Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD ou Intel x Custo x Benefício?


Posts recomendados

Eu quero comprar uma placa-mãe e um processador. Mas quero reaproveitar meus hardwares atuais. 

8 GB DDR3 (4 pentes de 2 GB DDR3 cada)

Placa de vídeo Gt 730 2GB DDR3 (Pretendo investir em uma placa de vídeo futuramente, mas não é o caso agora)

HD de 1tb

Processador AMD Phenom ii 2x 550 3.1 GHz

placa-mãe SM 3330 (Queimou os capacitores e é o motivo do upgrande)

Fonte genérica

 

Estou bem desatualizado em relação aos hardwares de pc atual. Não costumo investi em meu pc. 

Sobre a fonte:

Encontrei aqui em Salvador o CX 430 sendo vendido por 190 reais novo. 

E o CX 500 sendo vendido por 220.

Acho que posso comopra algum desses sem problema.

Como preciso de gabinete,  creio que esse me servira bem

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-845574757-gabinete-gamer-warrior-multilaser-ga154-533-_JM

 

A grande dúvida é em relação a placa-mãe e processador. 

Muita gende me indicou essa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1116782107-placa-me-asus-m5a78l-m-usb3-plus-am3-frete-gratis-_JM

E o processador no caso seria uma FX 6300. Mas pelo preço da FX 8300, acho mais em conta pegar a FX 8300. Porém vi relatos de que o desempenho da FX nessa placa não é muito bom. Então mandaram eu comprar qualquer uma com o chipset 970. Não entendo muito sobre isso, e meu orçamento não é muito alto. Procede essa informação? Eu no máximo estou pudendo gastar só 1000 e não sei qual placa-mãe comprar.

Já da Intel me recomendaram essa

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1105841969-placa-me-biostar-h110mhv3-h110m-ddr3-1151-_JM

E me recomendaram esse processador da intel

https://m.kabum.com.br/produto/86328/processador-intel-pentium-g4560-kaby-lake-cache-3mb-3-5ghz-lga-1151-intel-hd-graphics-610-bx80677g4560?origem=52&gclid=CjwKCAjw0oveBRAmEiwAzf6_rL8CpS7LEIBh1PU8GeMhfGNXaQuQ8qw6U7LwUrUxgoU-J8RzcjgpjBoC_eMQAvD_BwE

Últimamente vejo muita gente falar da capacidade desse processador. Mas será que vai me servi bem ? Vi pessoas dizendo quem consegue chegar no ultra em jogos com ela, porém com uma boa placa de vídeo é claro. 

Eu siceramente não entendo mais nada sobre a intel, é um modelo atrás do outro que eu nem consigo acompanhar. 

Então criei esse poste para que vcs mais experientes possam me orientar e me indicar a melhor opção. AMD ou Intel ? E qual placa-mãe e processador comprar ? Podem recomendar outras opções, eu apenas coloquei essas porque foram as que me recomendaram. Mas cada vez fico mais indeciso. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Escolher sempre é complicado cara. Um ponto importante que observei é sua placa de vídeo que é muito antiga e bem fraquinha, e considerando o seu orçamento de 1000 reais eu iria com uma mobo a320m e um ryzen r3 2200g que já vem com placa integrada. Daria até pra você vender sua placa de vídeo e comprar uma placa-mãe melhorzinha ou investir em um r5 2400g. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, lPaulo23 disse:

Sobre a fonte:

Encontrei aqui em Salvador o CX 430 sendo vendido por 190 reais novo. 

E o CX 500 sendo vendido por 220.

São fontes descontinuadas, não compensa gastar nelas.

 

Por um pouquinho mais você pega uma Cx450 nova que é melhor que a CX430/500 de rótulo verde.

 

35 minutos atrás, lPaulo23 disse:

Mas pelo preço da FX 8300, acho mais em conta pegar a FX 8300.

Esqueça, esquenta muito e tem tecnologia antiga, vai dar dor de cabeça.

 

36 minutos atrás, lPaulo23 disse:

Já da Intel me recomendaram essa H110M DDR3

Esqueça essa mobo, só se quiser estragar o seu processador usando memória ram DDR3.

 

G4560 não é feito para rodar bem com DDR3, quer investir em algo decente, vá em DDR4, além disso o G4560 é bem de entrada e te ajuda economizar.

 

Uma boa para você usar é AMD Ryzen, vai esquentar pouco e vai dar bom desempenho, além de que você sai de vez do DDR3 e vai para DDR4 que mesmo sendo cara ainda compensa muito mais.

 

Eu recomendo seguir as dicas do amigo @Khalil tuan , o Ryzen 3 2200G com vídeo integrado já dá para fazer algo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, realmente é bem difícil. Eu tenho planos de comprar uma placa de vídeo melhor. Porém por agora não dá, e as placaa de vídeo está bem cara. Essa que você me recomendou é DDR4 né ? O problema é que eu teria que se desfazer de minhas 4 memórias DDR3 pra pegar essa e comprar memória DDR4.

adicionado 4 minutos depois

@Elder Nauvirth É, vou ter que fazer isso pelo visto mesmo. Esse processador que ele me recomendou. Vem com vídeo integrado como ele disse. Então minha placa de vídeo junto com esse processador não faria diferença? Seria inútil? E em relação a essa placa-mãe, estou bem por fora dos processadores ryzer. Eu poderia fazer upgrades no processador futuramente sem a necessidade de trocar a placa-mãe? 

adicionado 8 minutos depois

@Elder Nauvirth Sobre a fonte, eu vou comprar essa que você citou então. Eu pensei que valeria a pena, já que as fontes da corsai sempre foram quem requisitadas. Eu realmente não entendo a diferença pra essa nova. Mas vou pesquisar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, lPaulo23 disse:

@Elder Nauvirth É, vou ter que fazer isso pelo visto mesmo. Esse processador que ele me recomendou. Vem com vídeo integrado como ele disse. Então minha placa de vídeo junto com esse processador não faria diferença? Seria inútil? E em relação a essa placa-mãe, estou bem por fora dos processadores ryzer. Eu poderia fazer upgrades no processador futuramente sem a necessidade de trocar a placa-mãe? 

 

Você pode usar ou vídeo integrado do processador ou a sua gpu, mas por ela ser antiga talvez tenha um desempenho menor.

 

Já quanto a mobo, Ryzen tem vários no mercado, o 2200G e 2400G são os únicos com vídeo integrado e tendo uma mobo am4 já lhe permite upgrade para outro processador do mesmo socket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Então realmente vale a pena. Eu não sei bem a potência desse ryzer. Mas com meu pc os jogos que eu costumava jogar, ele se saia bem. O lol eu jogava com tudo no alto a 100 fps. Tinha outros jogos que ele ia bem, como GTA 4 e alguns outros. GTA 5 não consegui por causa do processador.  Nem fifa 2018. Se caso minha placa de vídeo seja inútil, eu posso já colocar pra vender.

adicionado 0 minutos depois

@Elder Nauvirth E em relação a fontes! Teria outras opções validas ou somente essa cx 450?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, lPaulo23 disse:

@Elder Nauvirth Então realmente vale a pena. Eu não sei bem a potência desse ryzer. Mas com meu pc os jogos que eu costumava jogar, ele se saia bem. O lol eu jogava com tudo no alto a 100 fps. Tinha outros jogos que ele ia bem, como GTA 4 e alguns outros. GTA 5 não consegui por causa do processador.  Nem fifa 2018. Se caso minha placa de vídeo seja inútil, eu posso já colocar pra vender.

adicionado 0 minutos depois

@Elder Nauvirth E em relação a fontes! Teria outras opções validas ou somente essa cx 450?

 

No League eu cheguei a pegar 144fps com resolução personalizada, depois abaixei para 60fps.

 

A Pcyes electro v2 de 430W vai ajudar, é de entrada, mas é boa.

 

Ryzen 3 2200G é um ótimo processador, tendo peças boas dá para tirar bom proveito do desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, lPaulo23 disse:

@Elder Nauvirth Obrigado, sanaram as minhas dúvidas. A melhor opção é fazer isso. Pelo menos não ficarei com dor de cabeça. Sobre a fonte vou pesquisar sobre as 2, a que eu achar com melhor preço eu compro. 

Perfeito.

 

De fonte caso queira optar por outra, você pode pegar uma dessas marcas também:

 

XFX, Seasonic e EVGA.

 

Essas são boas também, além da Corsair e Pcyes.

 

Lembre de não usar estabilizador ou algo do tipo, pois vai danificar a fonte e acabar com o desempenho da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Nossa sobre o estabilizador eu nem sabia. Eu uso meu estabilizado desdo meu primeiro pc. Deve fazer uns 10 anos já. Vou jogar fora depois dessa! Então eu posso ligar direto da tomada tranquilo ?

adicionado 2 minutos depois

@Elder Nauvirth Vou olhar essas fontes também. Eu calculei o orçamento e deu mais de 1300. Mas é o jeito, vou comprar os principais primeiro. Que é Fonte, placa-mãe e processador. A memória vou comprar 4gb DDR4.

Eu olhei as placas, e fiquei entre asus prime e gigabyte. Mas acho que vou de Gigabyte.

adicionado 4 minutos depois
10 horas atrás, mattaus disse:

Comparação de desempenho entre a sua GT 730 e o vídeo integrado Vega 8 do Ryzen 3 2200g

http://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GeForce-GT-730-vs-AMD-RX-Vega-8-Ryzen-iGPU/m12582vsm441833

Deu uma surra na GT! Então posso me desfazer de minha placa de vídeo com antecedência e aproveitar o dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, lPaulo23 disse:

@Elder Nauvirth Nossa sobre o estabilizador eu nem sabia. Eu uso meu estabilizado desdo meu primeiro pc. Deve fazer uns 10 anos já. Vou jogar fora depois dessa! Então eu posso ligar direto da tomada tranquilo ?

 

Não só pode, como deve ligar direto na tomada.

 

Pode usar filtro de linha também, aqui no fórum sempre recomendamos os filtros da clamper.

 

5 horas atrás, lPaulo23 disse:

@Elder Nauvirth Vou olhar essas fontes também. Eu calculei o orçamento e deu mais de 1300. Mas é o jeito, vou comprar os principais primeiro. Que é Fonte, placa-mãe e processador. A memória vou comprar 4gb DDR4.

Eu olhei as placas, e fiquei entre asus prime e gigabyte. Mas acho que vou de Gigabyte.

 

Tenho a Asus Prime, ela é boa, faz OC na memória ram pelo menos.

 

4gb de ram é pouco, você vai usar o pc para jogar, o ideal é 8gb, como será vídeo integrado a melhor opção é 2x4gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

 

Não só pode, como deve ligar direto na tomada.

 

Pode usar filtro de linha também, aqui no fórum sempre recomendamos os filtros da clamper.

 

 

Tenho a Asus Prime, ela é boa, faz OC na memória ram pelo menos.

 

4gb de ram é pouco, você vai usar o pc para jogar, o ideal é 8gb, como será vídeo integrado a melhor opção é 2x4gb.

Obrigado, me ajudou muito mesmo. Vou procurar esses filtros da clamper pra comprar.

Eu vou compra essa da Asus então. Está um pouquinho mais cara, mas tô vendo a galera comentar bem sobre ela. Eu pesquisei um pouco sobre a memória ram de 8gb, e encotrei usada na olx por 250. Acho que vou comprar a memória ram usada mesmo. Porque na loja é bem caro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lPaulo23 disse:

Obrigado, me ajudou muito mesmo. Vou procurar esses filtros da clamper pra comprar.

Eu vou compra essa da Asus então. Está um pouquinho mais cara, mas tô vendo a galera comentar bem sobre ela. Eu pesquisei um pouco sobre a memória ram de 8gb, e encotrei usada na olx por 250. Acho que vou comprar a memória ram usada mesmo. Porque na loja é bem caro. 

Como foi dito antes, a diferença é enorme (e maior ainda em vídeo integrado) entre 1x8gb e 2x4gb de RAM. Faça o possível pra comprar 2 pentes de 4gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A beleza, eu pensei que daria no mesmo comprar 8 gb pra 2 pentes de 4gb. 

 

Eu tava olhando aqui e tem um modelo da gigabyte com 4 slots de memória. O preço é praticamente o mesmo. Vale mais a pena nesse caso ou é a mesma coisa?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1061875956-placa-me-gigabyte-p-amd-am4-matx-ga-a320ma-m2-ddr4-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, lPaulo23 disse:

@Elder Nauvirth Saberia dizer se vale a pena pegar essa com 4 slots ? Se não vou pegar a asus primer mesmo. Quero comprar logo! Só tô na dúvida sobrr essa questão.

Gigabyte é uma boa marca.

 

O bom dela é que você pode tranquilamente colocar mais ram já que é 4 slots, a prime te limita em apenas 2.

 

Melhor ficar na da gigabyte mesmo, eu recomendaria pegar uma B350, uma A320 é boa e para orçamento apertado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Vou de Gigabyte então. 

Até que dá vontade de investir em uma b350. Mas sei que esse dinheiro vai acabar fazendo falto mesmo a diferença aparentando não ser grande. Pesquisando o preço mais baixo que eu vi da Gigabyte b350 foi 500. 

Eu achei dessa marca asrock de 440 reais.

Mas não tenho coragem de compra ela. Vi um colega falar que teve experiências negativas com ela. Cada caso é um caso né, mas seila... 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1070121700-placa-me-asrock-amd-am4-b350m-hdv-ddr4-usb-31-sp-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lPaulo23 Asrock é boa, quase tive uma A320, só não tive porque quando comprei meu kit a Pichau trocou a mobo e me enviou Asus na qual eu já tinha tido péssima experiencia com mobo antiga da marca.

 

A vantagem da B350 é que você vai poder fazer overclock no processador, a A320 só permite na ram.

 

O overclock iria ajudar um pouco no desempenho caso faça, além disso o fan original do processador já suporta um oc básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...