Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Os problemas das placas mãe dos Ryzen, foram solucionados?


Aleixxo99

Posts recomendados

Olá pessoal.

Bom, no mês passado tive a ideia de montar meu desktop, partindo do super custo benefício. Pois bem, após eu estudar muito sobre o básico de cada hardware em suas especificações de modelo que esse processador precisará, me dei conta de que o mais duvidoso é a placa-mãe. As placas mães ''AM4'', nessas linhagens dos Ryzen, vem sendo ou vinha sendo (ainda não sei realmente) o principal limitador de desempenho deste componente, levando em conta sobre toda aquela confusão com bios, o que fez com que quem comprasse um Ryzen até uns 6 meses atrás, estivesse comprando um processador em versão de teste beta (e pagando por isso), o que é um descaso da AMD com o cliente, mas não entrarei no mérito.

Portanto, pesquisei informações atuais sobre a situação das AM4 para o Ryzen, e não achei nada recente que me indique quais placas mãe não me darão problema e se as atualizações de Bios disponíveis já sanaram os problemas de desempenho. Minha pergunta é pra quem está por dentro dos assuntos e pra quem também adquiriu um Ryzen nos meses passados e conseguiu ter um desempenho sem maiores problemas, qualquer placa-mãe como as ''A320-M'' me servirá ou terei que fazer atualização de Bios? No caso, qual seria a placa-mãe ideal, para usar ele em 3.7 ghz? Não fugindo da casa dos 400 reais. Fico muito agradecido desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

As placas mães ''AM4'', nessas linhagens dos Ryzen, vem sendo ou vinha sendo (ainda não sei realmente) o principal limitador de desempenho deste componente, levando em conta sobre toda aquela confusão com bios


Não exatamente, unica questão era velocidade de memoria. Por isso tem as listas de "modulos aprovados", ja validados pelo fabricante. No inicio da plataforma, não era qualquer modulo que funcionava o XMP delas, ja que esse perfil foi otimizado para os processadores da Intel, ja que a AMD não tinha plataforma DDR4 para receber otimização até lançarem AM4, afinal, não da para otimizar algo que nao existe ainda.

 

21 minutos atrás, Arthur Aleixo disse:

versão de teste beta (e pagando por isso), o que é um descaso da AMD com o cliente, mas não entrarei no mérito.

tudo é beta, até hoje tem falha de segurança sendo resolvida pela Intel em processadores de até 20 anos atrás.

 

Maiores problemas de desempenho que a plataforma tinha era por otimização de software, ja que os jogos da epoca não tinham sido feitos com essa arquitetura em mente, afinal, ela não existia durante seu ciclo de desenvolvimento.  Não por questão de bios.

 

As bios recentes só melhoraram compatibilidade com kits de RAM, e estabilidade geral como de costume para esse tipo de update, ganhos de performance vieram com essa compatibilidade melhor com RAM por permitir que usuarios utilizem kits de alta frequência na casa dos 2933~3600Mhz.

 

Scheduler do Windows 10 tambem era meio "*****" ja que fazia os processos ficarem saltando entre CCXs, algo que não ocorre mais.

 

 

 

Citação

qualquer placa-mãe como as ''A320-M'' me servirá ou terei que fazer atualização de Bios?

Depende, vai pegar um Ryzen de primeira gen? Pode pegar uma serie 300 sem atualização de bios.

Vai pegar um serie 2000, precisa atualizar para ser reconhecido.

 

De qualquer forma, atualizar a bios da placa-mãe é algo que você deveria fazer independente da plataforma ja que melhora a estabilidade do sistema.

 

Citação

No caso, qual seria a placa-mãe ideal, para usar ele em 3.7 ghz?

Com um overclock travado para 3.7Ghz? vai precisar de uma placa-mãe B350 ou B450.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizem que os Ryzen 2xxx estão melhores, mas para usá-los tem que usar uma placa-mãe atualizada e tal..... é meio chato o processo, ainda mais se você fizer as compras pela internet (caso de 95% dos colegas aqui), teria que pedir para a BIOS já vir atualizada, e aí é caixa que já foi aberta, placa que já foi ligada, é manual amassado, badges para colar no gabinete que ultimamente o pessoal tem feito muito bonitos e tal sumindo, etc.... isso se você for usar um Ryzen 2xxx.

 

Eu montei para familiares mês passado i5 8400+ 16GB DDR4 2400MHz dual+Asus B360 e um i7 8700 com 16GB DDR4 2133MHz + Asus B360 e estão rodando a mil, sem problemas, com ótimo desempenho (sempre com tudo atualizado, fontes de primeira, etc. De VGAs usei 1070Ti e 1070 clássica, por eu ter uma  e já conhecer o quanto a  1070 é forte em qualquer situação.

 

Cabe a você optar por pagar um pouco menos por AMD, fazer todos esses trâmites de atualizar BIOS, usar pentes escolhidos à dedo, etc.... eu esperaria a plataforma ficar mais estável com o passar do tempo. Aqui em casa são 4 máquinas Intel (2 PCs e 2 notebooks) e na família trouxe mais esses 2 integrantes que citei. Não devem nada, pelo contrário, rodando 144Hz jogo novo numa boa, mesmo com memórias simples HyperX Fury (tenho um kit 2x16GB DDR4 2400MHz) e nunca me incomodaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso

Citação

Dizem que os Ryzen 2xxx estão melhores, mas para usá-los tem que usar uma placa-mãe atualizada e tal..... é meio chato o processo, ainda mais se você fizer as compras pela internet (caso de 95% dos colegas aqui), teria que pedir para a BIOS já vir atualizada, e aí é caixa que já foi aberta, placa que já foi ligada, é manual amassado, badges para colar no gabinete que ultimamente o pessoal tem feito muito bonitos e tal sumindo, etc.... isso se você for usar um Ryzen 2xxx.

Não vi nenhuma reclamação desse tipo, normalmente as lojas mandam atualizada, tirando Kabum, terabyte e pichau fazem a mão.

 

Conhece alguem que perdeu conteudo do pacote ao solicitar algo para loja? Abriram uma reclamação? Se ta faltando coisa, tem que mandar de volta.

 

Citação

Eu montei para familiares mês passado i5 8400+ 16GB DDR4 2400MHz dual+Asus B360 e um i7 8700 com 16GB DDR4 2133MHz + Asus B360 e estão rodando a mil, sem problemas, com ótimo desempenho (sempre com tudo atualizado, fontes de primeira, etc. De VGAs usei 1070Ti e 1070 clássica, por eu ter uma  e já conhecer o quanto a  1070 é forte em qualquer situação.

 

Cabe a você optar por pagar um pouco menos por AMD, fazer todos esses trâmites de atualizar BIOS, usar pentes escolhidos à dedo, etc.... eu esperaria a plataforma ficar mais estável com o passar do tempo. Aqui em casa são 4 máquinas Intel (2 PCs e 2 notebooks) e na família trouxe mais esses 2 integrantes que citei. Não devem nada, pelo contrário, rodando 144Hz jogo novo numa boa, mesmo com memórias simples HyperX Fury (tenho um kit 2x16GB DDR4 2400MHz) e nunca me incomodaram.

A diferença preço x performance entre um Ryzen 5 1600 vs um i5-8400: 5% de performance em jogos, pior em qualquer outra coisa e 350R$ a mais de custo, um cooler pior e uma plataforma que vai morrer mais cedo.

 

Se for para pegar memorias lentas como as que você escolheu, não teria problema com um Ryzen. Como eu falei acima, é mais para quem quer pegar 3000Mhz na memoria.

 

Você acha que valeu a pena pagar R$~600~800 a mais no i7 só para ativar o HT no i5? Ja que essa é a unica diferença dele para o i7. Pra mim isso sim, é a maior sacanagem, desabilitar HT\SMT em um proc de R$1000,00 só para segmentar. Daqui a pouco ta que nem os i5 de 7a gen, travando por não ter threads suficiente.

 

Se a pessoa quer mais performance multi, o Ryzen 5 1600/2600 ja entregam essas 12 threads custando a metade do preço :)

 

Eu pessoalmente não consigo entender como qualquer pessoa consegue pegar um i5 hoje em dia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Atretador disse:

@simforoso

Não vi nenhuma reclamação desse tipo, normalmente as lojas mandam atualizada, tirando Kabum, terabyte e pichau fazem a mão.

 

Conhece alguem que perdeu conteudo do pacote ao solicitar algo para loja? Abriram uma reclamação? Se ta faltando coisa, tem que mandar de volta.

 

A diferença preço x performance entre um Ryzen 5 1600 vs um i5-8400: 5% de performance em jogos, pior em qualquer outra coisa e 350R$ a mais de custo, um cooler pior e uma plataforma que vai morrer mais cedo.

 

Se for para pegar memorias lentas como as que você escolheu, não teria problema com um Ryzen. Como eu falei acima, é mais para quem quer pegar 3000Mhz na memoria.

 

Você acha que valeu a pena pagar R$~600~800 a mais no i7 só para ativar o HT no i5? Ja que essa é a unica diferença dele para o i7. Pra mim isso sim, é a maior sacanagem, desabilitar HT\SMT em um proc de R$1000,00 só para segmentar. Daqui a pouco ta que nem os i5 de 7a gen, travando por não ter threads suficiente.

 

Se a pessoa quer mais performance multi, o Ryzen 5 1600/2600 ja entregam essas 12 threads custando a metade do preço :)

 

Eu pessoalmente não consigo entender como qualquer pessoa consegue pegar um i5 hoje em dia.

Porque é um ótimo hardware amigo. Mas você claramente tem interesse nos produtos AMD, eu respeito, apenas disse com meu tópico ao criador que a Intel tem (e quase sempre) teve bons produtos no mercado. Mas nada contra você ter e/ou recmendar/montar AMD... são opções que temos e que bom que temos, pior coisa é uma empresa sozinha no mercado com preços extratosféricos. Respeito sua opinião perfeitamente meu amigo, mas não diga mais "não sei como uma pessoa consegue pegar i5 hoje em dia" ok?? Eu peguei um i5-8400 para um familiar e está rodando tudo e mais um pouco, frio mesmo com cooler box, sem problema algum.

 

No mais, cada um investe no que acha melhor amigo. Tudo certo assim? Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gratidão pelas respostas @Atretador, me ajudaram bastante.

 

 

1 hora atrás, Atretador disse:

Não exatamente, unica questão era velocidade de memoria. Por isso tem as listas de "modulos aprovados", ja validados pelo fabricante. No inicio da plataforma, não era qualquer modulo que funcionava o XMP delas, ja que esse perfil foi otimizado para os processadores da Intel, ja que a AMD não tinha plataforma DDR4 para receber otimização até lançarem AM4, afinal, não da para otimizar algo que nao existe ainda.

 

 

Eu olhei a lista de módulos aprovados dos Ryzen, e se não estou equivocado (pois sou iniciante nesse mundo ainda), só apareciam memórias de 8gb, pesquisei umas 10 seguidas e eram todas de 8gb. Depois li em um fórum que mesmo sem um módulo estar listado em ''aprovados'' funcionaria tranquilamente,

e também, claro, li controvérsias. 

 

1 hora atrás, Atretador disse:

tudo é beta, até hoje tem falha de segurança sendo resolvida pela Intel em processadores de até 20 anos atrás.

 

Maiores problemas de desempenho que a plataforma tinha era por otimização de software, ja que os jogos da epoca não tinham sido feitos com essa arquitetura em mente, afinal, ela não existia durante seu ciclo de desenvolvimento.  Não por questão de bios.

 

 

Concordo plenamente que tudo que é novo, é beta, e também devemos considerar que essas APU'S querendo ou não, estão sendo algo muito inovador e essas limitações de software, são coisas aceitáveis. Claro que antigamente também existia, pois como eu disse, estavam inovando em algo, consequentemente teremos no presente, pois todos querem e devem evoluir, principalmente quando falamos do assunto tecnologia. Fico grato por ter esclarecido isso, pois como eu disse, sou iniciante nesse mundo da computação. 

 

1 hora atrás, Atretador disse:

As bios recentes só melhoraram compatibilidade com kits de RAM, e estabilidade geral como de costume para esse tipo de update, ganhos de performance vieram com essa compatibilidade melhor com RAM por permitir que usuarios utilizem kits de alta frequência na casa dos 2933~3600Mhz.

 

Scheduler do Windows 10 tambem era meio "*****" ja que fazia os processos ficarem saltando entre CCXs, algo que não ocorre mais.

 

  

Então se melhoraram compatibilidade, significa que não precisa estar no ''QVL'' para funcionar perfeitamente ou são coisas distintas e essa compatibilidade que estou a citar só tem a ver com o ''QVL'' do processador?

 

 

1 hora atrás, Atretador disse:

Depende, vai pegar um Ryzen de primeira gen? Pode pegar uma serie 300 sem atualização de bios.

Vai pegar um serie 2000, precisa atualizar para ser reconhecido.

 

 

 

Eu peguei um 2200G, inclusive ta aqui em casa, só estou esperando virar o mês para eu comprar os outros componentes. Já encomendei uma ram 4gb de 2400mhz também, comprei da China porque não estou com muita pressa de montar e porque é mais barato, obviamente. Sobre os demais componentes já tenho certeza, só a placa-mãe que me causa dúvidas.

 

1 hora atrás, Atretador disse:

Com um overclock travado para 3.7Ghz? vai precisar de uma placa-mãe B350 ou B450.

 

Sim, travado. E eu precisaria de uma dessas não só para o overclok do processador, mas também caso eu queira overclockar as rams né?

adicionado 23 minutos depois

 

adicionado 30 minutos depois

Gratidão pela resposta @simforoso, gostei do ícone kk. 

 

1 hora atrás, simforoso disse:

Dizem que os Ryzen 2xxx estão melhores, mas para usá-los tem que usar uma placa-mãe atualizada e tal..... é meio chato o processo, ainda mais se você fizer as compras pela internet (caso de 95% dos colegas aqui), teria que pedir para a BIOS já vir atualizada, e aí é caixa que já foi aberta, placa que já foi ligada, é manual amassado, badges para colar no gabinete que ultimamente o pessoal tem feito muito bonitos e tal sumindo, etc.... isso se você for usar um Ryzen 2xxx.

 

Eu montei para familiares mês passado i5 8400+ 16GB DDR4 2400MHz dual+Asus B360 e um i7 8700 com 16GB DDR4 2133MHz + Asus B360 e estão rodando a mil, sem problemas, com ótimo desempenho (sempre com tudo atualizado, fontes de primeira, etc. De VGAs usei 1070Ti e 1070 clássica, por eu ter uma  e já conhecer o quanto a  1070 é forte em qualquer situação.

 

Cabe a você optar por pagar um pouco menos por AMD, fazer todos esses trâmites de atualizar BIOS, usar pentes escolhidos à dedo, etc.... eu esperaria a plataforma ficar mais estável com o passar do tempo. Aqui em casa são 4 máquinas Intel (2 PCs e 2 notebooks) e na família trouxe mais esses 2 integrantes que citei. Não devem nada, pelo contrário, rodando 144Hz jogo novo numa boa, mesmo com memórias simples HyperX Fury (tenho um kit 2x16GB DDR4 2400MHz) e nunca me incomodaram.

 

Então, aqui em casa também tenho um not I7 de 5ª geração, com 8 de ram 1b e tudo mais, porém é um not né, uso só pra estudar e para outras coisas medianas, pois o comprei para ter mobilidade para fazer coisas desse gênero.

Então cara, eu já comprei o 2200G, ta lacrado ainda inclusive, a espera de seus novos companheiros chegarem. Eu comprei agora por achar que já esta completamente estável, levando em consideração os vídeos que vi do Adrenaline (há 1 ano) e de outros canais (há 6 meses), e como eu disse, não vi mais nada tão recente, nem mesmo um tópico falando sobre ele estar instável, pelo contrário, e é por isso que estamos nesse bate-papo. Esse vídeo mais recente que vi que foi de ''6 meses atrás'', deixava claro que os problemas de BIOS já estavam sanados, desde que claro, você atualizasse kk. Pelo que estou a ver, a única forma de ter atualizada (dentro do meu poderio), é comprando e pedindo pros caras atualizarem, se é que em sites como ''Terabyte, Kabum e entre outros (excluindo ML)'', 1 º existe essa opção, 2º eles já mandam atualizada sem precisar contata-los. Se tu tiver informação sobre esses 2 últimos itens, pode me falar também, se não é pedir muito. Agradeço desde já.

adicionado 28 minutos depois
57 minutos atrás, Atretador disse:

 

Não vi nenhuma reclamação desse tipo, normalmente as lojas mandam atualizada, tirando Kabum, terabyte e pichau fazem a mão.

 

 

No caso ''fazerem a mão'' seria tirar o produto da caixa e atualizar? 

 

57 minutos atrás, Atretador disse:

 

 

Eu pessoalmente não consigo entender como qualquer pessoa consegue pegar um i5 hoje em dia.

 

 Eu iria pegar um I5 de 3ª, um cara queria me vender, junto com um kit lá apenas sem a VGA. Porém optei pelo 2200g mesmo, e estou a ver discussões sobre o 2200G bater de frente com o i5 7ª, não sei  se isso é verídico 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Arthur Aleixo disse:

Gratidão pela resposta @simforoso, gostei do ícone kk. 

 

 

Então, aqui em casa também tenho um not I7 de 5ª geração, com 8 de ram 1b e tudo mais, porém é um not né, uso só pra estudar e para outras coisas medianas, pois o comprei para ter mobilidade para fazer coisas desse gênero.

Então cara, eu já comprei o 2200G, ta lacrado ainda inclusive, a espera de seus novos companheiros chegarem. Eu comprei agora por achar que já esta completamente estável, levando em consideração os vídeos que vi do Adrenaline (há 1 ano) e de outros canais (há 6 meses), e como eu disse, não vi mais nada tão recente, nem mesmo um tópico falando sobre ele estar instável, pelo contrário, e é por isso que estamos nesse bate-papo. Esse vídeo mais recente que vi que foi de ''6 meses atrás'', deixava claro que os problemas de BIOS já estavam sanados, desde que claro, você atualizasse kk. Pelo que estou a ver, a única forma de ter atualizada (dentro do meu poderio), é comprando e pedindo pros caras atualizarem, se é que em sites como ''Terabyte, Kabum e entre outros (excluindo ML)'', 1 º existe essa opção, 2º eles já mandam atualizada sem precisar contata-los. Se tu tiver informação sobre esses 2 últimos itens, pode me falar também, se não é pedir muito. Agradeço desde já.

Bom como já tens um Ryzen agora você precisa de uma mobo atualizada a memória DDR4 de frequência alta 3000MHz pra cima. Diga à loja que você só compra a placa-mãe se vier atualizada, imprime a troca de emails e se vier a placa crua, você manda de volta com uma cópia dos emails trocados com a loja, e se complicarem mais, aciona o Procon.  Boa sorte com AMD amigo!!

 

Sim,  a imagem de exibição não tem como não rir e lembrar daquele episódio do Chapolin hahahha eu sou fã de Chaves e Chapolin desde os 6 anos de idade (hoje com 32 anos)... é um humor sadio, inteligente que mesmo que você assista 1000 x não cansa. Meu falecido vô materno acordava da dormida de depois do almoço para fazer o café e sentar-se à TV para ver o Chaves e Chapolin, mas isso em meados dos anos 90.... era muito bom..

 

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Não entendo como você pode se considerar entusiasta de hardware e escolher partes por marca. Eu e o @Atretador já citamos diversas fontes que citam que CPUs Intel hoje, na maioria dos casos, não valem a pena pelo o que custam.

50 minutos atrás, simforoso disse:

Mas você claramente tem interesse nos produtos AMD, eu respeito, apenas disse com meu tópico ao criador que a Intel tem (e quase sempre) teve bons produtos no mercado. Respeito sua opinião perfeitamente meu amigo, mas não diga mais "não sei como uma pessoa consegue pegar i5 hoje em dia" ok?? Eu peguei um i5-8400 para um familiar e está rodando tudo e mais um pouco, frio mesmo com cooler box, sem problema algum.

 

No mais, cada um investe no que acha melhor amigo. Tudo certo assim? Abraço.

Não é uma questão de preferir, é de usar a cabeça. "não sei como uma pessoa consegue pegar i5 hoje em dia" é opinião do Jason do Tech Deals, um canal excelente de hardware, um cara que joga e streama num i7 8700K. Quando a AMD estava presa com o design do Buldozer não fazia sentido comprar um e a Intel era a única opção lógica.

 

Acredito que quem frequente aqui recomende as coisas com base no melhor negócio, não por marca, geralmente não é o que você faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, simforoso disse:

Bom como já tens um Ryzen agora você precisa de uma mobo atualizada a memória DDR4 de frequência alta 3000MHz pra cima. Diga à loja que você só compra a placa-mãe se vier atualizada, imprime a troca de emails e se vier a placa crua, você manda de volta com uma cópia dos emails trocados com a loja, e se complicarem mais, aciona o Procon.  Boa sorte com AMD amigo!!

 

Sim,  a imagem de exibição não tem como não rir e lembrar daquele episódio do Chapolin hahahha eu sou fã de Chaves e Chapolin desde os 6 anos de idade (hoje com 32 anos)... é um humor sadio, inteligente que mesmo que você assista 1000 x não cansa. Meu falecido vô materno acordava da dormida de depois do almoço para fazer o café e sentar-se à TV para ver o Chaves e Chapolin, mas isso em meados dos anos 90.... era muito bom..

 

Abraços amigo.

  

Ótima tática pra não me passarem a perna, estava pensando em como fazer isso mesmo, agora já sei.

 

Meu pai tem 40 e é viciado em Chaves também, só dorme depois de assistir um episódio de Chaves kkk. 

 

Enfim, não fugirei mais do tópico pra não tomar punição. A questão aí é que utilizarei memórias 2400ghz, só não sei se a memória que comprei consegue chegar em 3000ghz, vou apurar isso, mas até 2600 já está bom para minha proposta. É uma proposta a longo prazo mesmo, a grana ta curta.

 

Valeu pelas respostas amigo. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Aleixo Não precisa pegar memorias de 3000Mhz para cima.

 

Se quiser, pode pegar essas 2400Mhz e tentar subir para 2667/2800Mhz no OC, eu uso as minhas 2667 em 2733.

 

 

Estar na lista de "testados" quer dizer que o fabricante testou pessoalmente e funciona, se não tiver, o fabricante não testou. Só quer dizer isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Atretador disse:

@Arthur Aleixo Não precisa pegar memorias de 3000Mhz para cima.

 

Se quiser, pode pegar essas 2400Mhz e tentar subir para 2667/2800Mhz no OC, eu uso as minhas 2667 em 2733.

 

 

Estar na lista de "testados" quer dizer que o fabricante testou pessoalmente e funciona, se não tiver, o fabricante não testou. Só quer dizer isso.

 

 

Então ok, tudo o que li já foi o suficiente para sanar minhas dúvidas. Vou de A320 mesmo, ao menos que haja uma promoção na B350, seria bom compra-lá para possíveis upgrades. 

Valeu pelas respostas cara, percebi que tu tem propriedade pra falar sobre os Ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Atretador disse:

@Arthur Aleixo A320 ja permite OC de memoria, mas não vai permitir OC de iGPU ou CPU.

 

Com um OC na iGPU + RAM você poderia tirar uns 30% a mais de performance nessa APU, quando utilizando a iGPU, passando a GT1030 tranquilamente.

 

Bom saber que da pra fazer OC nas memórias com essa moba. Então cara, são +/- 120 reais de diferença de preço entre B350 e A320, pagando á vista e contabilizando frete. Tenho R$790 pra moba, gabinete, +1 ram e uma fonte, só tenho um HD de 500gb aqui, que inclusive até por isso, terei que arrumar um gabinete de 3 baías pra mais 1 HD e um SSD. Espero que eu arrume uma carcaça boa por aí, isso só saberei mês que vem. Se tiver interesse em saber como finalizei a config. eu atualizo por aqui.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, RobertoGB disse:

@simforoso Não entendo como você pode se considerar entusiasta de hardware e escolher partes por marca. Eu e o @Atretador já citamos diversas fontes que citam que CPUs Intel hoje, na maioria dos casos, não valem a pena pelo o que custam.

Não é uma questão de preferir, é de usar a cabeça. "não sei como uma pessoa consegue pegar i5 hoje em dia" é opinião do Jason do Tech Deals, um canal excelente de hardware, um cara que joga e streama num i7 8700K. Quando a AMD estava presa com o design do Buldozer não fazia sentido comprar um e a Intel era a única opção lógica.

 

Acredito que quem frequente aqui recomende as coisas com base no melhor negócio, não por marca, geralmente não é o que você faz.

Respeito totalmente sua opinião amigo, não tenha dúvidas. Apenas costumo recomendar Intel porque até agora não tive a chance de pegar um AMD Ryzen, costumo pegar Intel mesmo para amigos e parentes. Mas é bem possível que o dia que eu pegar um AMD Ryzen eu goste mesmo do resultado, além do preço claro. Só entenda que não costumo recomendar o AMD por simplesmente não ter tido contato com um ainda, só por isso. 

 

Mas acredito em você e o outro colega que você citou, pode ser mesmo que os AMD atuais sejam MUITO bons mesmo, mas só falta eu testar mesmo, gosto de testar a fundo algo antes de recomendar. Mas valeu o toque, cada dia que passa fico mais curioso para ver se o Ryzen tem potencial mesmo como você e a galera fala de colocar em "risco" o monopólio da Intel. E TORÇO para que isso seja realmente verdade. Chega de pagar fortunas pelos CPUs da Intel. Concorrência: é isso que precisamos!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...