Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Realloc libera o espaço antigo reservado na memória?


Aoi Todo
Ir à solução Resolvido por Ansi C,

Posts recomendados

  • Membro VIP

A minha duvida é quando usamos a funcao realloc para aumentar um espaço alocado pela função malloc, e ela muda a posição na memória reservada ( por não ter espaço o suficiente), o espaço antigo reservado é liberado pela função realloc? Escrevi o seguinte programa para poderem entender melhor minha dúvida.

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main() {
    printf(" tamanho de int: %d \n",sizeof(int)); // int tem 4 bytes
    int *p1;
    int *p2;
    p1 = ( int * ) malloc( 10 * sizeof(int)); // aqui o programa está reservando um espaço na memória com o tamanho de 10 inteiros,
    // ou seja 40 bytes, e está salvando a primeira posicao desse espaço (vetor) para o ponteiro p1. Certo?
    
    p2 = p1; // aqui eu estou salvando a primeira posicao do vetor alocado acima, no ponteiro p2
    
    p1 = ( int * ) realloc( p1 , 100 ); // aqui estou realocando o vetor declarado pelo malloc, e transformando ele num vetor com 100 posições ( 400 bytes)
    // e estou dando o valor da primeira posicao do vetor para o ponteiro p1. Certo?
    
    // agora vem a duvida principal, digamos que na posição da memoria aonde p1 apontava antes do realloc nao houvesse espaco para um vetor de 48 bytes,
    // isso faria com que outro pedaco da memoria fosse reservado para armazenar o vetor, certo?
    
    // porém p2 ainda aponta para o antigo espaco de memoria reservado, aonde estava o vetor de tamanho 10.
    //Minha duvida e se a funcao realloc libera esse antigo espaco, então qualquer variavel declarada depois do realloc poderia ir parar la
    // ou se esse espaco continua reservado, e entao seria necessario usar libera-lo mais tarde.
    
    // resumindo, a funcao realloc libera o espaco antigo reservado na memoria ou nao?
    
    free(p1);
    free(p2);
    
    return 0;
}

// agradeço muito a quem puder me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução
4 minutos atrás, Arthur Vandellay disse:

Um professor de programação me disse que a função realloc libera o espaço de memória antigo.

Sim a função solicita libertação do segmento e atualiza o apontador, se tudo de certo um apontador diferente de 0 e retornado pela função.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...