Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led Alta Potência com Arduino


Posts recomendados

Preciso acender leds de 1w azuis e vermelhos através de um sinal do arduino. Estou usando o circuito abaixo e calculei os valores e potências dos resistores. Alimentaria os leds usando uma fonte de 12v/2,5A através do chaveamento de um mosfet. Minha dúvida é: os calculos estão certos? Essa fonte aguentaria alimentar o circuito?

Led Azul: R = (12-3,2)/350mA = 25,14 ohm  -> Comercial = 27 ohm  -> Pot = (12-3,2)^2/27 = 2,87 W
Led Vermelho: R = (12-2*2,2)/350mA = 21,71 ohm  -> Comercial = 22 ohm  -> Pot = (12-2*2,2)^2/22 = 2,63 W

Datasheet: LED AZUL: (3,2V-3,6V) -> 350mA

                  LED VERMELHO: (2,2V-2,6V) -> 350mA

 

duvida.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

A sua fonte suporta  tranquilamente, mas .... me parece que está desperdiçando muita energia nos resistores com essa configuração em paralelo.  

 

São jogados fora quase 3 Watts em cada resistor  em forma de calor.

 

Que tal essa configuração  abaixo, colocando em série ?

 

Lembrando que para preservar a saúde dos leds o pessoal recomenda tensão e corrente 10% abaixo da especificação do datasheet.

 

 

 

ledazul.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher Tinha testado a configuração em série, mas na simulação os leds acendiam com pouco brilho e a corrente n passava de 120mA. Quanto a tensão que você usou para calcular o resistor em série(3,6V) devo usar a máxima ou a mínima que conta no datasheet? (3,2V a 3,6V)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

A tensão seria 10% abaixo da máxima.

 

No caso da corrente, para um unico led calculado neste mesmo site o resistor obtido seria de 24R  com 3W de dissipação ( ou exatos 2940 miliwatt )

 

Se o brilho foi fraco possivelmente é o FET que está ajustado de forma indevida e embaçando a malha.

 

Faça o teste ligando os leds com resistores diretamente na fonte, sem o FET, só para ter certeza .

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Josnei Silva ,

 

Preciso que você meça a tensão sobre um dos Leds azuis, um dos Leds vermelhos, e sobre o resistor de 18 ohms e o resistor de 10 ohms, aí sim podemos te ajudar, ok ?

 

Só para você ter uma ideia : supondo que a tensão sobre o Led vermelho seja de 2,4 Volts, a tensão sobre o resistor deveria ser de 12 - ( 4x 2,4 ) = 2,4 Volts, certo ?

 

A potência dissipada no resistor seria de  2,4 x 2,4 / 10 = 0,576 , ou seja, cerca de 0,5 Watt .

O seu resistor dissipa 1W sobre condições ideais, isto é, montado em uma placa de circuito impresso, onde os terminais ajudam a dissipar o calor diretamente para a placa PCB.

Se você deixou os resistores livres, isto é, com os terminais soldados em fios apenas, não ajudam a dissipar, e o resistor irá sobreaquecer até começar a torrar.....

 

Faça as medições, ok ?

 

Ah, sim , sobre a sua pergunta :

 

Existem circuitos limitadores de corrente que utilizam chaveamento em alta frequência, eles esquentam bem menos do que um resistor, mas são bem mais caros, e não tão fáceis de se encontrar por aqui .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua resposta, os leds vermelhos estão com 90% co corrente nominal e os vermelhos com 85% da corrente nominal. Nada mal. Cuidado com a temperatura dos leds, não gostam de trabalhar acima dos 70ºC, começam a dar problemas acima dos 85ºC no seu interior (temperatura de junção).

Resistor de 10R dissipando 0,88W e de 18R dissipando 1,7W. Dá pra fazer bolha no dedo!

Na série azul sobrou espaço elétrico para colocar +1 led sem comprometer a regulação de corrente. Se fizer isso o valor do resistor terá que ser alterado para menos. 

Na série vermelha, se colocar  +1 led vai ficar uma tensão muito baixa sobre o resistor, não é recomendável para esse tipo de regulação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...