Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de autotransformador 220V para 127V


Gu1426

Posts recomendados

16 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Matthwus Na verdade é um autotransformador de 220V para 125V, a tensão de entrada, obviamente é 220V, eu pensei em usar esse trafo para outra coisa, pensava em fazer um trafo de 220V na entrada para 12V e 5A.

 

esse fio esta muito grosso, por isso você nao consegue fechar ele...

primário para 220v 733 espiras de fio 33 awg

Secundário 12v 40 espiras de fio 21 awg

 

Assim provavelmente vai conseguir fazer ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pois Bem, as laminas que estavam faltando chegou e consegui finalizar meu transformador.

P_20181108_114814.jpg?1541686028

Note que é um transformador bem grande, primário 127v saída 50+50 e outra de 15+15, mesmo com esse monte de fio, ainda sobrou espaço, talvez até dava pra fazer 127/220 o primário.

A corrente no primário com o transformador sem carga está bem baixa, o que é bom ( tensão da rede um pouco a baixo dos 127v, com 127 o primário fica em torno de 0,2~0,3)

P_20181108_115030.jpg?1541686200

 

A tensão de 15+15 nas extremidades:

P_20181108_115037.jpg?1541686338

 

E a tensão de 50+50:

P_20181108_115301.jpg?1541686401

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bem feito. Ok.. o teste inicial foi aceito. Testes adicionais são interessantes:

-deixe ligado sem carga um tempão e ve se mais que "morna muito"

-coloque carga de modo que caia uns 10% pra 45V e 27V. A esta corrente determine que vai ser a que ele consegue fornecer de boa. claro... consegue mais mas não muito de boa pois...

-Deixe ligado por um tempo. Veja o quanto ele aquece. Se não tiver termômetro, de boa, coloque o dedo mesmo. Algo como ...se não conseguir manter o dedo por mais de 5 segundos é porque tá mais de 70º

-teste que você não consegue e nem precisa fazer (com facilidade) mas me deu vontade registrar é o de isolação. Algo como aplicar 1500Vac x 250uA  e ver se a corrente "pula dum lado pro outro".

 

No+ 10 nota 10!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Matthwus Por extrema preguiça e falta de fio esmaltado, fiz um conversor de 220V para 110V em uma carcaça de fonte ATX, calculei um trafo para 110V e 24V na saída, usei o cálculo mais simples de todos, é só para saber a quantidade de espiras por Volt, deu 385 voltas no primário e 84 espiras no secundário, usando a constante 42, não me perguntem a corrente, vou achar o fio mais grosso que tiver aqui e enrolar o secundário... (são 3.5 espiras por Volt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Matthwus Acabei de terminar o trafo. Primário: dois enrolamentos de 319 espiras com o fio 28 AWG. Secundário: Um enrolamento com 6 derivações, onde pode-se obter tensões de 12V à 30V, usei a variável 35 para o núcleo de 30x40, acho que ele vai esquentar um pouco, pois terá que ficar ligado por 3 horas ou mais, se eu colocar um cooler posso evitar esse problema? Tenho medo de o primário não aguentar. Abaixo uma foto:

 

1802096256_1811201820181.thumb.jpg.4e62ec061b87e5787ed28b1815d34405.jpg

 

A estética ficou horrível (até pelo estado do núcleo), não chega aos pés do trafo feito pelo @Matthwus, mas o importante é funcionar. Os dois fios verdes é para 220V, e um fio verde e o fio azul é para 110V, o secundário começa no fio esmaltado sozinho na parte de cima. Posso ligá-lo sem riscos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Sim, eu tenho um "testa transformador" aqui, acendeu bem fraquinha e deu 28V no último terminal do secundário, um pouco menos do que eu esperava, deu aquele clássico barulhinho de 60Hz, vou passar verniz depois (nas chapas enferrujadas...), vou testar os outros taps, espero que dê 13/14,5V em algum deles, pois a tensão foi um pouco mais baixa que os 30V que eu esperava...

adicionado 15 minutos depois

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Matthwus Fica aí o resultado:

  • Neutro + primeiro tap: 10.8V
  • Neutro + segundo tap: 12.2V
  • Neutro + terceiro tap: 13V
  • Neutro + quarto tap: 23.4V
  • Neutro + quinto tap: Não consegui medi, depois falo
  • Neutro + sexto tap: 28.8V
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Isadora Ferraz Sim, eu tenho um "testa transformador" aqui, acendeu bem fraquinha e deu 28V no último terminal do secundário, um pouco menos do que eu esperava, deu aquele clássico barulhinho de 60Hz, vou passar verniz depois (nas chapas enferrujadas...), vou testar os outros taps, espero que dê 13/14,5V em algum deles, pois a tensão foi um pouco mais baixa que os 30V que eu esperava...

adicionado 15 minutos depois

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Matthwus Fica aí o resultado:

  • Neutro + primeiro tap: 10.8V
  • Neutro + segundo tap: 12.2V
  • Neutro + terceiro tap: 13V
  • Neutro + quarto tap: 23.4V
  • Neutro + quinto tap: Não consegui medi, depois falo
  • Neutro + sexto tap: 28.8V

Com a lâmpada em série ele vai apresentar uma leve queda de tensão no secundário, normal, sem a lâmpada em série essa tensão no secundário aumenta um pouco, esse zumbido pode ser a falta de verniz, chapas não tão bem apertadas, essa constante baixa ai também ajuda no zumbido, se conseguir mede a corrente do primário com ele sem carga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus Ótimo, eu apertei o máximo que consegui com um alicate, amanhã eu passo verniz, usei a variável 35 para economizar fio, na volta 591 o fio acabou e tive que usar um restinho de 30 AWG que tinha aqui, apesar de ter tido que enrolar o fio em um pedaço de papelão, ficou até bom o resultado. Sobre medir a corrente, assim que o meu alicate amperímetro chegar eu te falo.

adicionado 12 minutos depois

@Matthwus @Isadora Ferraz @Mestre88 Será que eu consigo fazer um carregador de baterias (de carro, é claro) com regulagem de tensão usando este trafo que construí? E que não esquente muito, pois o máximo que eu tenho é um cooler de processador para resfriá-lo, pois a última coisa que quero é que não carregue bateria nenhuma e ainda exploda, se bem que eu acho que qualquer carregador que eu faça, sempre será mais seguro que esse aqui:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Gu1426 disse:

Será que eu consigo fazer um carregador de baterias (de carro, é claro) com regulagem de tensão usando este trafo que construí?

Pela espessura do fio fica muito fraco pra isso.

Vai demorar bastante pra conseguir recarregar uma bateria com ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Se eu enrolar com 3 fios esmaltados juntos (21 AWG), daria para carregar uma bateria em até 15 horas? Qual seria o limite de corrente da bateria?

adicionado 56 minutos depois

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Matthwus Bem, o assunto dete tópico virou "Como fazer um carregador de baterias", esse retificador, o SBL3040PT, eu posso usá-lo para alguma coisa nesse carregador? http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/59280/DIODES/SBL3040PT.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como está, eternamente.

Ligue "normalmente": sem lâmpada direto e com uma carga X a qual provoca 10% de queda na vac de saída (bem acho que deu pra entender). Deixe um tempo ligado. Depois vai ter que usar o tato: se não conseguir manter o dedo por mais de 5 segundos, é porque tá mais de 80ºC. E lá dentro tá mais ainda. Mas sem muita paranóia. Mesmo um trafo normal na corrente máxima esquenta placar alho!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Matthwus Deixei um tempo ligado com um cooler como carga, tive que sair, desliguei, depois voltei e liguei de novo, quando liguei, ouvi um estalo no cooler, desliguei e em seguida saiu uma fumaça, acho que torrei as bobinas do cooler, isso não tem problema, mas fiquei com dúvida, o que pode ter causado isso, alimentei o cooler com 14V DC, na verdade 12VAC, que passa pela ponte acho que aumenta um pouco (com 1N4007), o que pode ter queimado o cooler, 2V a mais? Eu verifiquei, não havia nada em curto. Como eu retiro a hélice do cooler? tentei empurrar para cima mas não sai, como eu posso tirar, apesar de ser um cooler normal (da Intel), queria ver se rebobinava ele (eu sou o mestre da burrada), alguém tem ideia do que pode ter sido isso e se não vai danificar alguma bateria que eu ligar nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Matthwus Deixei um tempo ligado com um cooler como carga, tive que sair, desliguei, depois voltei e liguei de novo, quando liguei, ouvi um estalo no cooler, desliguei e em seguida saiu uma fumaça, acho que torrei as bobinas do cooler, isso não tem problema, mas fiquei com dúvida, o que pode ter causado isso, alimentei o cooler com 14V DC, na verdade 12VAC, que passa pela ponte acho que aumenta um pouco (com 1N4007), o que pode ter queimado o cooler, 2V a mais? Eu verifiquei, não havia nada em curto. Como eu retiro a hélice do cooler? tentei empurrar para cima mas não sai, como eu posso tirar, apesar de ser um cooler normal (da Intel), queria ver se rebobinava ele (eu sou o mestre da burrada), alguém tem ideia do que pode ter sido isso e se não vai danificar alguma bateria que eu ligar nele.

as vezes pode ter dado um pico meio alto, retire o selo de papel que tem atrás do cooler, tira uma tampinha de borracha, vai encontrar a ponta com eixo com tipo um "anel oring" retira essa anel, que o eixo sai junto com a hélice...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo dá mais de só 2V a+. Dá quase 17 (12*1.41). E sim isso pode pifar o cooler como aconteceu.

Abra como o amigo @Matthwus falou e confirme que nem vale a pena rebobinar.

 

1 hora atrás, Gu1426 disse:

(eu sou o mestre da burrada)

Se eu te contasse o que eu fazia no início de carreira, você ia chorar.... de rir. Ia se sentir meu discípulo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Gu1426 disse:

que passa pela ponte acho que aumenta um pouco (com 1N4007), o que pode ter queimado o cooler, 2V a mais?

A tensão "aumenta" quando você põe capacitor. 

Se não colocou um o que deve ter estragado o cooler foi a tensão pulsada. 

7 horas atrás, Gu1426 disse:

Como eu retiro a hélice do cooler?

Geralmente tem uma arruela de pressão embaixo do papel. 

 

7 horas atrás, Gu1426 disse:

apesar de ser um cooler normal (da Intel), queria ver se rebobinava ele

Esse aí não dá pra arrumar, tem um circuito eletrônico um pouco complexo dentro, provavelmente as bobinas estão boas. 

 
7 horas atrás, Gu1426 disse:

(eu sou o mestre da burrada),

Nós todos que começamos no ramo por esse caminho fazemos alguma burrada. 

Como dizem, é errando que se aprende. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...