Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de autotransformador 220V para 127V


Gu1426

Posts recomendados

  • Membro VIP

Época estranha essa. Primeiro, muitos tópicos mofados ressuscitados... depois mais de 1 tópico criado pela mesma pessoa sobre o mesmo assunto muitas vezes e as vezes em menos de 1 dia e o pior... cálculos.. iéecaaa.... kk.. calma. Só pra descontrair. 😁

 

Seguinte..Vejamos algo de minha praia 99% prática e 1 teórico...

qualquer trafo 127/220 serve pro seu propósito:

20 minutos atrás, Gu1426 disse:

secundário do autotransformador tem um consumo baixo

Ligue corretamente em 220 e o fio que sobrar e uma fase é o seu 127.

Válido pro contrário também.

 

Olha aí os meus "cálculos"...

Um trafo pequeno... coisa pequena... barbeador, carregador de celular, arduínos, e afins

um médio, coisa média: lampada led, rádio a pilha com fonte e afins

um grande, furadeiras e cia

um grandão, geladeira, máquina de lavar, microondas e etc

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, teoricamente pode fazer com uma volta só e pegar o 127 no meio do caminho. Mas na prática tem forças sinistras trabalhando contra você. Envolve campos magnéticos e seus ainda mais horripilantes.. cálculos kk. Aguarde opiniões de alguém do ramo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule Coincidência, assisti esse vídeo ontem... kkkkkk

adicionado 2 minutos depois

@albert_emule @Mestre88 @Isadora Ferraz Existe algum programa específico para eu calcular isso, apenas pondo as dimensões do núcleo e a tensão desejada?

adicionado 20 minutos depois

@albert_emule @Mestre88 Tem bastante fio 18 AWG aqui pra fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Isadora Ferraz @Mestre88 Se eu enrolar 250 espiras do fio e na espira 125 eu puxar um tap, eu vou obter 110v, o que eu quero é o 125v, então, teoricamente (kkk), se eu enrolar 220 espiras, e na espira 125 eu puxar um fio, eu obtenho os 125/127v desejados?

Pra 220/110 a gente já sabe que é a metade. 

Pra outros valores de tensão use a regra de três. 

Se fosse eu deixaria 220/120V. 

127 é no limite já, se der um aumento na tensão da rede vai pra 130, 135 e pode queimar alguma coisa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só pra constar.. nossa rede é 127. você pode até fazer 110 mas com carga vai cair pra menos de 100. Penso que a máxima carga - portanto máxima potência do sistema - é quando a v cai uns 10%. Se puder conviver com isso, ótimo.

 

Eu já reenrolei trafo em outras épocas e nunca me preocupei com o seguinte... Ao separar as lâminas, você meio que tira sua isolação - tipo um verniz que fica entre uma e outra. Tal isolação é pra ele aquecer menos devido a corrente que passa dentro da lâmina. Sem googlar (só de memória) acho que é corrente de foucault. Como você a-d-o-r-a este lance de teoria e cálculos, seria minimamente interessante pesquisar sobre.

Bem, talvez a ferrugem, como a do video, contribuiu pra isolação. De fato ferrugem e eu .. tudo a ver kk

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Gu1426 disse:

Deve ser o 18 AWG, acredito eu. Não sei calcular isso

Precisa medir mesmo. 

Algo como paquímetro ou micrômetro é util. 

adicionado 0 minutos depois
11 minutos atrás, Gu1426 disse:

Deve ser o 18 AWG, acredito eu. Não sei calcular isso

Precisa medir mesmo. 

Algo como paquímetro ou micrômetro é util. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz O núcleo está bem enferrujado, kkkkk. Então eu faço pra 120V mesmo, kkkk

adicionado 2 minutos depois

@Mestre88 Tem como medir sem o paquímetro?

adicionado 7 minutos depois

@Isadora Ferraz @Mestre88 Como eu posso calcular o primário nessas calculadoras online? Coloquei só 220 de entrada nessa aqui: http://destro.todavia.com.br/calculadora_trafo.php

Deixando a tensão de saída e a corrente em vazio. E deu 126 voltas. Perdão, mas eu não gosto de fazer cálculos manuais, pois as chances de eu fazer algo errado são altíssimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pensando bem... acho que o lance das lâminas meio que ndv. A corrente de foucault seria grande se fosse um bloco só. Por isso as lâminas finas. Talvez só pra isolação magnética (inventei isso agora) e não necessariamente elétrica. Só insight - não pesquisei. E como estás a entrar neste ramo teórico da enrolação (haja vista a quantidade de informação que pede), sugiro que dê uma olhadela nos fundamentos da corrente de foucault. É minimamente curioso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, Gu1426 disse:

Tem como medir sem o paquímetro?

Amigo, acho que você precisa de um auxílio melhor do que te posso dar.

Mas creia-me, se eu fosse do ramo te responderia isso...

agora, Gu1426 disse:

em um núcleo dessas dimensões, quantas espiras são necessárias?

.., com prazer.

abç!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...