Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação Sem Transformador


Gu1426

Posts recomendados

Será que com isso aqui dá certo?

Utilizei como base o esquema abaixo:

 

fonte_sem_transformador.png.c0e23355b06b878a8d6682d7deee62e7.png

 

No lugar do capacitor de de 600v, coloquei um capacitor de 400v (o valor dele eu não sei), e o capacitor eletrolítico eu coloquei  um de 10v e 1000uF. E antes do capacitor coloquei um resistor de 100 ohms. Retirei os componentes de outra FAST, mas não tenho certeza se dá certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, da certo. Só que esta é de meia onda, eu sempre uso a de onda completa que é um pouco melhor. 

Ligar esse capacitor de 10V sem diodo zener é pedir pra explodir o eletrolítico. 

O que vai alimentar com isso? 

Com capacitor de 2,2uF, a corrente não passa de 150mA.

E lembre-se que dá choque na saída. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Acredito que  esse circuito não funcione muito bem pra rebaixar a tensão de 220V para 6V.

O zener terá que dissipar muita potência.

Um circuito que também possa funcionar razoavelmente seria +/- assim. (Porém é bem limitado quanto a potência de saída)

 

fonte.png.7bc94bee1f28fd2f6a4c1390b5e49a1c.png

 

Caso tenha interesse posso ajudar a simular e especificar os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Não fiz um cálculo para potência dos resistores.

E concordo plenamente que é um sistema horrível de fonte, pois o rendimento dessa fonte é muito baixo.

 

Na verdade nunca implemente esse tipo de fonte, mas já fiz sistemas com conversores CC e (flyback) e com transformadores convencionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Amigos, e assim, será que funciona?

 

1863612907_Semttulo.png.5213580808c50346a51ddf3d2818285e.png

 

Pretendo usar zener de 4v7/5w, que é o que tenho aqui. Pelo que entendo, aqui o capacitor de 1000uF também poderia ser, digamos, 10v ou 16v. Já o capacitor de 470uF... bem, aquele esquema lá em cima, no primeiro post, é de 1uF a 2,2uF, deve ser para 400v. 470 não é muito grande, não? Outra coisa que gostei mas não sei se está certo é que nesse aqui não tem nenhum resistor.

 

O circuito vai alimentar a bobina de um relé 5v (estourando, 40mA~60mA) e um flip-flop desses aqui

 

TTP223_Capacitive_Touch_Sensor_HCSENS0039_Diagram.png.452dc5e420c039c9138e24b93179597c.png

 

que usa menos que 1mA. A ideia é dispensar uma fonte de 5v, usar como fonte de 5v a corrente que já há na tomada, que pode ser de 110v ou 220v.

 

Será que funciona assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 o circuito funciona, mas existe os locais onde pode ser usado ou não. 

Nesse caso me parece ser um sensor de toque, o que não é recomendado. 

Pois vai colocar o dedo ali, então pode dar choque. Se fosse algo com um interruptor isolado até poderia usar. 

Esse tipo de fonte a gente usa em coisas onde ninguém coloca a mão como por exemplo sensores foto elétrico ou de presença. 

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pelo que entendo, aqui o capacitor de 1000uF também poderia ser, digamos, 10v ou 16v.

Correto, pois o zener vai limitar a tensão. 

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Já o capacitor de 470uF... bem, aquele esquema lá em cima, no primeiro post, é de 1uF a 2,2uF, deve ser para 400v. 470 não é muito grande, não?

O capacitor é de 470nF, ou seja menos da metade de 1uF.  E sim se usa 250V para rede de 110 e 400V pra rede de 220V.

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Outra coisa que gostei mas não sei se está certo é que nesse aqui não tem nenhum resistor.

Quando eu uso esse tipo de fonte, costumo colocar um resistor de 100R em série com o zener para protegê-lo. 

Mas aí pra manter a tensão que a gente quer tem que diminuir o valor do zener. 

Se quer 5V, vai um zener de 4V3. Pois os 0,7 que resta fica com o resistor. 

Para 12V uso diodo de 11 ou 10V.

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Independente de funcionar ou não, se a carga é tão baixinha, vai de carregador de celular, vai fornecer de boas os 5 v, creio eu c/ mais eficiência e segurança.

Bem por aí, fonte de celular é fácil de achar e tem uma isolação até que boa. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato, pessoal, olha a plaquinha do carregador de celular já no lugar. O relé vai do outro lado do buraco.

 

abajur.thumb.gif.2d068bcc829ddd566ba2cc005db9b366.gif

 

Quanto a por o dedo, esse foi justo o pedido da usuária. O interruptor que tinha ali queimou. Aí como não tinha interruptor à mão, reaproveitei essa perinha. Mas a usuária:

 

"É... ficou bom, meu filho. Eu tenho que ficar procurando a perinha à noite mas tudo bem.", rs...

 

'brigadão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...