Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
54 minutos atrás, danieldiass disse:

Boa tarde,

Gostaria de saber como eu poderia estabilizar a tensão do trafo de 30v para 24 ou um pouco menos que isto.

Estabilizar ou reduzir? Existem diferenças...

Estabilizar é tornar estável, invariável, que não varia o valor. Ou que pelo menos varia obedecendo uma margem mínima, tal como; 1% ou 5% ou 10%. 

Reduzir seria apenas abaixar para 30Vac, mas sem estabilizar. 

Estaria sujeita as mesmas variações da tensão de alimentação na rede elétrica. 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, danieldiass disse:

Eu gostaria de diminuir para 24v entao...

Muito simples:

Só diminuir as espiras do transformador. 

O mais difícil será saber quantos volts ele tem por espira para poder diminuir a quantidade certa de espiras da saída. 

Espera-se também que a bobina de saída esteja enrolada por cima da bobina de entrada, para ficar mais fácil de fazer a modificação. 

De qualquer forma terá que desmontar o transformador. 

adicionado 1 minuto depois

Mas você quer diminuir para 24Vac para qual finalidade?

Quer realmente 24Vac (Corrente alternada) ou quer 24V DC? 

Postado

Alguns transformadores nem precisam de desmontar...

Tirando as fitas, papel e as isolações que tem por cima do secundário dá pra ir empurrando o fio devagar e retirar umas 5 ou 10 espiras , assim se descobre quantas delas precisam para dar 1V.

Feito isso é só se retirar o resto pra se chegar a tensão desejada, em transformadores grandes é mais fácil de fazer.

• Membro VIP
Postado

muito loco @Hudsonkem  . chatinha é a distorção...

+um também...  outro trafo de menor potência pra diminuir a vac de entrada. Com polaridade correta senão vai aumentar ao invés de diminuir.

Postado
8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

+um também...  outro trafo de menor potência pra diminuir a vac de entrada. Com polaridade correta senão vai aumentar ao invés de diminuir.

Sua solução me lembra alguns tipos de estabilizadores industriais de 10kva a 30Kva..

Eles estabilizam a tensão com uma variações máximas de 3% para cima ou 3% para baixo. Usam uns transformadores pequenos que vão somando ou subtraindo tensão. 

Screenshot_20181007-211757.png

Screenshot_20181007-211816.png

• Curtir 1
Postado

Ola.

A ideia do @Hudsonkem me parece válida , tanto que o próprio fabricante do chip apresenta isso como alternativa suportada pelo componente ( regular AC ) ,  desde  que a corrente requerida não ultrapasse os 3 Amperes  do LM350A.

O usuário não especificou se pretende trabalhar com a tensão AC após a redução, e também não especificou qual a corrente do trafo.

Quanto a questão da distorção de frequência que deixará de ser senoidal pura isso não chega a ser um problema, dependendo do que se queira alimentar, uma vez que a maioria dos inversores vendidos por aí  tem uma onda senoidal modificada e na 'bula'  vem especificado quais tipos de aparelho podem ser ligados neles.

'_'

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Tito Fisher disse:

A ideia do @Hudsonkem me parece válida

Sim, mas o problema é o que eu disse acima, não dá pra ligar LM350 em um trafo de 30VAC, o pico é de 42V e esses reguladores queimam com tensões de 38V, é no máximo 36 mesmo.

adicionado 1 minuto depois

Vamos esperar o autor do tópico aparecer, porque penso que o objetivo dele é transformar AC em DC, com o trafo sendo de 24VCA fica com 32V em DC

• Curtir 1
Postado

Bom dia, tentando responder a todos em um único comentário kkkk

Meu trafo é um 24+24VCA e possui 800mA na saída, pretendo usar ele em circuito VCC.

Gostaria de não ter que retirar as espiras, se possível.

Postado
4 horas atrás, danieldiass disse:

Meu trafo é um 24+24VCA e possui 800mA na saída, 

Mas o que quer fazer com ele? 

Isso em DC vai sair uns 33V, dá pra usar um LM317 de boa. Assim se regula a tensão que quiser. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Mestre88 disse:

um LM317 de boa. Assim se regula a tensão que quiser. 

continuo preferindo um LM2576hv-adj

lm2576hv-adj-buck-regulator-schematic.pn

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...