Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador de Estabilizador de Tensão


Gu1426

Posts recomendados

Hoje consegui este trafo que retirei de um estabilizador muito antigo. Já testei as bobinas, estão todas boas, queria saber se este trafo possui alguma saída 12v ou seria necessário rebobiná-lo. De um lado ele possui 3 fios, do outro lado possui 5 fios em baixo e mais 5 fios em cima. E o que é aquele fiozinho garrado dentro das lâminas do núcleo.

 

1393103810_1210201819651.thumb.jpg.a050a18a1a9503880eb5ed762f94eae9.jpg

 

Notem que este trafo não tem carretel, o que fazer nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Gu1426 disse:

Obs: usando a escala de continuidade, foi possível notar que todos esses fios tem ligações entre si.

Provavelmente tem uma saída entre 12 a 20 vac, o problema você mesmo a disse, todas as saídas tem continuidades entre si, isso ai é um auto-transformador é uma unica bobina com varias derivações, não tem isolação nenhuma da rede elétrica, não recomendo utilizar esse transformador assim não, como ele não tem isolação, ele vai dar um choque legal, digamos que você faça uma fonte 12v, imagina você relar na saída dessa fonte, vai tomar choque, melhor maneira é procurar certinho se tem alguma bobina isolada, ou então rebobina-lo, se quiser utilizar ele assim mesmo, faça por sua conta e risco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus O núcleo dele possui 3,0cm (largura da perna central) e 4,2cm (altura do empilhamento de chapas), para não correr riscos, vou rebobiná-lo para 12+12V, com essas dimensões, quantas voltas deve ter o primário e o secundário? Um pequeno problema que irei ter é o fato de este trafo não possuir carretel, todo o enrolamento foi feito em cima de uma camada de papelão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Gu1426 disse:

Como posso saber quis os fios da rede? São 13 fios

Boa pergunta. 

Precisa descobrir como é a sequência do enrolamento, o primeiro passo é descobrir as pontas, depois deve ir desfazendo as emendas dos intermediários e vai medindo com um multímetro até achar toda a sequência. 

Va colando papéis nos fios e anotando números pra saber quem é o que. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Sim, disso eu já sabia, aliás esse aparelho chegou a pertencer ao meu bisavô, várias décadas atrás. E aliás, a qualidade é bem baixa mesmo, esse trafo deve pesar 800g no mínimo. Além do fato de não possuir um carretel decente, me surpreende o estado do fio esmaltado dele. Não é muito seguro, mas naquela época ninguém dava muita atenção para a segurança mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Vou fazer o procedimento. O fio está em ótimo estado, não quero estragá-lo, para um trafo dessas dimensões, quantas voltas terá o primário e o secundário de 12+12V?

adicionado 59 minutos depois

@Mestre88 @Matthwus Desmontagem concluída:

1927747327_1310201819691.thumb.jpg.533ecbd517026601dbaf92bc741957cc.jpg

 

O enrolamento está em excelente estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gu1426 disse:

quantas voltas terá o primário e o secundário de 12+12V?

Faça as contas aí... 

 

Esse fio é ótimo para o secundário, para o primário ter que ser daqueles fininhos, pra conseguir enrolar e caber tudo. 

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Gu1426 disse:

Desenrolo tudo?

Sim, seria bom arranjar um carretel de plástico. Esse serviço porco de enrolar com fita não é muito bom. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gu1426 disse:

Sim, disso eu já sabia, aliás esse aparelho chegou a pertencer ao meu bisavô, várias décadas atrás

E com certeza seu bisavô ligava nele um TV P & B à válvula, por mais uma coincidência cronológica hoje mesmo meu pai estava relembrando que tinha um aparelho desse na casa do meu avô quando ele era criança. 

Ele disse que quando ligava o chuveiro se mexia nesse aparelho pra ajustar a tensão correta da TV, pois a tensão caia. 

adicionado 0 minutos depois
agora, Gu1426 disse:

@Mestre88 Eu não sei calcular direito. A perna central do trafo tem 3,0cm e o empilhamento de chapas tem 4,2cm.

Use um programa de computador pra calcular, tem vários por aí. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

833608741_1310201819701.thumb.jpg.f200e696b3e7a87311e7ee36bedd4bcc.jpg

adicionado 1 minuto depois

@Mestre88 Recomenda algum? Eu uso um mas não sei onde por o tamanho do núcleo, acho que o primário não terá mais que 500 voltas, correto?

adicionado 4 minutos depois

@Mestre88 E sim, meu bisavô ligava uma TV nele, no enrolamento, tem umas anotações feitas com uma caneta, está escrito 276, acredito que seja o número de voltas daquele enrolamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gu1426 disse:

Recomenda algum?

Eu até tenho um no PC, mas não lembro como chama. Não tô em casa agora. 

10 minutos atrás, Gu1426 disse:

Eu uso um mas não sei onde por o tamanho do núcleo, acho que o primário não terá mais que 500 voltas, correto?

Se for pra 110V pode ser, pra 220V acho que passa de mil. Não tenho certeza. 

11 minutos atrás, Gu1426 disse:

está escrito 276

Isto pode ser data, tipo Semana 2 de 1976. Se bem que acho esse tróço um pouco antigo pra ser desse ano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Também acho meio antigo pra essa data. Não posso usar esse fio no primário, vi um vídeo que o cara só dá 500 voltas pra 220V, será que o cálculo dele estava certo?

Depende do tamanho do núcleo, quanto maior o trafo menos voltas se dá. 

O ruim de usar esse fio é o mesmo que já descutimos em outro tópico essa semana, não cabe o enrolamento no transformador. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Eu acho que cabe, dá pra enrolar 50 voltas em cada camada.

adicionado 2 minutos depois

@Mestre88 O núcleo tem 7,0cm de altura e 8,5 de comprimento. A medida da perna central e do empilhamento já falei acima.

adicionado 9 minutos depois

@Mestre88 Fiz um cálculo a olho bem porqueira mesmo, e acho que cabe 700 voltas desse fio no trafo, porém precisa de espaço pro secundário. Então diria umas 500 voltas

adicionado 35 minutos depois

@Mestre88 Desenrolo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus @Mestre88 Usei essa calculadora online: http://destro.todavia.com.br/cgi-bin/calculatrafo/calculatrafo.cgi

Coloquei entrada de 220V, saída de 12+12 (24V) e corrente de 3A. O núcleo é compatível com as dimensões pedidas. Pede para enrolar 881 do fio 26AWG no primário e 101 voltas de 17AWG (dá pra usar o fio que tirarei do enrolamento). Um detalhe, tenho que enrolar tudo certinho uma do lado da outra ou posso bagunçar um pouco no final?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...