir ler e copiar/executar o que tem nele perfeitamente, mesmo depois de remover ele, reiniciar a máquina e colocá-lo de novo no drive. Se quiser algo preciso, use alguma ferramenta de MD5 para verificar se os dados gravados são exatamente como os que estavam no seu HD e vice-versa.

 

Isso porque o mais comum de overclock via FSB é sua controladora SATA não funcionar direito e corromper os dados. Gravar CD/DVD na minha experiência é o jeito mais rápido e fácil de ver isso.

 

Veja até onde você pode chegar no baseclock sem que seu HD seja sequer reconhecido na hora do boot e sempre mantenha alguma margem disso. Por exemplo, se com 115 seu HD já nem é reconhecido ou nem completa o boot, mesmo com o processador estável (você tem que verificar ele também), então vocẽ deveria usar no máximo do máximo uns 112 ou 111.

 

110 já é bastante. Vai variar muito do seu chipset, mas mais do que isso é raro sem dar problema.

 

Teste seu processador com o Intel Burn Test. Funciona em AMD e é o melhor teste de estabilidade que conheço para esse tipo de fim.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Realmente, o software deve estar bugado. No HW Monitor fica em 90º, e eu baixei o Overdriver que o diogo disse, e fica em 27º kkkkkkkkkk

O único que parece coerente é o AIDA, que sob estresse fica oscilando em 55~61ºC. Fiz o que você disse, e na bios também ficou por volta de 59ºC. Então de fato, temperatura não parece um problema

 

Eu tenho um PC antigo aqui em casa que tem um gravador, não sei se funciona ainda, mas vou tirar, colocar na minha máquina e tentar fazer o que você disse

 

Aqui o teste que eu fiz no Intel Burn:

Citação

 

Processor: AMD A4-6300 APU with Radeon(tm) HD Graphics    
Clock Speed: 4,15 GHz
Active Physical Cores: 2
Total System Memory: 4042 MB

Stress Level: Maximum (2144 MB)
Testing started on 28/09/2018 20:20:01


                Time (s)        Speed (GFlops)       Result
[20:25:42] 323.380       8.7729                      3.234510e-002
[20:31:33] 334.150       8.4901                      3.234510e-002
Testing ended on 28/09/2018 20:37:24

 

 

Fiz só esses dois pra ver... sinceramente não faço ideia de como ler isso

Dei uma pesquisada, e descobri que quanto mais GFlops, melhor, mas não sei se esse resultado significa que está normal ou bom...

Os testes que eu fiz no AIDA não foram muito longos, fiz alguns de no máximo 30 minutos. É o suficiente ou eu preciso deixar tipo, 9 horas pra ter certeza mesmo?

E se eu colocar estresse no HD, dá pra ter uma noção se está estável, ou você acha melhor gravar o CD mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Intel Burn pode ser um benchmark se você quiser ou um teste de estabilidade (é muito melhor como teste).

 

O importante é que o resultado da conta seja sempre o mesmo nas várias repetições. No seu caso, ficou ok entre as 2 que você fez, mas você interrompeu o teste. O certo é, com a configuração padrão, rodar as 10 vezes que ele pede para rodar. Se passar nisso, pessoalmente não acho necessário ficar rodando por 5, 10 horas qualquer outro teste. Depois que você terminar de ajustar seu clock e tensão, você pode fazer isso mais por desencargo de consciência.

 

Você rodou no "maximum" que vale mais que o standard, mas 2 repetições ainda assim são pouco. Idealmente você vai setar no máximo de memória que der para ocupar e rodar 10 ou mais repetições.

 

Porém, já é bom sinal isso aí. Esses processadores da AMD costumavam vir com margem mesmo. Sua temperatura está ok, mas não vacile com a ventilação do sistema!

 

Sobre o HD: você pode fazer um teste desses com ele, copiando um monte de arquivos de um lado para o outro (mudando de pasta em pasta etc.) e depois ir checando se as cópias estão corretas com um programa MD5. Porém, acho mais fácil detectar esse tipo de falha via uso do gravador de CD/DVD.

 

Outra coisa é que se você fizer o teste com o HD, corre risco de corromper sua partição se você já passou do limite.

 

Qual o seu chipset e modelo de placa-mãe??

 

Uma adição: não esqueça de fazer um chkdisk (o scan disk) do seu sistema. Bom seria você ter feito antes disso, para corrigir erros via desligamento incorreto por exemplo e ficar zerado. O certo é que sua partição se mantenha sempre sem nenhum erro e o sistema te informe isso.

 

Se ficar corrigindo erro cada vez que você passar é porque também já passou do ponto que sua controladora ou HD aguentam o extra na frequência!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kauan Vilas Boas Vi aqui q você tem uma 710 também. A minha é da Gigabyte de 2GB, não sei se tem diferença na hora do oc, mas como você fez na sua ?

 

@domingos87 Entendi. Vou deixar o Intel Burn rodando aqui e coloco os resultados

 

Ainda não testei o meu gravador, mas, se não der certo tenho outra opção ..

 

A placa-mãe é uma Gigabyte GA-F2A68HM-S1, chipset A68H

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso esse mesmo chipset! Na minha experiência aqui, tudo o que passa de 105 no FSB é questão de sorte. Às vezes funciona normal, às vezes não. Às vezes funciona com 110 mas não funciona com 109, por exemplo.

 

Portanto, teste bem antes de usar a máquina assim no dia a dia para não acabar perdendo arquivos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui os resultados completos

Antes de rodar o teste, eu fechei alguns programas em segundo plano, e coloquei o stress no máximo (ficou em 2153 MB)

 

Time (s)        Speed (GFlops)        Result
336.683        8.4810            3.546517e-002
338.183        8.4434            3.546517e-002
333.832        8.5534            3.546517e-002
335.736        8.5049            3.546517e-002
332.171        8.5962            3.546517e-002
332.396        8.5904            3.546517e-002
334.564        8.5347            3.546517e-002
333.709        8.5566            3.546517e-002
336.477        8.4862            3.546517e-002
337.466        8.4613            3.546517e-002
 

Todos quase iguais.

Só falta agora o teste do HD. Não conhecia esse teste com MD5, dei uma estudadinha rápida e vi que ia ter que verificar um arquivo por vez... então vou arranjar algum CD pra poder gravar kkkkk

Vou fazer um backup em outro HD também só de precaução

 

Até agora tudo parece ok. Não percebi nada de estranho também

Vou fazer esse último teste e se ficar tudo certinho, coloco mais uma update aqui pra vocês

 

Enfim, obrigado pela atenção e valeu de verdade pelo suporte @domingos87 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada! O teste saiu perfeito (o resultado é o número da direita, em notação decimal, o da esquerda é o tempo/velocidade).

 

Faça o scandisk com frequência para ir acompanhando possíveis erros na parte do enquanto isso! O backup é uma boa mesmo,além de já servir de teste (se não ler os arquivos perfeitamente em outro computador, já sabe que está errado).

 

O md5 acho que você pode usar numa pasta inteira no lugar de ir em arquivo por arquivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tive tempo pra testar com o MD5 de novo nem com o leitor.

Mas eu fiz aquele backup que tinha falado, e decidi transferir tudo, inclusive o windows (só pra ser uma transferencia mais pesada), deu um total de +/- 130gb, acho que já serve como um "teste" né?

 

Consegui transferir tudo certinho

Tive algumas interrupções, mas acho que já eram previsíveis, foram alguns arquivos do sistema que não consegui transferir

 

Anotei alguns de precaução:

Microsoft edge - Erro 0x80070780


NTUSER.DAT 
ntuser.dat.LOG1
ntuser.dat.LOG2 

(Todos o mesmo erro; Não é possível o acesso ao arquivo pelo sistema)


settings.dat
store.jfm
store.vol
tmp.edb
USS

(A ação não pode ser concluida porque o arquivo está aberto em System)


OneConnect.DiscoveryNotification Task09_29_23_34_13_4086

(Não esta mais localizado, teve outros arquivos que teve esse problema também, creio que sejam alguns arquivos temporários)

 

Os poucos erros foram só com alguns arquivos do sistema, nada além disso

Acho que é um bom sinal

 

1 hora atrás, domingos87 disse:

Você conseguiu ganhar muito desempenho?

Não testei nos jogos que tenho aqui, mais de resto sim!

Antes na hora de fazer qualquer coisa, sempre tinha algum delay, mas agora tudo no pc está mais rápido e fluido, na hora abrir pastas, arquivos, reproduzir algum aplicativo, vídeo, foto, ao atualizar a área de trabalho já vejo diferença!

Não sei se é impressão minha, mas parece que até ao iniciar o windows, a animação de carregamento está melhor kkkk

 

Enfim, estou bem satisfeito com o desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses arquivos não copiam mesmo porque são de acesso do sistema e não se consegue copiá-los ao mesmo tempo que eles são usados. Nada de errado.

 

Agora teria que comparar os MD5 dos dois HDs nos mesmos arquivos e ver se a cópia é perfeitamente acessível/tem os mesmos arquivos/tudo é "abrível" sem dar mensagem de erro etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...