Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Verificar tamanho de memória da Intel Graphics


SimPos

Posts recomendados

Tenho um note com Geforce com 4 GB GDDR5, e o Intel Graphics 630, e estou me perdendo na interpretação.

 

Primeiramente este 630 está vinculado ao meu processador i7-7700hq, e na especificação fiel do site, não tem o total, e sim o alcance máximo que seria de 64 GB (que suponho não alcançar isso)

 

Depois o Aida64 revela um valor mais concreto, 1 GB de memória dedicada

 

Já nas propriedades do Win10 revela 128 MB de memória dedicada.

 

E por último,  achei que isso era feito por algum tipo de swap com a RAM, logo deveria exibir 8 GB de vídeo só da 630, fora os 4 GB da NVidia, mas a real é que a quantia de memória nas propriedades é de 4163 MB (deve ser da NVidia), e os 128 MB dedicada, memória de vídeo do sistema 0  MB, e memória compartilhada 4035 MB).

 

Resumindo, onde se verifica com fidelidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

128 MB é o que é reservado pela placa de vídeo independentemente de qualquer coisa, já na inicialização.

 

Isso é reservado da sua memória principal mesmo (RAM), não da placa da nvidia.

 

O resto é alocação dinâmica, a não ser que você tenha setado na sua BIOS um valor padrão. O sistema conforme pede mais memória de vídeo vai tendo ela alocada pela placa da Intel na sua memória RAM.

 

Depois, quando não precisa mais, é automaticamente liberado também. No geral fica entre 512 MB e 1 GB de memória alocada na utilização normal, mas pode chegar a 2 GB se necessário.

 

64 GB acho que é o máximo que o processador consegue endereçar/utilizar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom então o limite possível de uso é 8 GB que é a minha RAM? Acredito que quantidade não é qualidade, por isso é mais "barato" fornecerem este método para um notebook, é um quebra-galho para games casuais.

 

Mas ainda não entendo porque meu Aida64 informa um total concreto de 1 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SimPos Seria sim os 8 GB da sua RAM, se não fosse por limitação da placa de vídeo e a necessidade do sistema usar uma parte da memória para ele mesmo (claro, a RAM é para isso mesmo).

 

Acho que os Intels usam no máximo 2 GB, mesmo que você tenha mais. Ao menos era assim até as gerações passadas.

 

É realmente mais barato assim, pois não é necessário ter uma memória dedicada à placa de vídeo, que teria de ser instalada à parte na placa-mãe - tal como quando um notebook acompanha placa de vídeo dedicada.

 

De fato não é a mesma coisa que ter 2 GB numa placa separada. Mas é assim também em desktops e com outras marcas como a AMD.

 

O AIDA deve tomar como referência o que está sendo usado no momento, sem muita precisão, ou o que o driver da Intel declara (que também arredonda para um valor mais "comum" e não para o exato). O Windows 10 no gerenciador de tarefas pode te informar exatamente o quanto você está usando no momento - ou programas como o GPU-Z também.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...