Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigojuara

Sobre um Esquematico de leds

Recommended Posts

Boa noite, estou trabalhando em um projeto sobre FPGAs, e quando fui fazer algumas medições apareceu algumas duvidas.

Bom na placa fpga possui alguns leds, acontece o seguinte, quando o led esta aceso a tensão medida é proxima a 0, (0,18V) pra ser exato, e quando o led esta apagado a tensão é 2,5V.

Nao deveria ser ao contrario ? se alguem puder responder.

Segue em anexo o esquematimo dos leds 234242052_SCHleds.JPG.e0c27a033082bbaa05edab81b4ea61c8.JPG

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigojuara ,

O anodo do Led está ligado no +2,5 Volts.

Para que ele acenda, a tensão de catodo deve ser colocada próxima de 0, assim ocorre a condução de corrente.

Não vejo nada errado...

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Rodrigojuara disse:

Nao deveria ser ao contrario ?

Vai uma ilustração para facilitar :Temos ali dois leds, um aceso e outro apagado. Vemos quatro pontos de medição.

Se medir na entrada dele em relação ao negativo teremos valores iguais, porque é a tensão da fonte chegando neles.

Se medirmos na saída do led:

1 - a tensão vai ser a mesma da entrada no caso de APAGADO, uma vez que o led não está consumindo os 2.5V que o fariam acender.

2- a tensão vai ser próxima de zero, já que a fonte está fornecendo os 2.5V e o led está consumindo essa tensão estando ACESO.

'_'

ledoff.png

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Um típico registro de mãos macias kk. Amigo pfv não leve pro lado pessoal pois sei que cada um tem sua limitação e por isso estamos aqui.

Este ramo dos fpga é bem bacana mas envolve algum conhecimento de hw ou seja, tem que sujar um pouco as mãos. Portanto eis aí sua primeira sujeirinha bem limpa pelos amigos.

Agora sim pessoal: pena que "só quer terminar seu tcc" pois é um conhecimento que lhe pode dar boas oportunidades e fazer a diferença neste disputado mercado. Enfim... escolhas.. como tudo na vida.

boa sorte

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk , dá para perceber que é coisa de estudante no detalhe do circuito. A resistência calculada deve ter sido a de 50R e foi selecionada a de 49.9R na limitação de corrente do led.

@Rodrigojuara , só se  usa resistor de precisão quando se faz necessário. O custo é maior e também é mais chato de ser encontrado. Se o cálculo foi de 50R para essa aplicação, então usa-se 47R ou 51R de 5%

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

É Serjão @Sérgio Lembo ... e o detalhe principal é que está usando led verde! Fala sério!

Ah lembrei ... alguns fpga têm controle sobre a capacidade de corrente dos pinos, sabia? Algo como configura como pushpull, open colector e afins. Dá uma olhadela no d.s. dele só por curiosidade e se adeque (ou adecue sei lá .. os 2 tá dando como erro). Adéque (este deu!) também um pouco ao 'mundo real além pino' (inventei isso agora).

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Essa dúvida é a mesma que me deu um certo BUG de intuição quando eu começei a estudar no senai e nunca tinha percebido kkkkkk. Bom, vamos supor um circuito que acende uma lampada por exemplo, constituído por uma lampada, um interruptor e fonte de 220AC, Quando a lampada está apagada, e o interruptor aberto, os 220v fica no interruptor, e quando o interruptor estava fechado e a lampada acesa, dai na chave tinha 0v e na lampada toda a tensão da fonte. Daí depois de pensar um pouco (me deu esse bug por seguir a minha intuição e não lógica), eu me liguei de que eu não tinha reparado nesse detalhe obvio, de que se a tensão não está na lampada, está no interruptor e vice versa....... Ufa, hoje eu vi que não fui só eu que esqueci do obvio kkkkk.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/10/2018 às 23:10, Rodrigojuara disse:

Nao deveria ser ao contrario ?

Resumindo tudo:

Na verdade é você que está medindo ao contrário, para encontrar tensão no led com ele aceso tem que colocar o multímetro diretamente no led. 

O que acontece é exatamente isso que o @K.e.V. T.a.G disse acima, você estava medindo o interruptor e não o led. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais