Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilador para inversor 12V-220V


Gu1426

Posts recomendados

Alguém no CdH tem um circuito de oscilador que use o CI DK1203, o mesmo foi retirado de um carregador de celular, qual a frequência desse CI, tentei consultar o datasheet mas não encontrei ele no site. A ideia é converter os 12V DC de uma bateria de alarme em 12V AC na frequência do oscilador, depois os 12V AC passam em um indutor (também retirado do carregador) e são convertidos em 240V AC, e depois convertidos pra 60Hz, alguém tem ideia de como eu posso fazer isso usando o DK1203 e o indutor retirados da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provável que esse ci não funciona em 60Hz. 

Esses reguladores chaveados trabalham em freqüência muito alta justamente para economizar espaço. 

O transformador para formar 110 ou 220V em 60Hz são os comuns mesmo, igual a estes de fonte de alimentação linear. 

Eu já fiz um inversor desses, o trafo para fornecer 120V em 60Hz com 2A pesava uns 2 quilos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Chega os 220v AC da tomada, uma das trilhas passa por um resistor de 10 ohms, depois passam por um ponte retificadora SMD, depois por um capacitor eletrolítico de 400V e 10uF, em seguida, passa por dois resistores SMD e um capacitor de poliéster ligado em paralelo com o resistor, e segue para o trafo. 1 pino do trafo é ligado em dois pinos do CI. Como eu posso fazer um oscilador com esse CI? Se possível informar a frequência, para que eu possa calcular o trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 @Tito Fisher Se eu for fazer uma fonte igual a do esquema acima, deverei fazer o trafo na frequência de 65kHz e o trafo seria com entrada de 220V e 12V 1A na saída? Esse datasheet chinês me deixa confuso.

adicionado 2 minutos depois

@Mestre88 Então o primário deverá ter 66 espiras de 32 AWG e o secundário 4 espiras de 21 AWG?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gu1426 tanto faz a quantidade de terminais, é que este trafo é o recomendado apenas. Se tiver outro semelhante a fonte funciona do mesmo jeito.

 

Sobre a capacidade em gauss, eu não sei. Até onde eu sei é diferente calcular um trafinho desses, não se aplica aquelas fórmulas para trafo de 60Hz que discutimos por outro dia. 

adicionado 2 minutos depois

Eu penso que seja melhor arranjar um trafo qualquer de outra fonte e usar. Hoje em dia tem muito aparelho jogado fora com esse tipo de transformador, ontem mesmo eu joguei uns três... Eram de TV, monitor... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Uma dúvida bruta, eu preciso de 2 optoacopladores? Ou só um? Como eu faço a ligação no esquema da fonte?

adicionado 3 minutos depois

@Mestre88 Para proteger o circuito, coloquei além do fusível, um varistor, eu tenho três varistores do mesmo modelo, o 14D471K, consultei o datasheet, mas como eu não entendo muito as informações do datasheet, fiquei na dúvida em qual é a tensão máxima que esse varistor permite, retirei de uma PCI de lavadora de roupas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo qual seu real propósito ao querer utilizar este sistema?

-inversor 12 ... 220V : não dá

-restaurar a fonte rebobinando o trafo: relativamente complexo pro seu nível (baseei no seu tom de voz)

-consertar a fonte: uma fonte desta custa uns 8,00

-aprendizado: penso que há caminhos alternativos mais interessantes. Não pule a etapa do acende led.

 

 não va por mim não. Não desista.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Pois é, tenho muito a aprender ainda, não compensa pagar mais caro no frete do que na fonte (foi mal, mas eu sou pão duro mesmo). Eu só faço isso pra tentar aprender alguma coisa e pra esfriar a cabeça. É mais hobby mesmo, muito raramente consigo algum serviço de verdade. E eu já passei a um bocado de tempo a etapa do "acende led", "liga motor", "liga pilha", etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas começar tentando enrolar um trafo de fonte chaveada acho q seria uma coisa meio "hard" agora. Penso que fazer coisas com TTL, contadores, multiplexadores (multiplexa uns 2 displays 7 segmentos com o 74HC595) seria algo mais fácil e também o aprendizado é bem bom dominando isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2018 às 19:24, K.e.V. T.a.G disse:

mas começar tentando enrolar um trafo de fonte chaveada acho q seria uma coisa meio "hard" agora.

Bem por aí, eu comecei a mexer com esse tipo de fonte depois de uns 5 anos que eu estava estudando outros tipos de circuito como esses que você mencionou, além desses as fontes lineares.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...