Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perguntas sobre placa de vídeo


Posts recomendados

Não achei uma área relacionada a dúvidas, então acho que aqui é o mais correto postar.

 

Estou com algumas dúvidas relacionadas a placas de vídeos e algumas outras perguntinhas..

Em algumas perguntas, estou partindo do princípio do modelo de referência, ou seja, quando eu digo, por exemplo, "qual dura mais? uma GTX 1060TI(modelo de referência) ou uma GTX1060TI EXOC)"

 

É seguro comprar uma placa de vídeo EXOC ou OC?

Eu sei que, em relação ao modelo referência, as placas de vídeos recebem um overclock por conta das fabricantes, cada fabricante determina a sua frequência etc..

mas uma placa EXOC vai durar menos que uma OC ou menos que o modelo referência? Ela é mais suscetível a queimar do que uma "normal", já que aumentando a frequência, aumenta a temperatura(é óbvio que uma placa com mais frequência, terá soluções de resfriamento melhor).

 

Uma placa EXOC/OC consome mais energia do que o normal?

Voltando a outra pergunta, a frequência aumenta consequentemente a temperatura também, o consumo também aumenta?

 

As entradas atrás da placa de vídeo, HDMI, DVI etc, caso meu monitor suporte todas elas, eu posso ligar em qualquer entrada ou tem uma específica?

 

Colocar um segundo monitor, mesmo que seja pra rodar coisa básica, como facebook, por exemplo, afetará no desempenho? E se eu colocar no vídeo integrado do processador, é possível, fica melhor ou é melhor colocar na placa de vídeo mesmo?

 

Mesmo com VRAM própia, memórias RAM em DualChannel afetam o desempenho da placa de vídeo?

Eu vi testes com os processadores Ryzen, que dualchannel realmente altera a performance do processador, mas não notei se faz o mesmo na placa de vídeo, eu acho que não.

 

(Uma dúvida, que não é sobre placa de vídeo, então não precisa responder)

É possível pedir pra uma loja(Terabyte, por exemplo), fazer um OC no processador? É recomendável para quem não conhece?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, thiago1511 disse:

 

É seguro comprar uma placa de vídeo EXOC ou OC?

Uma placa EXOC/OC consome mais energia do que o normal?

Voltando a outra pergunta, a frequência aumenta consequentemente a temperatura também, o consumo também aumenta?

 

Sim, perfeitamente. O fabricante projetou a PCB e dimensionou os circuitos e o cooler para que a placa funcione de forma estável com o overclock de fábrica. Vai durar tanto que uma em Stock (ou até mais se considerar que o fabricante melhor dimensionou o cooler e circuitos de alimentação).

 

31 minutos atrás, thiago1511 disse:

As entradas atrás da placa de vídeo, HDMI, DVI etc, caso meu monitor suporte todas elas, eu posso ligar em qualquer entrada ou tem uma específica?

 

Colocar um segundo monitor, mesmo que seja pra rodar coisa básica, como facebook, por exemplo, afetará no desempenho? E se eu colocar no vídeo integrado do processador, é possível, fica melhor ou é melhor colocar na placa de vídeo mesmo?

 

Basta seu monitor ter ao menos uma das entradas que já funciona. Pode ligar em qualquer uma. Geralmente se opta pela HDMI pelo tamanho do conector ser menor, mas qualquer uma funcionará igualmente. Se seu monitor não tiver essas conexões, precisará usar um adaptador.

 

Pode utilizar outro monitor na outra saída sem problemas. A menos que você coloque o jogo para rodar nas duas telas (o que faz com que a imagem gerada pela placa precise ser maior), o desempenho será o mesmo.

 

34 minutos atrás, thiago1511 disse:

Mesmo com VRAM própia, memórias RAM em DualChannel afetam o desempenho da placa de vídeo?

Eu vi testes com os processadores Ryzen, que dualchannel realmente altera a performance do processador, mas não notei se faz o mesmo na placa de vídeo, eu acho que não.

 

 

A placa de vídeo já possui a memória própria integrada nela. Não tem nenhuma relação com as memórias RAM da placa-mãe. O DualChannel aumentará o desempenho nas operações do processador, sem nenhuma relação com a placa de vídeo. Apenas atente-se que No Caso de se usar o vídeo integrado do Ryzen, as memórias são extremamente importantes, pois o vídeo do processador usa elas como VRAM. Mas esse não é o seu caso;

 

36 minutos atrás, thiago1511 disse:

 

É possível pedir pra uma loja(Terabyte, por exemplo), fazer um OC no processador? É recomendável para quem não conhece?

 

Quem determina a velocidade que o processador vai funcionar é a placa-mãe. O overclock não fica "salvo" no processador, então a menos que você compre o kit processador e placa-mãe isso seria possível. Mas não sei se lojas fariam. Overclock precisa de um pouco de paciencia e varia entre cada processador. Não tem uma receita de bolo. A depender do seu uso, melhor utilizar o processador em Stock com o clock turbo e gerenciamento de energia trabalhando normalmente.

 

Por fim, o que vai determinar a vida do seu hardware é principalmente a fonte de alimentação. Sem uma fonte confiável, seu hardware estará em risco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, mattaus disse:
43 minutos atrás, thiago1511 disse:

As entradas atrás da placa de vídeo, HDMI, DVI etc, caso meu monitor suporte todas elas, eu posso ligar em qualquer entrada ou tem uma específica?

 

Colocar um segundo monitor, mesmo que seja pra rodar coisa básica, como facebook, por exemplo, afetará no desempenho? E se eu colocar no vídeo integrado do processador, é possível, fica melhor ou é melhor colocar na placa de vídeo mesmo?

 

Basta seu monitor ter ao menos uma das entradas que já funciona. Pode ligar em qualquer uma. Geralmente se opta pela HDMI pelo tamanho do conector ser menor, mas qualquer uma funcionará igualmente. Se seu monitor não tiver essas conexões, precisará usar um adaptador.

 

Pode utilizar outro monitor na outra saída sem problemas. A menos que você coloque o jogo para rodar nas duas telas (o que faz com que a imagem gerada pela placa precise ser maior), o desempenho será o mesmo.

Então, vamos supor que nós temos uma GTX 1060 6GB, quero rodar GTA 5 no máximo, em uma tela e usar facebook, youtube, navegar na internet em outra tela. 

Afetará drasticamente o desempenho dela?

 

É possível eu utilizar o monitor primário(jogos) na placa de vídeo e o monitor secundário no vídeo onboard do processador?

Vou ter um ganho ou não vai mudar absolutamente nada?

 

Na minha leiga opinião, eu acho que não afetará em nada, pois não está puxando a placa de vídeo(dedicada) e sim a memória ram e placa de vídeo(integrada do processador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago1511 Não faz muito sentido, mas pode usar sem nenhum problema um jogo numa tela e pagina do face em outra. Não vai ter nenhuma queda drástica no desempenho. 

 

É possível porém não compensa, a GTX1060 tem desempenho superior a praticamente qualquer vídeo integrado e usar ovídeo do processador em conjunto poderá atrapalhar, e não trazer nenhum ganho;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mattaus Então, na minha cabeça ficaria menos serviço para a placa de vídeo, ela renderizaria apenas o jogo e o processador renderizaria apenas a página do face, por exemplo.

 

Mas como você disse que não iria ter nenhuma diferença, então é melhor conectar os dois na placa de vídeo, né?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, thiago1511 disse:

@mattaus Então, na minha cabeça ficaria menos serviço para a placa de vídeo, ela renderizaria apenas o jogo e o processador renderizaria apenas a página do face, por exemplo.

 

Mas como você disse que não iria ter nenhuma diferença, então é melhor conectar os dois na placa de vídeo, né?

 

sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, thiago1511 disse:

@mattaus Muito obrigado pela atenção, aproveitando o tópico.

 

Todos recomendam ligar o computador em uma tomada, mas aonde fica o meu computador não tem uma tomada e eu uso uma extensão, é prejudicial? não tem como eu trocar o computador de lugar..

 

Falam isso no intuito de que você não use estabilizador, a extensão não vai afetar seu computador, a não ser que mate o fio terra. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Então cara, é uma extensão beeem simples, não tem nenhum tipo de tecnologia, não tem nada, é apenas uma extensão normal, ainda sim, não há nenhum problema, na mesma extensão ligo o meu monitor e o wifi, ela suporta até 3 entrada e não uso nenhum tipo de adaptador etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...