Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de autotransformador 220V para 127V


Gu1426

Posts recomendados

@Mestre88 1.2A...

adicionado 4 minutos depois

@Mestre88 Dá pra usar esse fio? Quantas voltas, aliás, vi um cara no YouTube que usa um fio de uma bitola do início até o tap e depois usa um fio um pouco mais fino, tenho que fazer isso ou posso usar o mesmo fio em todo o enrolamento? Não sei se tenho fio suficiente pra dar mais de 400 voltas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo confesso que me incomodei com sua pergunta de como medir bitola de fio fino sem auxílio de paquímetro ou micrômetro. Afinal não existe outra maneira de medir pequenos tamanhos sem tais ferramentas... até agora. Olha este insight:

tira uma foto com boa resolução e bem de perto do fio do lado de uma reǵua de modo que dê pra ver o fio e uma unidade de mm ou menor com bom foco. A partir daqui já dá pra deduzir o que fazer né? não? .. la vai... Na tela de um programa de desenho qualquer, dê um zoom e use a ferramenta régua ou medir distância ou algo do genero e por comparação medindo uma unidade conhecida e a que você quer, você deduz com boa precisão o diâmetro do fio.

Se esta ideota óbvia d+ você não acha na net, agora tem kk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Com esse fio 21 AWG vai quantas voltas mais ou menos para um bom resultado?

Funciona assim:

Com esse fio você sabe a corrente, que no caso é 1,2A.

Você já tem o núcleo, então basta calcular o núcleo com esse fio pra saber que tensão máxima será aceita.

 

Para 220V deu 850 voltas e a saída de 120V é na volta nº 450.

O núcleo tem que ter no mínimo 32 x 32 mm de carretel pra caber esse fio AWG 21.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Matthwus Usei a calculadora que foi informada nesse tópico:

Coloquei as dimensões do núcleo, coloquei 0 nos campos de corrente e tensão no secundário, deixei apenas o 220V em "tensão do primário". E mostrou 750 voltas, tenho que dar tudo isso, pois acredito que não caiba.

adicionado 1 minuto depois

@Mestre88 Como assim 32x32? São as dimensões da chapa e do empilhamento do núcleo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Matthwus Usei a calculadora que foi informada nesse tópico:

Coloquei as dimensões do núcleo, coloquei 0 nos campos de corrente e tensão no secundário, deixei apenas o 220V em "tensão do primário". E mostrou 750 voltas, tenho que dar tudo isso, pois acredito que não caiba.

Dá diferença entre essas calculadoras por causa das perdas.

Essa que eu usei, eu já testei com outro transformador e realmente funciona.

A média é 800 voltas mesmo, menos que isso o transformador queima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Se eu enrolar bobinas separadas, muda alguma coisa? Aliás, eu fiz um cálculo a olho mesmo e cheguei a conclusão de que cabem no máximo 45 espiras por camada no "carretel". Ou seja, enrolo 45 espiras, passo uma fita e enrolo mais 45 espiras por cima. Será que cabe tudo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Desisto! As voltas ficam tortas pois o fio está marcado. Se eu conseguisse enrolar 600 voltas aí já ia ser um milagre.

Coloca esse fio esticado em um lugar aberto, prende uma das pontas dele, pega um pano, aperta bem no fio e vai passando por todo o fio, esticando ele, passa umas 5 vezes e vai ficar fácil enrolar.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois Bem, comecei a fazer um aqui, para um amplificador, vou tentar posta o passo a passo.

 

Segue o primário sendo bobinado.

P_20181023_110035.thumb.jpg.ee961d5a4a012b469dc3f5fd1f803cb0.jpg

 

 

Não estou conseguindo subir mais imagens, estou com os anexos lotados, entrei em meus anexos, mas não acho a opção de apagar, se alguém souber como apaga.

 

 

É fiz uma pequena **********, coloquei o fio do secundário no lugar do primário, vou precisar desfazer essa bobina, e enrolar o fio certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

@Matthwus @Mestre88 Já comecei a enrolar o transformador, quando terminar eu aviso aqui.

O meu ja esta pronto, só esperando chegar mais uma chapas E e I, pois aumentei o tamanho dele para dar mais potencia, são 1600 watts... mas as bobinas já estão finalizadas.

adicionado 11 minutos depois

Olha umas fotos dele ae

x0e907sjiuturymzg.jpg

 

75k41hg8x1x67dkzg.jpg

 

83ftvd7zlf1b5j7zg.jpg

 

http://www.mediafire.com/view/daqz7iu90uipew5/P_20181028_152649.jpg

 

 

Aumentei o núcleo um pouco para conseguir a potencia que precisava, agr só estou esperando chegar o restante das laminas para fechar ele.

 

primário: 127v

Secundário de 50+50

Secundário de 15+15

 

potencia total 1600 watts.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus Parece que estou condenado a não fazer este transformador, comecei enrolando bem certinho uma do lado da outra, depois as espiras começaram a entortar, vou ter que recomeçar tudo. Só consegui dar 400 voltas...

adicionado 7 minutos depois

Peço o fechamento deste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Matthwus Parece que estou condenado a não fazer este transformador, comecei enrolando bem certinho uma do lado da outra, depois as espiras começaram a entortar, vou ter que recomeçar tudo. Só consegui dar 400 voltas...

adicionado 7 minutos depois

Peço o fechamento deste tópico.

Trafos pequenos não vale a pena, é bom para aprender, mas muito difícil conseguir fechar ele, e são baratos para comprar prontos, compensa mais comprar um, tenho um núcleo aqui que mede 3x3 esta parado la, pois não vale a pena suporta apenas 80W...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gu1426 disse:

@Matthwus Parece que estou condenado a não fazer este transformador, comecei enrolando bem certinho uma do lado da outra, depois as espiras começaram a entortar, vou ter que recomeçar tudo. Só consegui dar 400 voltas...

adicionado 7 minutos depois

Peço o fechamento deste tópico.

Só por curiosidade qual o tamanho do núcleo mesmo, qual bitola de fio esta usando e quantas voltas ?

 

Qual secundário pretende tensão e corrente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...