Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferro de solda fica vermelho.


Visitante

Posts recomendados

Se o ferro não tiver seletor de temperatura, ele vai esquentar até quanto a resistência deixar. no caso, ou você vai ter que adaptar nele um modo de controlar a temperatura, (um potenciômetro por ex) ou ir desligando e usando aquelas esponjinhas com água pra esfriar e soldar na temperatura que a solda pega no ferro, ou vai ficar ruim. Pode ate danificar algum componente da placa que estiver mexendo se deixar ele muito tempo muito quente encostado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, lotus123 disse:

Se o ferro não tiver seletor de temperatura, ele vai esquentar até quanto a resistência deixar. no caso, ou você vai ter que adaptar nele um modo de controlar a temperatura, (um potenciômetro por ex) ou ir desligando e usando aquelas esponjinhas com água pra esfriar e soldar na temperatura que a solda pega no ferro, ou vai ficar ruim. Pode ate danificar algum componente da placa que estiver mexendo se deixar ele muito tempo muito quente encostado.

Ele não tem seletor de temperatura, acho que vou adaptar um potenciômetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, não se usa ferro de 60W para eletrônica. 

Eu tenho um aqui, mas uso apenas pra soldar fios de alta corrente como tomadas, ligação de disjuntores, contatores e peças elétricas automotivas. 

 

Para eletrônica, melhor 30W ou no máximo 40 dependendo do tipo de ferro.

 

O dimmer até quebra o galho, mas o tamanho de um ferro de 60W atrapalha um pouco, em alguns a ponta é muito grossa, acaba detonando a placa. 

 

44 minutos atrás, lotus123 disse:

o dimmer se ligar entre a tomada e o ferro de solda, mas se ligar entre a resistência e a energia já convertida para ela, da pra adaptar potenciômetro.

Num ferro de solda comum não tem isso de conversão de energia, a eletricidade da tomada vai direto na resistência. 

 

Não importa que tipo de resistência ele tenha, não dá pra ligar um potenciômetro diretamente, pois a corrente é alta. 

O que tem no ferro é um resistor (que chamamos de maneira errada de resistência, talvez apenas pra diferenciar), então se o do ferro esquenta e você liga outro junto (no caso o potenciômetro) vai esquentar também e vai derreter. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um destes na china, já to usando a +- um ano e até agora funciona bem

 

https://pt.aliexpress.com/item/220V-60W-Adjustable-Temperature-Electric-Soldering-Iron-Solder-Station-With-6pcs-Iron-Tip-SMD-Welding-Repair/32686690828.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90aY1kXrT

 

Se encomendar com menos acessórios sai bem mais barato.

 

Talvez valha mais a pena do que ficar fazendo gambiarra neste ferro que você tem.

 

PS. a solda que vem nesse ai é muito ruim, acho que sem flux. então se achar o modelo com menos coisas sem a solda, opta por ele.

 

PS2 por ele ter regulagem de temperatura, não tem erro ser 60W, mas na real, se ele puxar de fato 40W eu bato palmas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gu1426 disse:

Eu tenho um de 70W, uso pra soldar fios, pra eletrônica, recomendo um de 40w. E sim, a ponteira fica vermelha (só fazendo sombra pra ver), eu vou ligando e desligando ele. Se você deixa muito tempo ligado, ele vibra, a resistência fica laranja que nem a de um forno.

Kkkk. Quando liguei o meu a primeira vez achei muito estranho. Pensei que o ferro de solda estava com defeito.

Obrigado por tirar minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...