Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso mudar de IDE para AHCI?


Posts recomendados

45 minutos atrás, InicianteAqui disse:

Bom, fiz a troca de um HD por um SSD, instalei o Windows, tudo normal. Estava lendo em alguns fóruns que é interessante mudar as opções da Bios de IDE para AHCI, realmente é necessário?

 

Sim, mas se já instalou o windows caso mude na bios para AHCI o windows não inicializa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em tese, não é necessário, mas em AHCI a performance vai ser melhor. 

Pra tocar, siga os passos abaixo:

 

"A maneira correta de alterar de IDE ou RAID para AHCI é a seguinte: entre no MSCONFIG, configure o computador para reiniciar em Modo de Segurança e reinicie o Windows. Daí você acessa a BIOS do computador, altera o acesso a disco de IDE para AHCI, salva e reinicia o PC.

O Windows vai reiniciar em Modo de Segurança (pois você configurou isso no MSCONFIG). Daí você entra nele novamente, desclica a Inicialização segura, clica em OK e reinicia o Windows. Quando ele voltar, ele estará funcionando com AHCI.

Antes de você fazer isso, detalhe MUITO importante: você deve fazer isso logando em uma conta LOCAL do Windows. Não faça isso usando uma conta Microsoft ou se você faz login com PIN. Se você não tem uma conta local, crie uma, siga a dica que eu dei para mudar de IDE ou RAID para AHCI, e depois apague a conta local que você criou."

 

Fonte: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para SSD é necessário sim usar em AHCI para ter mais desempenho e para a unidade ter uma vida útil mais longa mesmo. Mas ao mudar para AHCI na BIOS se está em IDE, você terá que reinstalar seu Windows, pois mudar de IDE -> AHCI dá uma tela azul e não vai entrar o sistema.

 

Salve seus dados importantes em outro HD do seu PC ou pendrive, crie um pendrive bootável do Windows 10 caso ainda não tenha, aí sim mude de IDE para AHCI e em seguida faça  a instalação limpa. Vale a pena para HDs modernos, imagina então para SSDs.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...