Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade + Pensamento no futuro


Ir à solução Resolvido por Steeveantonichen,

Posts recomendados

Boa noite pessoal. Tudo bem com vocês?

Eu estou para receber uma grana e queria saber a opinião de vocês para atualizar a placa-mãe, a fonte e as ventoinhas do meu pc. Eu quero que quando ele estiver atualizado seja possível jogar The Witcher 3 e conseguir usar 2 Monitores (mas não vou jogar usando dois monitores isso será para o período em que vou estar trabalhando), além de que eu gostaria de comprar peças que quando eu for trocar de placa-mãe e a memória RAM(Daqui uns 6 meses)  estas peças possam ser mantidas.

 

Eu ia tentar procurar as peças eu mesmo, mas eu me lembro que um técnico havia me dito que se eu comprar uma placa de vídeo mais potente do que o meu processador é capaz de suportar, ela vai acabar matando meu processador, por isso preciso da ajuda de vocês.

 

Atualmente eu tenho um pc com as seguintes configurações:

Placa de video: 9800 GT

placa-mãe: PCWare IPMH61G1

Processador: Intel Core i5-3470, 3333 MHz

 

Eu agradeço desde já, meus parceiros!

 

@Edit. Eu consegui uma verba a mais e tenho no total R$ 2.500,00. Então, eu posso até mesmo comprar um pc novinho agora. Só que nesse caso eu também vou precisar de 8GB de memória ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Armando A. A. disse:

mas eu me lembro que um técnico havia me dito que se eu comprar uma placa de vídeo mais potente do que o meu processador é capaz de suportar, ela vai acabar matando meu processador, por isso preciso da ajuda de vocês.

Primeira coisa: esqueça TUDO que esse tal "técnico" disse.. Ele é ruim, no mínimo..

 

Assim, uma troca seria total.. Não ia usar nada do seu PC atual, se quiser fazer uma troca assim..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

O que você me recomenda nesse caso?

 

Eu fiz um carrinho na KABUM com as seguintes configurações

 

 

Processador AMD Ryzen 3 2200G c/ Wraith Stealth Cooler, Quad Core, Cache 6MB, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo), VEGA, AM4 - YD2200C5FBBOX

Placa-Mãe ASUS p/AMD AM4 mATX PRIME A320M-K/BR, 2x DDR4, VGA/HDMI, M.2, USB 3.1, AI Suite 3, Ai Charge, ASUS Fan Xpert, Suporta Ryzen 2000

 

2x Memória Kingston HyperX FURY 4GB 2666Mhz DDR4 CL15 Black - HX426C15FB/4

 

Fonte Corsair 500W 80 Plus White VS500 - CP-9020118

 

Placa de Vídeo VGA NVIDIA EVGA GEFORCE GTX 1050 2GB SC ACX GDDR5 - 02G-P4-6152-KR

2x Cooler FAN C3 Tech F7-100 BK Storm 12cm C3T

Gabinete NOX MODUS ATX, USB 3.0, 1 FAN Incluso, Janela Lateral Transparente, Vermelho NXMODUSR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Armando A. A.

 

O que você tem aí, hoje?? Assim, dei uma exagerada ali em cima, quando disse "trocar tudo".. HD, fonte (se for boa), gabinete e esses acessórios, dá pra manter..

 

Você poderia trocar algumas peças hoje, como a placa de vídeo e fonte, se necessário, e trocar o resto numa oportunidade futura.. Ou fazer o inverso, e trocar CPU, placa-mãe e RAM agora e pegar uma placa de vídeo mais pra frente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Então, fora isso que eu falei ali em cima eu tenho um ssd e um hd, gabinete e periféricos. A fonte que eu tenho hoje é totalmente descartável uma vez que ela não tem nenhum selo de qualidade(Comprei ela mais pela urgência, já que eu tinha que trabalhar).

 

No caso eu estou observando o que me traz mais custo/beneficio e que esteja dentro do meu orçamento de  mais ou menos R$2.500,00.

 

E eu não preciso necessariamente comprar o PC inteiro, eu havia dito aquilo por que na vez que eu falei com o técnico, havia ocorrido o seguinte. Eu possuía uma GTX 560 e por algum motivo meu processador começou a ter problemas sérios quando estava conectado a ela, tanto a placa quanto o processador usados de forma independentes não possuía problemas aparentes então o técnico me disse isso.(Eventualmente tanto o processador como a placa de vídeo queimaram, mas atualmente eu acredito que era por causa da fonte sem qualidade e do uso de estabilizador).

 

Então, sabendo disso e dos meus objetivos, o que você me recomenda fazer/comprar?

@Edit. Se não for necessário comprar outro computador inteiro, então eu gostaria de não comprar desde que isso não prejudicasse meu desempenho ou o tempo de vida das peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Armando A. A. Seguinte, antes de tudo, precisamos saber exatamente o modelo exato dos 2 monitores q tu pretende usar, é a coisa mais importante. O monitor(es) que define a máquina e n o contrário. Diga se possível as outras peças (modelo exato) q você tem, além das q você já disse.


Mas de antemão, se você quer uma placa de vídeo do porte da GTX 1050, nem precisa trocar seu i5 de terceira geração, ele empurra essa placa facinho. O seu objetivo é 2 monitores pra trabalho e jogar Witcher 3. São duas tarefas que exigem bastante da VGA, então uma GTX 1050 desenrola mas n vai ser satisfatório, ao meu ver.

 

Se seu PC atual esta funcionando direitinho, o único problema é  sua VGA q é bem antiga e a fonte q como você ja disse, é uma genérica. Eu investiria $$ agora numa boa fonte (PCYes Electro V2 430W ou 500W, ou Corsair CX 450 ou CX 550). E o resto do $ numa boa VGA (aí qual modelo depende de tu responder quais monitores tu vai usar), como a GTX 1060 6gb ou uma RX 580 8gb, elas são placas pra rodar qualquer jogo atual no Ultra ou próximo disso, a 60FPS em Full HD. Essas placas com essas fontes q sugeri n deve passar de 1600 reais. Aí o q sobra você vai juntando pra fazer a troca do kit (processador + placa-mãe + RAM) no ano q vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen

 

Valeu pelas informações. Eu não vou conseguir te especificar o modelo da memória ram, só lembro que é da Kingstom, assim como o ssd. O gabinete é um Gabinete Gamer Vx Typhoon.

 

Em relação a fonte eu já vim aqui no fórum com o pensamento de comprar uma fonte boa.

Agora em relação ao monitor eu gostaria de usar um Dell SE2216H(Também vou comprar em breve).

Em relação a jogar The Witcher 3, eu não tenho nenhuma meta de jogar ele no ultra, full hd e tal. Para mim rodando no médio, com a resolução do monitor, eu já estou feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Armando A. A. Hmmm ok. Algum motivo específico pra você querer esse monitor da Dell? porque eu acho ele bem caro pro que oferece, é um monitor comum 22" FullHD 60hz, por 700 reais e o painel dele nem é IPS, é VA.


Nessa faixa de 700 reais, eu pegaria esse AOC  que tb é FullHD, mas é 75hz e tem suporte à tecnologia Freesync, que deixa o jogo bem mais suave (desde q você compre uma placa de vídeo RX ou Vega). E ele ainda custa menos.


Ou então pegaria esse LG aqui, que tb é FullHD 60hz, mas ao menos é 23" e o painel é IPS, que é o melhor painel em termos de imagem e cores. E tb custa menos q o Dell.

 

10 minutos atrás, Armando A. A. disse:

Em relação a jogar The Witcher 3, eu não tenho nenhuma meta de jogar ele no ultra, full hd e tal. Para mim rodando no médio, com a resolução do monitor, eu já estou feliz.

Então, o monitor q tu disse e os q eu sugeri são todos Full HD. Tem que ser uma placa RX 580 ou GTX 1060  6gb pra jogar de forma satisfatória. Uma 1050 Ti ou uma RX 570 tb conseguem, mas com gráfico um pouco pior pra manter os 60 FPS, mas pro preço delas eu acho q n compensa.

 

O 2o monitor q você usaria seria qual? O seu atual? Qual modelo exato dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen

Peço desculpas pelo meu erro de dizer full hd ali em cima, eu pensei em 4k mas digitei full hd.

O meu monitor atual é esse mesmo da Dell, só ia pegar esse para ter os dois iguais, mas isso não é nem um pouco relevante levando em consideração o que você disse.

Se eu pegar a GTX 1060 ou RX580, não tem nenhum problema eu usar elas com o restante do meu PC certo? Essas fontes que você passou servem com essas placas? Em que lugar é melhor comprar elas na Internet(Você disse que estava em torno de R$1.600,00 os dois juntos)?

Aliás a diferença entre a GTX 1060 6gb e 3gb em termos de gráficos no jogo, seria o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Armando A. A. disse:

O meu monitor atual é esse mesmo da Dell, só ia pegar esse para ter os dois iguais, mas isso não é nem um pouco relevante levando em consideração o que você disse.

Ahhh ok! Então nesse caso seria bom você definir se o monitor novo seria exclusivo pra jogar ou pra trabalho. Se for pra jogar no monitor novo, sugiro aqueles 2 q eu falei em cima. Caso queira o novo pra trabalho, tem uns UltraWide de 25" q tb são na faixa dos 700 pila.

 

4 horas atrás, Armando A. A. disse:

Se eu pegar a GTX 1060 ou RX580, não tem nenhum problema eu usar elas com o restante do meu PC certo?

Nope. Mas é sempre bom conferir se o modelo q você vai pegar de VGA, seja RX ou GTX, tem q conferir as entradas de vídeo q ela dispõe. O monitor novo provavelmente vai ter DVI HDMI e DP, mas esse seu monitor atual só tem HDMI e VGA, e HDMI n é o recomendado pra monitor, HDMI é pra TVs... você perde qualidade de cores em HDMI usado em PC.

 

4 horas atrás, Armando A. A. disse:

Essas fontes que você passou servem com essas placas? Em que lugar é melhor comprar elas na Internet(Você disse que estava em torno de R$1.600,00 os dois juntos)?

Servem sim, as 2 fontes q citei levam tranquilo as 2 placas. Se você n liga mt pra garantia/estética, etc, a VGA + barata hj seria essa VGA q tá com ótimo preço, 1 ano de garantia, e essa fonte, que apesar de 600W ser mt mais do o que você precisa, ela tá com ótimo preço, então porque n? hehe. A Versão dela de 430W já segura de boas, mas tá sem estoque em todas as lojas... Como a Corsair CX450 tá por 255 pila, e ela n tem 2 conectores PCI-E, a PCYes é uma melhor compra, você leva 600W de fonte com 2 conectores por 5 pila a mais, com a mesma qualidade q a Corsair. É uma fonte pra anos e anos podendo fazer upgrade pra qq VGA futura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Caso queira o novo pra trabalho, tem uns UltraWide de 25" q tb são na faixa dos 700 pila.

Eu nem tinha pensado nisso, mas provavelmente vai ser para trabalhar. O único problema é que se o monitor for muito grande eu não consigo me concentrar direito.

 

56 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Mas é sempre bom conferir se o modelo q você vai pegar de VGA, seja RX ou GTX, tem q conferir as entradas de vídeo q ela dispõe.

Eu vou dar uma olhada boa nisso. Eu nem sabia desse lance de DVI HDMI, eu sempre usei HDMI e nunca achei ruim.

 

56 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Como a Corsair CX450 tá por 255 pila, e ela n tem 2 conectores PCI-E, a PCYes é uma melhor compra

Provavelmente eu vou comprar essa PCYes mesmo, já que está mais em conta.

 

 @Steeveantonichen Eu também fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação as Fans. Atualmente eu tenho apenas uma fan de 120 mm e queria saber o que é melhor eu fazer ou usar para que meu computador não aqueça além do limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Armando A. A. disse:

Eu nem tinha pensado nisso, mas provavelmente vai ser para trabalhar. O único problema é que se o monitor for muito grande eu não consigo me concentrar direito.

Os UW de 25" já são grandes o suficiente pra LG incluir neles um modo q simula 2 telas hehe. São compridos.

 

10 horas atrás, Armando A. A. disse:

Eu vou dar uma olhada boa nisso. Eu nem sabia desse lance de DVI HDMI, eu sempre usei HDMI e nunca achei ruim.

Eu tb usei HDMI no monitor por anos e anos e tb achava q tava ótimo. Até conectar uma DP/DVI e ver que as cores e brilho eram muito piores no HDMI. O HDMI faz compressão do modo RGB e tem brilho bem diferente, lavado. Com DVI e etc os pretos ficam mais pretos, tudo fica melhor. 
Até tem HDMI q é melhor e q você pode optar no driver da VGA pra ele n fazer a conversão de sinal de cores (chamado de RGB Full), mas se não me engano pra isso ser possível, tanto a porta HDMI da VGA quanto do monitor tem q ser HDMI 2.0 e o cabo tb tem q ser 2.0. E isso é algo bem recente.

 

10 horas atrás, Armando A. A. disse:

@Steeveantonichen Eu também fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação as Fans. Atualmente eu tenho apenas uma fan de 120 mm e queria saber o que é melhor eu fazer ou usar para que meu computador não aqueça além do limite.

Olha, primeiro antes de tudo seria bom você baixar um soft de monitoramento pra ver como estão as temperaturas hj. às vezes pode nem ser necessário fan. Baixa o HWInfo64 e poe o modo Sensors Only e veja quanto estão as temperaturas da placa-mãe, processador, VGA, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen

Em relação as temperaturas meu PC está assim. Todas são a temperatura máxima apresentada sem estar jogando.

CPU: 56C

CORES Distance to TjMax: 68

GPU: 56C

SSD: 31C

HD: 37C

Essas são as temperaturas encontradas.

 

Por fim, apenas para esclarecer isso na minha mente.

Se eu comprar uma GTX 1050 ou uma GTX 1080, independente se ela for de tecnologia de ponta ou não, meu computador atual, será capaz de usar a placa, sem receber danos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Armando A. A. disse:

Em relação as temperaturas meu PC está assim. Todas são a temperatura máxima apresentada sem estar jogando.

CPU: 56C

CORES Distance to TjMax: 68

GPU: 56C

SSD: 31C

HD: 37C

Essas são as temperaturas encontradas.

Aparentemente tudo normal. Testa depois jogando o jogo + pesado q você tiver e veja qt chega.

 

37 minutos atrás, Armando A. A. disse:

Por fim, apenas para esclarecer isso na minha mente.

Se eu comprar uma GTX 1050 ou uma GTX 1080, independente se ela for de tecnologia de ponta ou não, meu computador atual, será capaz de usar a placa, sem receber danos?

Como você vai colocar uma fonte de boa qualidade, não terá nenhum problema com qualquer VGA atual ou antiga. A única coisa q vai acontecer, caso você coloque uma mt poderosa, como a GTX 1080, é q seu processador não vai conseguir acompanhar ela, então a GPU vai ser nivelada pelo seu processador, ao invés de 100% uso, a VGA vai ficar 50% ou algo assim, entende? É o famoso gargalo. Mas isso não causa nenhum problema ou dano, só é ruim porque seria tipo $ jogado fora, manja? Gastar 2500 numa GTX 1080 mas ela só tá sendo utilizada pela metade, digamos assim. Mas perfeitamente utilizável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Armando A. A. Hmmm n conheço esse jogo tb, mas parece bem mais parrudo. sua GPU ta no modo silent? Eu aumentaria um pouco a curva de fan dela. O processador tá quente mas pra um Intel tá normal.

Talvez seja bom investir nuns coolers sim, mas deixa chegar a placa nova e a fonte nova pra ver quanto vai estabilizar as temps com a VGA nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen

Uma GTX 1050 TI ou rx 570, suportaria usar 2 monitores sem esquentar, eu trabalho com desenvolvimento WEB então o programa mais pesado que eu abro é o photoshop. Por que acho que vou tentar pegar um gabinete também e mesmo que eu vá comprar o restante depois, esse depois sempre pode demorar mais do que se espera. Ali em cima você disse que com a GTX 1060 eu posso rodar qualquer jogo no Ultra e mesmo eu querendo muito essa placa, não sei se vou conseguir pegar ela.

Você pode me dar umas dicas do tipo, se eu pego AMD ou Geforce? E também qual gabinete e cooler eu deveria pegar para suprir esse problema do calor e também um com alguma solução para o pó, aqui em casa junta muito?

 

Obs.: Seria possível montar isso para não dar mais de 1.600?

-- Ocorreu toda essas reviravoltas na montagem do PC, por que estava me decidindo se iria começar um curso superior ano que vem. E acabei decidindo fazer, por isso vou pegar parte da grana para pagar ele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Armando A. A. disse:

Uma GTX 1050 TI ou rx 570, suportaria usar 2 monitores sem esquentar? E uma GTX 1060 3gb?

Quase qualquer placa consegue rodar 2 monitores sem esquentar desde q nenhum esteja em jogos. Se um deles estiver em jogo, ela vai esquentar normalmente, mas você vai ter um pouco menos de FPS se tentar usar o 2o monitor ao mesmo tempo. O problema q eu vejo com a 1050 Ti ou a 570 ou a 1060 3gb é q elas estão mt caras pro q oferecem. Se você quer economizar, eu pegaria a RX 580 4gb, tipo essa. você vai ter o mesmo desempenho praticamente de uma 580 8gb, só vai ter menos VRAM. Eu acho bem melhor q a 1060 3gb ou a 570.

 

18 minutos atrás, Armando A. A. disse:

Você pode me dar umas dicas do tipo, se eu pego AMD ou Geforce?

Como disse, se tu vai pegar monitor novo, pega um com freesync tipo aqueles q mostrei e pega AMD. Vai ser mais suave.

 

18 minutos atrás, Armando A. A. disse:

E também qual gabinete e cooler eu deveria pegar para suprir esse problema do calor e também um com alguma solução para o pó, aqui em casa ajunta muito?

 

Eu estava pensando em pegar este daqui:

https://www.pichau.com.br/gabinete-aerocool-aero-500-black-edition-window-en55576?gclid=CjwKCAjwjIHeBRAnEiwAhYT2hzUkBeGQG1c2akVbcSwrXGuJ9aGgWkOGR6Mz0Tymq-2iuAbcP3WGpBoCK4kQAvD_BwE

Esse gabinete é excelente, o melhor custo benefício hj, e ele custa normalmente 200 pila. Por 160, tá maravilhoso, ele tem tudo q você precisa, bem construido, espaçoso, tem filtros de poeira com encaixe magnetico pra facilitar a limpeza, é mt bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...