Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer "velho" com fonte velha


Posts recomendados

Olá, boa noite!

 

Tenho um computador que atualmente está com as seguintes configurações:

 

Windows 7 Ultimate 64-bit SP1
Processador Intel Core i3 2100 3.10GHz (segunda geração).

Memória RAM 4,00GB Single-Channel DDR3 665 Mhz (9-9-9-24).

placa-mãe ASUSTeK Computer INC. P8H61-M LX (LGA1155).

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce 9800 GT (1GB).

HD 1.5TB.

Agora vamos a minha historinha: Tenho este computador desde 2012, quando me presenteei no natal... Ele tem me servido muito bem nos últimos anos, e a 2 anos atras precisei trocar a sua fonte para dar uma atualizada na placa de vídeo.

Semana passada, meu computador começou a travar, porque estava extremamente sujo. Depois da limpeza (na assistência técnica) a fonte começou a apresentar odor de queimado, um odor beeeem distante, mas que esta aumentando um pouco cada vez que o tempo passa.

Todas as voltagens da fonte estão ok, e as ventoinhas estão funcionando em pleno vapor. Verifiquei todas as temperaturas tanto pelo Speccy quanto pelo HWMonitor... Mas não quero me arriscar por muito mais tempo.

Não sei se estou no post certo mas gostaria de uma dica: com a configuração apresentada acima, qual fonte vcs me indicam para que eu possa comprar? Estou com um orçamento de 250 - 300 Reais, e não posso gastar mais do que isso por enquanto. Alguém pode me ajudar? Quero fazer a reposição desta peça o mais rápido possível, pois dependo do meu computador para que eu possa estudar e trabalhar.

Desde já, agradeço a paciência de vocês (e espero que tenha postado no lugar certo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

E lembre, nada de estabilizador ou coisa do tipo, pois vai danificar a fonte.

Vixe, pior que eu uso estabilizador... O que você me recomenda fazer?

Devo ligar a fonte nova diretamente na tomada com a chave no 220v (a tomada é 220)? E se ocorrer queda de energia, não é perigoso danificar o PC?

Me passa o link de onde posso comprar a CX450?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daniel Loures disse:

Vixe, pior que eu uso estabilizador... O que você me recomenda fazer?

Devo ligar a fonte nova diretamente na tomada com a chave no 220v (a tomada é 220)? E se ocorrer queda de energia, não é perigoso danificar o PC?

Me passa o link de onde posso comprar a CX450?

 

Jogue fora esse estabilizador.

 

Compre filtro de linha da clamper ou ligue direto na tomada.

 

Aqui a CX450 na kabum > CX450 kabum.

 

"Chave" ? Esqueça, fonte boa não tem esse negócinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

 

Jogue fora esse estabilizador.

 

Compre filtro de linha da clamper ou ligue direto na tomada.

 

Aqui a CX450 na kabum > CX450 kabum.

 

"Chave" ? Esqueça, fonte boa não tem esse negócinho.

Desculpe-me pelas minhas perguntas tão iniciante, é que eu sou bem leigo em questão de cabeamento, energia, hardware e etc...
Então deixa eu ver se entendi:

- Compro um filtro de linha e conecto meu monitor e pc nele...
- A fonte não vai ter chave de alternancia entre 110-220v...

- Ligo o filtro de linha na tomada.

 

Resumidamente é isso?

adicionado 3 minutos depois
8 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Aqui a CX450 na kabum > CX450 kabum.

Ela vem sem cabo de alimentação... Compro qualquer uma mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Loures Correto.

 

Entendeu perfeitamente.

 

Sobre aquela questão da chave 115v-230v da fonte, a Cx450 troca a tensão sozinha, então não precisa se preocupar com isso.

 

Do filtro de linha, você pode ligar o que quiser nele, assim você abandona estabilizador para sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Daniel Loures Correto.

 

Entendeu perfeitamente.

 

Sobre aquela questão da chave 115v-230v da fonte, a Cx450 troca a tensão sozinha, então não precisa se preocupar com isso.

 

Do filtro de linha, você pode ligar o que quiser nele, assim você abandona estabilizador para sempre.

Poxa, muitíssimo obrigado... Minha dúvida mesmo agora é só no tipo de cabo de alimentação que eu tenho que pedir. Qual tipo de cabo eu compro? 

O duro é que eu ainda vou gastar com mão de obra técnica para a instalação desta fonte kkkkk'! Mas acho que vai dar pra comprar...

Uma ultima dúvida: Porque dizem que o estabilizador é tão ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Daniel Loures disse:

Poxa, muitíssimo obrigado... Minha dúvida mesmo agora é só no tipo de cabo de alimentação que eu tenho que pedir. Qual tipo de cabo eu compro? 

Se sua fonte tem um cabo de energia pode usar ele.

 

Se não tem um cabo novo custa 12 reais dependendo da loja que for comprar, mas é um padrão mesmo, por exemplo esse aqui: Cabo de alimentação para fonte

 

7 minutos atrás, Daniel Loures disse:

O duro é que eu ainda vou gastar com mão de obra técnica para a instalação desta fonte kkkkk'! Mas acho que vai dar pra comprar...

Se souber fazer por conta própria então faça, ou veja vídeo para aprender, sairá mais barato.

 

8 minutos atrás, Daniel Loures disse:

Uma ultima dúvida: Porque dizem que o estabilizador é tão ruim?

O estabilizador tinha como função principal estabilizar a energia elétrica e mandar ela de forma correta para a fonte, porém ele não faz isso.

 

Ele até estabiliza, mas ele manda a energia de forma incorreta, além de conter reles que atrapalham já que eles são lentos, assim a sua fonte vai sofrendo

 

 Com o estabilizador você faz a fonte do seu pc funcionar fazendo 2 trabalhos, ela tem que estabilizar a energia 2 vezes, até porque se ocorre uma variação o estabilizador deixa passar e a fonte precisa tratar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

"Se souber fazer por conta própria então faça, ou veja vídeo para aprender, sairá mais barato."

Tenho medo de errar kkkkk'! Da ultima vez que fiz manutenção em computadores, foi no ano de 2003.

De qualquer forma, muito, mas muito obrigado mesmo!

(Não sei o que devo fazer, meu computador corre o risco de ficar parado por 7 dias ou mais dependendo do prazo de entrega da fonte... Não sei se devo continuar utilizando ele até fazer a troca, não quero ficar sem editar minhas videoaulas e sem assistir os cursos por EAD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elder, desculpe-me te atazanar com mais esta dúvida, eu juro que será a ultima: Tem alguma fonte um pouco mais barata que supra a minha necessidade? Acho que o limite que eu tenho no cartão não será o suficiente. A Corsair que você me apontou é excelente, mas esqueci que também tem o valor do frete + filtro de linha + instalação. Se puder me ajudar, agradeço muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daniel Loures disse:

Elder, desculpe-me te atazanar com mais esta dúvida, eu juro que será a ultima: Tem alguma fonte um pouco mais barata que supra a minha necessidade? Acho que o limite que eu tenho no cartão não será o suficiente. A Corsair que você me apontou é excelente, mas esqueci que também tem o valor do frete + filtro de linha + instalação. Se puder me ajudar, agradeço muito.

 

Pcyes electro v2 de 430W deverá lhe servir bem.

 

VS400 da corsair também, esse é uma linha bem básica da corsair, mas atende bem desde que não pense em colocar uma gpu com 2 conexões de energia.

 

Para te ajudar em pesquisa, veja algumas fontes dessa marcas:

 

XFX, Seasonic e EVGA.

 

Se tiver alguma delas com preço menor, é possível pegar, mas se não tiver, o jeito é ir na pcyes ou a VS400 da corsair, porém todas essas marcas são de fontes boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

 

VS400 da corsair também, esse é uma linha bem básica da corsair, mas atende bem desde que não pense em colocar uma gpu com 2 conexões de energia.

 

Obrigado por me esclarecer de novo minhas dúvidas ❤️ ! A minha GeFORCE 9800GT se encaixaria neste problema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Daniel Loures disse:

Obrigado por me esclarecer de novo minhas dúvidas ❤️ !A minha GeFORCE 9800GT se encaixaria neste problema? 

Pesquisando pela sua placa de vídeo achei uma nova da nvidia que vai 1 conector de alimentação, se a sua for 1 conector apenas, a VS400 já da conta.

 

Na electro v2 da pcyes tem 2 conectores de alimentação.

 

Se sua gpu não pede alimentação, fique tranquilo que vai dar tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...