Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stream Iniciante (Equipamento, programas, dicas)


Posts recomendados

Boa tarde a todos!

Eu sou alguém que esta comprando computador agora. É um projeto pessoal de muito tempo e gostaria de fazer uma máquina boa.

Adicionado a isto, eu gostaria de poder streamar, ou gravar para editar, as coisas que eu jogo, seja do meu videogame (hoje um PS3, um VITA e um PS4 no futuro), do meu PC, ou algumas atividades que eu tenho em casa as vezes.

Eu estou considerando as coisas e não tenho conhecimento na área, então gostaria de saber que equipamentos recomendam, bem como programas (de preferência de fácil uso) para gravar os vídeos e áudios (em separado de preferência), ou dicas de como fazer a coisa melhor ou mais fácil.

Hoje, no computador, a coisa mais pesada que eu devo jogar provavelmente seria World of Warcraft. Fora do computador seria em console. 

Se possível falem "números" também, para que eu possa quantificar o que eu precise investir.

 

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yamatokage Boa tarde. 
Vamos lá, como te recomendei lá no tópico do pc, tem as placas de captura da Elgato, as que recomendo são a Elgato HD60S (Cerca de 1.150,00) ou a HD60 Pro. 

porém, como você disse que tem ps3, elas não são compatíveis com ele, pelo menos a Elgato HD60S (Eu tenho uma e já fiz o teste), quanto a versão Pro já não saberia de afirmar. Mas se usar um daqueles splitter que quebra o hdcp, é possível utilizar a HD60S no ps3. Só que seria necessário uma peça a mais (O Splitter), mas também é baratinho. 

Quanto ao psvita, infelizmente não é possível usar ele para gravar ou streamar, já que o mesmo não possui porta HDMI, a não ser que já tenha comprado o seu já com a entrada (Existe uma versão vendida no Japão, onde eles montam o aparelho com a placa), ou se você tiver um vita tv. 

 

Fora as placas da Elgato, tem as da Avermedia, dependendo do modelo podem serem mais baratas, mas já não sei dizer sobre a qualidade delas. 

 

Em relação aos programas, os mais populares é o OBS e o XSplit. Eu particularmente gosto mais do XSplit, mas boa parte dos streamers preferem o Obs (Pelo que pesquisei). Mas no fim, ambos são simples de se utilizar, encontra facilmente videos no youtube sobre configurações e tal. (Principalmente do obs)

Além deles, as próprias placas possuem programas específicos da própria marca. Quando comecei a utilizar a minha Elgato, usava o próprio programa dela e era muito bom. porém não recomendo para fazer lives, já que possui poucas opções de personalizações (Como aqueles alertas de inscrito e etc)

Já para gravar o audio, recomendo o Audacity, é bem simples de utilizar e muito bom. (Assim como você disse, recomendo gravar separados, pois muitas vezes o som do jogo acaba cobrindo sua voz, o que pode ser arrumado na edição)

 

Ainda sou novato nessa parte também, mas qualquer duvida é só falar. 

Abraços. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 16/10/2018 às 14:04, Asty21 disse:

Mas se usar um daqueles splitter que quebra o hdcp, é possível utilizar a HD60S no ps3

Pode me dar um exemplo, para eu começar?

 

Em 16/10/2018 às 14:04, Asty21 disse:

Fora as placas da Elgato, tem as da Avermedia, dependendo do modelo podem serem mais baratas, mas já não sei dizer sobre a qualidade delas. 

Eu estou terminando de montar meu pc, e, como devo "hypar" de jogar coisas nele, por hora eu vou ver como funciona os programas e streams... mas vou dar uma olhada mais tarde.

Em 16/10/2018 às 14:04, Asty21 disse:

porém não recomendo para fazer lives, já que possui poucas opções de personalizações (Como aqueles alertas de inscrito e etc)

A princípio eu nem sei como estas funcionam, e o quanto eu poderia "separar" o conteúdo de stream... vi algumas pessoas mencionarem que é bom usar 2 PC separado na stream, onde você deixa o jogo em 1 e faz interação, chat em outro... eu não sei direito as possibilidades de stream e nem qual site seria melhor para um iniciante (Twitch, Cube, etc)...

 

Mas obrigado pelas sugestões, assim q eu montar meu PC eu vou começar a ver as coisas que você mencionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2018 às 16:57, Yamatokage disse:

Pode me dar um exemplo, para eu começar?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695287567-splitter-distribuidor-divisor-hdmi-14v-1x4-full-hd-3d-hdcp-_JM

Esse é parecido com o modelo que eu utilizo. Lembrando que esse splitter só é necessário se for gravar/streamar do PS3. Se for jogos de PS4 não é necessário. 

 

Em 26/10/2018 às 16:57, Yamatokage disse:

Eu estou terminando de montar meu pc, e, como devo "hypar" de jogar coisas nele, por hora eu vou ver como funciona os programas e streams... mas vou dar uma olhada mais tarde.

Os programas são bem simples de se utilizar. Imagino que vai ser bem tranquilo para ti. Recomendo só dar uma pesquisadinha em configuração e tal, e com isso já dá para pegar boa parte tranquilamente. 

 

Em 26/10/2018 às 16:57, Yamatokage disse:

A princípio eu nem sei como estas funcionam, e o quanto eu poderia "separar" o conteúdo de stream... vi algumas pessoas mencionarem que é bom usar 2 PC separado na stream, onde você deixa o jogo em 1 e faz interação, chat em outro... eu não sei direito as possibilidades de stream e nem qual site seria melhor para um iniciante (Twitch, Cube, etc)...

 

Com certeza um segundo pc ajuda bastante, porém, só se tiver com a grana sobrando para poder investir nele nesse primeiro momento. Em minha opinião, para quem está começando, não é obrigatório. 

Uma interação bacana que você pode fazer ao utilizar dois pc's, é em questão de musicas. Pois você está lá jogando, mas nem sempre uma musica 'de fora do jogo' vai ser bom para ti, mas as vezes é algo que faz diferença para o pessoal do chat, com as duas maquinas, você poderia deixar a que esta streamando tocando musica para o chat, e no seu pc rodando o jogo estaria apenas o audio do game mesmo. 

 

Em relação aos sites, eu recomendo a Twitch. Mas você pode fazer em mais de um site ao mesmo tempo, logico, vai depender da sua internet, vai ter que ser melhor, mas é possível de fazer isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Asty21 disse:

Com certeza um segundo pc ajuda bastante, porém, só se tiver com a grana sobrando para poder investir nele nesse primeiro momento. Em minha opinião, para quem está começando, não é obrigatório. 

Eu tenho um notebook (o pobre coitado tem uns 7 anos de vida), ele funciona bem, mas ta com o funcionamento bem comprometido. Eu consegui investir num PC atualizado e pronto para o que eu quero usar, então seria bom dar uma utilidade para ele. Tem grande valor para mim o pequeno.

1 hora atrás, Asty21 disse:

Uma interação bacana que você pode fazer ao utilizar dois pc's, é em questão de musicas. Pois você está lá jogando, mas nem sempre uma musica 'de fora do jogo' vai ser bom para ti, mas as vezes é algo que faz diferença para o pessoal do chat, com as duas maquinas, você poderia deixar a que esta streamando tocando musica para o chat, e no seu pc rodando o jogo estaria apenas o audio do game mesmo. 

Boa ideia, se tiver mais ideais assim, eu aceito. Essa época em que eu vou estar "hypado" para testar coisas é ótima para testar várias ideias, então eu agradeço. Lembro que, antigamente, quando eu tinha um PC com placa de som, eu separava (no WoW) as pessoas falando para o meu fone de ouvido, enquanto colocava o audio do jogo para sair na caixa de som. Foi estranho configurar, mas valeu muito a pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Yamatokage disse:

Eu tenho um notebook (o pobre coitado tem uns 7 anos de vida), ele funciona bem, mas ta com o funcionamento bem comprometido. Eu consegui investir num PC atualizado e pronto para o que eu quero usar, então seria bom dar uma utilidade para ele. Tem grande valor para mim o pequeno.

Entendo. Ai vai depender da configuração do note mesmo. Vai ser questão de fazer um teste para ver se vai rodar de boa. 

 

14 minutos atrás, Yamatokage disse:

Boa ideia, se tiver mais ideais assim, eu aceito. Essa época em que eu vou estar "hypado" para testar coisas é ótima para testar várias ideias, então eu agradeço. Lembro que, antigamente, quando eu tinha um PC com placa de som, eu separava (no WoW) as pessoas falando para o meu fone de ouvido, enquanto colocava o audio do jogo para sair na caixa de som. Foi estranho configurar, mas valeu muito a pena...

Essa ideia é uma das principais pelo pessoal preferir usar dois pc's, além de claro, dar uma 'aliviada' para o pc em que está jogando. 

É bom aproveitar que está hypado para ir testando as coisas mesmo. kk

Interessante o que você fazia no WoW. Deve ter dado um trabalho, mas sempre vale a pena sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...