Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual fan só com um fan girando.


Posts recomendados

Não sabia se criava esse post aqui, ou na parte de refrigeração e já peço desculpas, mas vamos lá.
Só espero que os craques da refrigeração passem o olho aqui também.

 

Um amigo meu, tinha GTX680. Mais especificamente uma N680GTX Twin Frozr 2gd5/oc. Infelizmente ela faleceu.
Eu tenho uma ZOTAC GTX 680 ZT-60101-10P.
Pedi que ele me desse a finada, pois o sistema de refrigeração dela me interessava, já que é uma dual fan. E a minha é uma single fan.


É claro, antes testei a finada aqui. Vai que né…
Aconteceu o esperado. Nada. O computador sequer a reconhecia para coloca-la como vídeo primário. Iniciava com o vídeo on-board. Mas o que me interessava estava lá, os dois coolers girando. No máximo, inclusive. Já que como a placa estava “morta”, ela não dava o controle de temperatura. Apenas passava a energia cedida pela fonte. Assim eu acredito.

Pois bem, fiz a cirurgia. Transferi todo o “sistema” da Twin Frorz para a minha Zotac. Black Plate, dissipadores, adesivos térmicos e os escambau. Obviamente verifiquei e limpei no processo. Está limpo e os fans estão girando livremente.

Contudo, quando ela liga, apenas uma das fans fica girando. Nos primeiros segundos, quando ligo o computador, as duas funcionam, mas logo depois uma para e a outra continua.
Li em alguns lugares, que tem algumas placas que tem essa configuração em que o segundo fan só aciona após certa temperatura (o que acho uma bobagem, mas…), porém perguntei ao antigo dono, e ele disse que esse não era o padrão original desse cooler, porém apos um tempo ele passou a apresentar esse comportamento.
Resolvi tirar a prova e passei ela por um teste de estresse para elevar a temperatura dela e ver se o infeliz do segundo fan acordava. Ela bateu 85Cº e nada.

Iniciei o computador em modo segurança, pra saber se era algum drive (lembrando que o drive dela está atualizado). Já que a Zotac tem apenas um fan. Antes que imaginem, minha fonte aguenta. Pois é uma TX650 Corsair, e pelo que sei, ela aguenta. Mas mesmo assim, iniciei o computador sem 2 dos meus coolers que uso no gabinete. E nada mudou. Quando liga, o segundo fan funciona, e logo depois para.
 

Percebi que dos 4 pinos, um dos fans recebe os quatros fios provenientes dos pinos, mas o segundo fan (o que não gira, se não me engano), só recebe 3 fios. O fio verde não vai pra ele. É assim de fábrica.
Desinstalei e reinstalei programas de controle de fans. Como o EVGA Precision e MSI AfterBurn, aumentei a porcentagem do cooler e mesmo assim, nada.


Enfim, é isso. Alguém pode me dizer se tem como contornar isso.
Já tenho até pensado em comprar outro dual fan pra colocar nela, como esse por exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811835703-dual-fan-placa-de-video-msi-gtx-560-570-r6950-twin-frozr-2-_JM

Mas tenho medo do problema persistir.

Então amigos, podem me ajudar ou me dar uma luz?

Minha configuração é:

placa-mãe GIGABYTE GA-H61M-S1

CPU i5 3570

12 GB DDR3 Dual Chanel

A dita cuja placa de vídeo

Sistema Windows 10 Pro 64bit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...