Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
antoniompfilho

O que vocês recomendam para um HP Pavilion ze2030BR de 2004

Recommended Posts

Exmos. Srs.

Bom dia,

Eu tenho um HP Pavilion ze2030BR:

- Processador Intel Centrino Pentium M 1.5GHz 2Mb L2 cache

- 2 pentes com 512Mb de RAM, mas o sistema só informa 480Mb
- 60Gb de HD

- Placa de Vídeo OnBoard

Encontrei este notebook jogado aqui em casa, e nele veio instalado o Windows XP. Liguei ele e a velocidade não me agradou muito. No intuito de fazê-lo funcionar a uma velocidade melhor, e ainda poder utilizar o pacote OFFICE (mesmo que mais antigo), utilizar a internet e etc...  Comecei agora a instalar o Windows 98SE nele, pra ver se vai mais rápido, mas não entendo dessas coisas e gostaria de pedir pra vocês umas recomendações a respeito desta máquina das antigas.

-Qual O.S. vcs me recomendam?

-Windows 98 suporta conexões WIFI?

-Será que esse computador suporta o Windows 7 Home Basic?

Desde já agradeço vossas respostas e vossa ajuda. Sou novo na comunidade.

Grande Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@antoniompfilho eu sugiro você embarcar numa aventura e entrar para o mundo linux. Não é que eu seja fanboy nem nada (mas sou rsss). A questão é que você quer andar na internet, usar office, etc. Bom, windows xp e windows 98 são muuuito antigos. você não vai encontrar um browser moderno que funcione neles, não vai conseguir abrir um monte de sites e ficar frustrado. A velocidade então, será de chorar. E sempre há o fato de que são sistemas que não recebem mais atualizações de segurança e não sei se ainda existe algum antivírus disponível para esses sistemas. Por último, mas não menos importante, instalar o windows98 e todas as atualizações necessárias é um pesadelo que nem gosto de lembrar rsss.

você pode tentar o windows 7 Home Basic sim. O problema de atualizações de segurança continua, mas de resto, é um sistema bem mais adequado aos tempos normais. Eu tive que instalar o basic em dois pcs na minha vida e odiei cada minuto das mais de duas horas que gastei só pra começar a funcionar. Mas aí vai da paciência de cada um, claro. Mesmo o xp pode melhorar bem se você fizer uma instalação limpa, eliminando o lixo acumulado de anos de uso.

Ou, como eu sugeri, você pode tentar um linux leve, mais voltado para pcs com poucos recursos. Nada de ubuntu e outras distribuições robustas, feitas para pcs modernos. você pode tentar um lubuntu, por exemplo, que é uma versão leve do ubuntu, ou o AntiX, que é meu favorito para essas situações como a sua. Eu tenho um notebook com centrino rodando antiX e roda muito bem, muito lisinho, então posso falar de experiência própria.

Primeiro de tudo, já falo da maior desvantagem: acostumar com outra lógica, outra maneira de usar o pc. Não é tão difícil como parece, mas intimida no começo. Outra desvantagem que o pessoal fala muito é que vários jogos não rodam em linux, mas esse problema você não tem, porque seu pc simplesmente não roda muitos jogos, não interessa qual sistema tenha rssss.

As vantagens:

1. Quando você instala o linux, ele já instala junto um pacote office (o libreoffice), o navegador firefox, um leitor de pdf, um visualizador de imagens, etc, etc, ou seja, um monte de pacotes. Com o tempo você pode escolher outros programas de que gostar mais, mas o fato é que assim que instalar você já pode sair usando.

2. Ele não precisa de um antivírus (até é legal você instalar um, pois mesmo que você não pegue um vírus, pode transmitir sem querer pra os colegas do mundo windows). Não é que não existam vírus pra linux, mas são raros demais. O firewall você precisa lembrar de ativar e depois esquece que existe (como no windows, diga-se de passagem). você não precisa desfragmentar seu HD a cada tanto tempo e nem limpar temporários e restos (embora esta seja uma boa ideia, assim, uma vez por ano).

3. Ele atualiza sozinho, sem atrapalhar o que você está fazendo. Aparece uma janela dizendo que precisa atualizar isso ou aquilo, você clica em atualizar e ele vai fazendo isso enquanto você volta pro que estava fazendo. Raramente vai pedir para reiniciar o pc e você nunca vai ver a maldita janela de "aguarde um momento, estamos atualizando, não desligue seu computador". Se você não quiser reiniciar naquele momento, sem problema, diga que fica pra depois e ele não vai encher você a cada dez minutos para reiniciar rsss. você até consegue desligar o pc sem atualizar e ele aplica as atualizações a próxima vez que você ligar. E não é só o sistema, mas tudo: office, pdf, video, rede, navegador, flash, java, etc. Uma das coisas que eu mais odiava no windows era a maratona de atualizar o windows e depois cada um dos programas que eu usava individualmente. O windows 10 foi o primeiro que melhorou um pouquinho isso.

4. Lubuntu, AntiX e outros destinados a pcs com poucos recursos usam repositórios (as fontes dos programas) modernos e apenas adaptam os programas para ficarem mais leves (ou selecionam programas mais leves em vez de mais pesados). Isso significa que seu pc não ficará sem atualizações de segurança, updates de hardware e outras coisas assim.

5. É grátis! rssss você não precisa gastar dinheiro nem piratear nada!

É uma aventura, eu sei muito bem como estamos acostumados com um sistema operacional e é difícil mudar. O começo também pode ser duro, porque nem toda instalação é suave (se seu HP tiver CD ou DVD rom até sugiro gravar um cd em vez de um pendrive), principalmente em pcs antigos: muitas vezes a instalação não começa porque a gravação foi malfeita ou a bios impede alguma coisa, outras vezes o linux tropeça com algum hardware que não reconhece e você vai ter que pesquisar na internet como resolver, enfim... É um aviso, mas quero deixar claro que no meu centrino (um HP também) instalou de boa e de primeiras.

Por último, usar um windows 98 hoje pode ser mais difícil e parecer mais estranho e alienígena que um linux, pois o windows mudou muito de lá pra cá (e o linux tambem)!

Desculpe o post gigante! Espero que ajude!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais