Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais memória RAM ou uma placa de vídeo para melhorar o desempenho de jogos?


Posts recomendados

Boa noite. Alguém pode me tirar uma dúvida?

 

Tenho um notebook Lenovo Ideapad 320, cujas configurações são:

 

Spoiler

 

PROCESSADOR Intel Core i7-7500U de 7ª geração. (até 3.5 GHz) Cache 4MB.

MEMÓRIA RAM 4 GB DDR4 padrão 2133 MHz (Expansão da memória até 16 GB)

PLACA DE VÍDEO Integrada, com tecnologia Intel HD Graphics 620

ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM)

TELA 15.6″ Full HD (1920 x 1080p) Antirreflexo Widescreen

PORTAS E CONEXÕES: 2x USB 3.0 (1x always-on) | 1x USB Type-C (USB 3.0) | 1x HDMI | 1x Rede RJ45 | 1x leitor de cartão SD

COMUNICAÇÃO SEM FIO: Wireless 1×1 AC | Bluetooth 4.1 | Rede Ethernet 100/1000M

ÁUDIO: Alto falantes (2x 1.5W) com certificação Dolby Audio

WEBCAM: 0.3MP | Segurança: Slot Kensington Lock | BATERIA: 2 células (30 Wh)

SISTEMA OPERACIONAL: Windows 10 Home de 64 bits

DIMENSÕES (A x L x P) 2,2 cm x 37,8 cm x 26 cm | PESO: 2,06 kg

*Unidade Ótica – Não incluso – Não tem drive de CD/DVD

 

 

Uso ele apenas para estudar e jogar alguns jogos leves; porém, estou querendo fazer um upgrade para jogar coisas como Fortnite (que fica com um FPS baixíssimo), PUBG, GTA, etc - que não considero TÃO pesados, mas requerem algumas coisas.

 

Para que eu consiga jogar jogos mais pesados, como os citados (não precisa estar com os gráficos no máximo, pode ser no médio, etc, mas não quero que trave), posso apenas aumentar a memória RAM ou tenho, necessariamente, que colocar uma placa de vídeo dedicada? Estava pensando em comprar mais 8GB de memória mas não sei se seria o suficiente para jogar e se precisaria de uma placa de vídeo ou não - e outras coisas, como coolers, etc. 

 

Considerando que tenho apenas uns 600 reais, o que vocês fariam? 

Se possível, também, me deem dicas de marcas de memória e placa que consideram boas, etc. 

 

Aliás, quanto custa a mão de obra pra trocar essas coisas, em média? 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasshio trocar ou colocar uma placa de vídeo externa em um notebook é complicado. Primeiro que eu nunca vi placas de vídeo para notebook em sites da minha lista de sites confiáveis e comprar uma placa de vídeo para notebook que já foi usada só se for pessoalmente aonde voce conhece o endereço do cidadão, a procedencia da peça e tem como testar para ver se está tudo certo e se não estiver no mesmo dia pode falar e devolver ao vendedor. 

 

Nunca vi uma 980ti, 1080, 970, 1070ti e nem mesmo uma 1050 3GB ligada externamente a um notebook. Se funcionar vai ser com placas com capacidades de 2GB, o que não vai dar para jogar em 1600X900 60FPS e não é só conectar a placa, mesmo que funcione tem que se ter em mente que é necessário reduzir as temperaturas do notebook e da placa de vídeo, além disso a portabilidade do notebook fica comprometida para algumas pessoas, imagine andar com um notebook, mais uma placa de vídeo e uma mesa cooler e o ganho não vai ser algo absurdo.Levar isso em seu carro é uma coisa, no buzão com o roubo que está tendo e a falta de espaço é outra coisa. 

 

voce já pesquisou as espeificações do seu notebook para saber qual a quantidade máxima de memória e a frequencia máxima dela que ele aguenta? Aumento de memória é a melhoria mais indicada para um notebook.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso, aumentar a memória RAM, na verdade é a única alternativa. Sempre que se utiliza o vídeo integrado é interessante utilizar as memórias em canal duplo (2 memórias idênticas). Note que seu notebook possui 1 slot livre e 1 memória DDR4 2133MHz 4GB soldada na placa-mãe.

 

https://forums.lenovo.com/t5/Notebooks-Lenovo-IdeaPad-e-Flex/Dúvida-ideapad-320-80YH0009BR/td-p/3959077

 

Por precaução, antes de comprar outro módulo de memória, certifique-se que realmente possui 1 slot de memória livre, pode ser que seu modelo seja diferente e não possua slot adicional.

 

Além disso, deverá baixar a resolução dos jogos para HD (720p), jogar em Full HD (1080p) com vídeo integrado da Intel vai ser bem travado. Ainda mais PUBG (mal otimizado) e GTA V (pesado, CPU Bound), ambos jogos pesados para desktop, pesadíssimos para notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se tu já tiver 8gb de ram, não será necessário colocar mais 8gb, ao menos que tu queria fazer outras tarefas que não envolvam jogar, que usem mais ram e tal.

Sobre usar uma placa de vídeo em um notebook que não veio com uma integrada, acho quase impossível. Porém tem esse vídeo que inclusive nem vi, apenas salvei na minha playlist há um tempo pra ver depois https://www.youtube.com/watch?v=PJabK8TfyOA&t=0s&index=23&list=WL. Só de dar uma olhadinha já da pra ver que é um processo meio complexo, levando em conta que pra fazer qualquer tipo de mão de obra que envolvam troca de hardwares em um notebook, é muito complexo, a única coisa que eu já fiz no meu note foi trocar um HD. Então se tu fosse fazer por conta própria, precisaria ter experiência e ferramentas, e caso não vá fazer por conta própria, seria uma grana mais pra pagar pra um técnico fazer.

Resumindo, dependendo da placa de vídeo não sairia nada barato, se é que seria possível fazer, particularmente duvido que um técnico cobraria um preço justo pra fazer isso aí (se é que ele saberia), e se ele fizesse como eu disse, cobraria um alto preço. Porque estou citando o orçamento? Porque só nesse upgrade, tu poderia ir estudando componentes e pegando umas peças usadas pra montar um pc custo benefício, na medida do seu tempo se como eu, tu não tiver muitas condições, tu montaria um PC pra rodar nesses presets que tu quer e por um preço bom, dependendo da economia nacional no ano que vem.

 

adicionado 26 minutos depois

E claro, para te dar outra opção. Veja até que frequência de memória sua placa-mãe suporta, talvez trocando essas 2x4gb por 2 de frequência maior, o desempenho seja melhor. Só não acho que valha MUITO a pena gastar em mais 500ghz, se no caso sua placa só aceitasse 2600mhz, se aceitar uns 2800mhz ai eu já acho que teria maior diferença. Sei que memórias de desktop não são baratas, eu to tendo que importar umas DDR4 pra poder manter meu orçamento, mas as de note são mais baratas né? ou não?

Seu Note é da mesma marca que o meu, porém o seu é mais potente e o meu usa uma Intel Graphics 5500, eu consigo jogar GTA IV no preset médio, abaixando algumas coisas. O seu com certeza faz mais que isso, e seria interessante tu usar um sistema de resfriamento também, seja uma base de cooler, seja outro. Enfim, espero que tu consiga fazer o upgrade e se divertir, boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, lucasshio disse:

@Grande Mestre Lucas Achei que placa de vídeo também era viável para notebook mas, com seu comentário, fui pesquisar e vi que não é hahah

 

A quantidade máxima de memória que ele suporta é 16GB e a frequência máxima, 3,5 GHz. 

Colocar mais 8GB seria viável, então?

Mais memória ram mesmo que seja na mesma frequencia da que voce já tem ajuda a melhorar o desempenho do seu computador, no entanto se voce medir o FPS em games com a sua atual configuração e depois que tiver 16GB de ram não vai ter um ganho que chegue a 20FPS há mais. O que limita o FPS nos notebooks é a placa de vídeo ou falta de placa de vídeo. Não tem jeito, se voce tem um game que com 8GB de ram não chega aos 30FPS na resolução HD, então não espere saltos absurdos de FPS com 16GB. 

 

O que eu sugiro que voce faça é experimentar os emuladores de SNES, PSP e N64, que são algo que até um notebook com i3 sem placa de vídeo aguenta. Eu jogo no emulador de PSP até hoje e já cheguei a zerar Metal Slug XX, Assasins Creed Blodilines, Naruto Ultimate Ninja Impact, DBZ Shin Budokai, Shin Budokai: Another Road e Yu-Gi-Oh Tag Force 5. Os games não chegam a dois gigas, os maiores passam um pouco 1GB e os gráficos dá para dar uma melhorada e é possível jogar com controle de PS2(eu mesmo faça uso de um) e sobre a dificuldade, não pense que só porque são jogos lançados antigamente que é fácil conseguir tudo neles. Alguns games de PSP aposentariam até "gamers pro". Pesquise lá games desses consoles. Eu penso que "sempre tem um game que voce goste, só basta descobrir que ele existe". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja um teste de memória em vídeo integrado.

Vale lembrar que o modelo Intel é o Iris Pro 6200, um vídeo integrado com cache, modelo bem raro de se encontrar. Para modelos comuns (que utiliza somente a memória RAM do sistema) o teste do AMD reflete bem o ganho de performance.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...