Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Fórmula para alinhar dados correspondentes e somar


Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Boa noite pessoal! Preciso de ajuda com uma planilha e conto com vocês.

Seguinte, eu tenho uma planilha com números de inscrições na coluna A e suas respectivas notas na coluna B ( notas de uma prova). Na coluna D eu tenho os mesmos números de inscrições seguidos na coluna E pelas notas da segunda parte da prova. Eu gostaria de somar a nota da primeira parte da prova com a segunda, ou seja os dados que estão em B+E, mas ai que esta o problema. Os números de inscrições não estão na mesma ordem. Em A estão em uma ordem, e em D em outra ordem. Cada número de inscrição corresponde a uma nota, ou seja não consigo somar direto. Se estivessem alinhados eu conseguiria, mas não estão. E não consigo colocar um filtro para isso, pois cada número de inscrição tem sua respectiva nota em B e E. Resumindo, tenho uma planilha com coluna A,B,C,D e quero somar os valores de B e D, mas cada valor em B e D tem somente um correspondente em A e C. Tentei função SE, SOMASES, argumentos, etc... Não consegui achar um jeito e gostaria de saber se alguém tem algum macro para isso ou até mesmo uma ideia, pois eu rabisquei uns três dias já tentando e não conseguir. A Planilha se encontra em anexo para conferência. Desde já muito obrigado!

LXK.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite @Exymus

 

Copie e cole a formula abaixo, por exemplo na célula G2 e arraste a formula até a linha G1626:

=SOMASE($A$2:$A$1626;A2;B2:B1626)+(SOMASE($D$2:$D$1626;D2;$E$2:$E$1626))

 

Não se esqueça de clicar em Curtir.

 

[]s

@Exymus

Editado: Eu havia colado a formula errada. Já coloquei a fórmula correta.

Eu anexei a planilha para evitar contra tempos

06_10_18_SOMASE_Patropi.xlsx

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patropi Muito obrigado pelo retorno, mas ainda sim não é o que quero. Eu quero somar as duas notas, as da prova objetiva, e as da redação. Cada número e inscrição tem sua respectiva nota objetiva e de redação. Essa fórmula me deu somente o número de inscrição. Eu creio que não há fórmula para o que eu quero fazer sem VBA, é basicamente pegar um número de inscrição na coluna A com sua nota, localizar o mesmo número de inscrição na outra coluna e somar a nota objetiva com a nota da redação. Por java eu conseguiria fazer mas estou longe de casa, e estou usando pc sem recurso nenhum para programação. Mas mesmo assim muito obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patropi Aaa agora sim! Isso ai! Desculpe a demora, mas é que teve um delay na sua resposta aqui, ai só vi a notificação agora, mas agora funcionou. Era exatamente isso! Acreditei que não teria fórmula pra isso, por que eu não tenho profundo conhecimento em fórmulas no Excel visto que só trabalho com macro. Muito obrigado novamente!  😁😁😁😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia @Exymus

 

Eu esqueci de travar com cifrão um intervalo da coluna B da formula, causando erro na soma.

Copie e cole a formula corrigida abaixo:

=SOMASE($A$2:$A$1626;A3;$B$2:$B$1626)+(SOMASE($D$2:$D$1626;D3;$E$2:$E$1626))

Me desculpe pelo esquecimento, acho que foi cansaço.

 

Um abraço e bom domingo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Exymus

 

Ainda tinha mais um furo na formula, pois tem que manter o mesmo nº da inscrição para as duas somas, senão soma inscrições diferentes.

 

Agora creio que não haverá mais correção:

=SOMASE($A$2:$A$1626;A2;$B$2:$B$1626)+(SOMASE($D$2:$D$1626;A2;$E$2:$E$1626))

ou ainda dá para simplificar assim:

=B2+SOMASE(D$2:D$1604;A2;E$2:E$1604)

[]s

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...