Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo no 220v, funciona?


Gu1426
Ir à solução Resolvido por Gu1426,

Posts recomendados

6 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Luís Roberto C. da Silva 35 ohms na entrada e na saída 13 ohms. Esse foi uma tentativa frustrada de reformar um trafo, usei um fio muito grosso e não coube, queria saber se é possível ligar ele em 220v? O enrolamento dele deveria ter 1200 voltas, porém só coube 700.

Já que era para reformar o trafo, deveria recalcular ele, assim teria certeza de poder colocar 220v nele, geralmente o primário em 220v tem um fio bem fino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Isadora Ferraz Por que?

Por causa disso:

56 minutos atrás, Gu1426 disse:

O enrolamento dele deveria ter 1200 voltas, porém só coube 700.

 

No fim você fez um trafo para 127V ou algo próximo a isso.

 

Quem manda na tensão do trafo são as espiras, a resistência não tem nada a ver apenas varia de acordo com a potência dele.

Já vi trafos com resistência de 10R e de 1K e ambos podem ser ligados em 220V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís Roberto C. da Silva @Mestre88 @Isadora Ferraz @Matthwus As dimensões do trafo são bem pequenas: a parte do meio do núcleo tem 2,7cm x 2,0cm (no caso, 2cm é a largura da perna do meio e 2,7cm é a altura do empilhamento de chapas). Alguém sabe dizer qual a tensão e corrente máxima que eu consigo obter no secundário desse trafo? (Lembrando que eu tenho fio suficiente pra dar 900 voltas. Outro detalhe, eu posso usar um fio da mesma espessura nos dois enrolamentos? Ou isso gera algum tipo de perda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

Alguém sabe dizer qual a tensão e corrente máxima que eu consigo obter no secundário desse trafo?

Tem que calcular esse núcleo pra saber quanto sai (ou entra) de tensão em cada espira.

Aí sim determinamos o resto.

9 minutos atrás, Gu1426 disse:

Outro detalhe, eu posso usar um fio da mesma espessura nos dois enrolamentos? Ou isso gera algum tipo de perda?

Se o fio for muito fino do tipo que deve ser usado no primário, terá um secundário muito fraco, aí sim terá perda no trafo, ele consome uma quantidade de energia, mas não entrega toda. A resistência alta do fio fino do secundário não deixa a corrente circular bem.

Se usar fio mais grosso, deveria funcionar muito melhor. Mas aí terá outro problema, os enrolamentos não vão caber.

O objetivo de fio igual é somente em transformadores isoladores do tipo 1:1, com mesma tensão e corrente, se for pra diminuir/aumentar tensão ou corrente, esquece...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Luís Roberto C. da Silva @Mestre88 @Isadora Ferraz @Matthwus As dimensões do trafo são bem pequenas: a parte do meio do núcleo tem 2,7cm x 2,0cm (no caso, 2cm é a largura da perna do meio e 2,7cm é a altura do empilhamento de chapas). Alguém sabe dizer qual a tensão e corrente máxima que eu consigo obter no secundário desse trafo? (Lembrando que eu tenho fio suficiente pra dar 900 voltas. Outro detalhe, eu posso usar um fio da mesma espessura nos dois enrolamentos? Ou isso gera algum tipo de perda?

Esse transformador aguenta 30W.

 

para 220v no primário 283 espiras de fio 30awg.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus @Mestre88 O único problema, é que o fio que eu tenho para fazer o primário, mesmo que eu enrole tudo perfeitinho, o mais compacto possível, não vai ser possível dar mais de 900 voltas, eu uso um calculadora (já mostrei aqui) que até dá dados bem precisos. Mas em todos os cálculos, são necessárias mais de 1100 voltas, o fio que tenho não cabe, e olha que é bem fino. O que faço nessa situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Matthwus @Mestre88 O único problema, é que o fio que eu tenho para fazer o primário, mesmo que eu enrole tudo perfeitinho, o mais compacto possível, não vai ser possível dar mais de 900 voltas, eu uso um calculadora (já mostrei aqui) que até dá dados bem precisos. Mas em todos os cálculos, são necessárias mais de 1100 voltas, o fio que tenho não cabe, e olha que é bem fino. O que faço nessa situação?

Opa perdão, dividi pelo valor errado, as espiras no primário são 944, acredito que não vale a pena, um trafo com essa potencia sai barato, se fosse algum maior ainda compensava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Matthwus Não sei se dá, esse cálculo é para 12V e 1A?

o Secundário pode fazer como quiser, desde que respeite os 30W, que o núcleo suporta, com 12 volts você consegue extrair até 2,5A dele.

 

Só não desça muito a tensão, pois a corrente ira aumentar e você não vai conseguir colocar o fio nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Matthwus Ok. São 944 espiras no primário. E para obter os 2500mA quantas espiras no secundário? Vou começar a enrolar logo.

Se quiser fazer com 944 no primário, vai precisa de 52 espiras no secundário, para 12v (vai oscilar entre 12 e 13), porém essa quantidade de espiras é para baixo rendimento, se quiser um bom rendimento faça o primario com 1527 espiras e o secundario com 83 espiras, no secundário pode colocar um fio 18awg para 2,5A.

 

com as 944 esse trafo vai trabalhar bem quente, recomento fazer com as 1527

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gu1426 disse:

@Matthwus Quente? A qual temperatura mais ou menos? Não precisa ser um bom rendimento.

Faço nem ideia (não é só a questa de temperatura, o núcleo vai ficar meio saturado também o que vai prejudicando o transformador e diminuindo a vida útil), como eu disse é melhor fazer com 1527, assim você não vai ter preocupações com ele.

adicionado 2 minutos depois

o fio 30awg é super super fino, acredito que consegue dar 1527 voltas com ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Matthwus Quantos metros eu compro? Quanto custa?

Vou ir dormir que amanha tenho que acordar cedo, mas vou adiantando que compra por kg, amanha eu vejo quantos.

adicionado 4 minutos depois

Pega um fio mais ou menos da mesma espessura de 1 volta e posta aqui quantos cm deu uma volta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...