Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-Break, estabilizador ou nada, com foco na proteção de HDs?


Posts recomendados

Olá amigos,

sou novo por aqui e ví alguns tópicos sobre uso de No-Breaks e Estabilizadores, alguns condenando outros indicando outras soluções, mas quero uma opinião final depois de tudo que andei vasculhando.Trabalho com fotografia e na minha região as quedas de energia já me fizeram perder 2 Discos Rígidos com fotos de clientes (graças a Deus faço backup Offline).

 

Hoje estou utilizando alguns Docking para HDs Sata e alguns cases externos para fazer backup que também estão no No-Break, uso um Nobreak SMS 1200VA para evitar quedas de energia e o problema de queimar disco rígido se repetir. Pelo que percebi, nem usando No-Break e nem Estabilizador, estarei seguro. Então qual a melhor forma de evitar danos aos meus computadores por causa de quedas de energia? Para evitar sobrecarga, retirei os monitores do No-Break, deixando apenas o PC que consome em torno de 790W. Gostaria da ajude de vocês, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor a usar é um filtro de linha. Estabilizador JAMAIS, ainda mais em fontes modernas com PFC ativo.. 

 

Se sua região sofre com constantes quedas de energia a ponto de danificar HDs como você disse, aí teria que colocar um no-break, mas CUIDADO: os nobreaks comuns de 600VA (exemplo) não passam de "estabilizadores com bateria". Os no-breaks bons são os senoidais de dupla conversão, mas MUITO mais caros (passam facilmente de 2000 reais). 

Caso o problema sejam as quedas mesmo, não tem o que fazer a não ser gastar alguns milhares de reais num no-break bom. Se apenas há flutuações e/ou surtos de tensão, um bom filtro de linha Clamper resolve. Aqui uso um "iClamper Energia 5" tem algum tempo e funciona muito bem.

 

Espero ter ajudado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Silvio Stanislaw Qual é a configuração do computador? Qual é o modelo exato da fonte de alimentação instalada nele?

 

Quedas de energia não danificam equipamentos. Os surtos associados a elas sim. E isso você corrige com um bom filtro de linha com DPS.

 

Estabilizadores e shortbreaks (nobreaks com onda retangular e estabilizador interno) são equipamentos nocivos ao trabalho da fonte e que podem provocar danos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Foxwalt disse:

@Silvio Stanislaw Qual é a configuração do computador? Qual é o modelo exato da fonte de alimentação instalada nele?

 

Quedas de energia não danificam equipamentos. Os surtos associados a elas sim. E isso você corrige com um bom filtro de linha com DPS.

 

Estabilizadores e shortbreaks (nobreaks com onda retangular e estabilizador interno) são equipamentos nocivos ao trabalho da fonte e que podem provocar danos.

 

Processador: AMD FX-8150 Octacore 3.6 / 12Gb RAM Corsair DDR3 1600 / AMD RX460 4Gb

FanCooler 140mm.

6 Fancoolers

4 Hds Sata 7200

1 SSD Corsair 120Gb
Fonte Corsair CX600 80 Plus 600W.

 

Como diferenciar surto e quedas?
meu No-Break é SMS Station II 1200va 2 Baterias 115v/115v de Forma de onda senoidal por aproximação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Silvio Stanislaw Quedas são a simples interrupção do fornecimento de energia. O problema é que, quando ocorrem (tanto ao cair quanto na volta e principalmente na volta), podem ser acompanhadas de surtos de tensão elevados a ponto de danificar equipamentos eletrônicos sensíveis como computadores.

 

Esse computador não consome sequer 300W.

adicionado 1 minuto depois

Seu nobreak não é legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Foxwalt disse:

@Silvio Stanislaw Quedas são a simples interrupção do fornecimento de energia. O problema é que, quando ocorrem (tanto ao cair quanto na volta e principalmente na volta), podem ser acompanhadas de surtos de tensão elevados a ponto de danificar equipamentos eletrônicos sensíveis como computadores.

 

Esse computador não consome sequer 300W.

adicionado 1 minuto depois

Seu nobreak não é legal. 

Então o que eu faço com esse No-Break? Caso eu comece a usar apenas filtros de linha, quando houverem os surtos de energia, não vou perder meus HDS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Silvio Stanislaw disse:

Então o que eu faço com esse No-Break?

Seguindo as palavras do mestre @faller: "não serve nem para alimentar lâmpada de barraca de camping ou radinho à pilha".

 

Quando há fornecimento de energia, o estabilizador presente nesse short-break atrapalha a fonte de alimentação e pode provocar danos. Quando o fornecimento é interrompido e as baterias passam a funcionar, seus equipamentos recebem uma belíssima onda retangular, sendo que o formato das ondas deveria ser senoidal. Ou seja, se há energia, prejudica. Se não há energia, prejudica.

 

1 minuto atrás, Silvio Stanislaw disse:

Caso eu comece a usar apenas filtros de linha, quando houverem os surtos de energia, não vou perder meus HDS?

O filtro vai proteger a fonte e os HDs contra surtos, além de não atrapalhar o trabalho da CX. Não tenho como afirmar se você vai parar de perder HDs ou não, já que isso depende de muita coisa e pode ter relação com outros fatores, mas posso dizer que estaria indo pelo caminho correto.

 

O que pode acontecer, devido apenas à interrupção do fornecimento de eletricidade, é a perda de dados não salvos. Já faz muito tempo que os HDs têm sistemas de proteção para não sofrerem danos em cortes de energia. Contudo, ainda são equipamentos bem sensíveis aos surtos e oscilações elétricas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Foxwalt disse:

Seguindo as palavras do mestre @faller: "não serve nem para alimentar lâmpada de barraca de camping ou radinho à pilha".

kkkkkkk R$580,00 jogados no lixo, será que nem pra ligar os cases e dockstation dos HDs nele, ele vai servir? hahaha

 

7 minutos atrás, Foxwalt disse:

O filtro vai proteger a fonte e os HDs contra surtos, além de não atrapalhar o trabalho da CX. Não tenho como afirmar se você vai parar de perder HDs ou não, já que isso depende de muita coisa e pode ter relação com outros fatores, mas posso dizer que estaria indo pelo caminho correto.

Pelo jeito, o caminho certo é investir uns 2mil em um No-Break de onda senoidal...

 

8 minutos atrás, Foxwalt disse:

O que pode acontecer, devido apenas à interrupção do fornecimento de eletricidade, é a perda de dados não salvos. Já faz muito tempo que os HDs têm sistemas de proteção para não sofrerem danos em cortes de energia. Contudo, ainda são equipamentos bem sensíveis aos surtos e oscilações elétricas.

Perdas de dados não salvos é melhor que perder o hardware e ganhar um processo kkkkk

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...