Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 1800X Qual placa-mãe consegue usar 4x16GB DDR5 3200MHZ ?


Carlos Saad

Posts recomendados

Oi pessoal !!! 

Recentemente eu resolvi trocar minha plataforma de trabalho que atualmente é a seguinte:

FX-8300 + 3x8GB DDR3 1600 + Crosshiar V formula . eu uso pra trabalho intenso como por exemplo: Redenrizar vídeos, legendar , captar áudio e transformar em legendas, conversão de vídeo, digitalização de vídeo ( melhorar a qualidade de vídeos antigos ) em fim, trabalhos desse tipo , o pc fica ligado 24 horas por dia 7 dias por semana, ou seja: só é desligado se houver queda de energia , o uso de todo o conjunto diário é de uma média de 70-80-90% durante ai uns 5 dias da semana , falo dia e noite, durante sábado e domingo, apenas renderização e conversão, ai fica nos 70% ou 60% , pra resumir, é um pc de trabalho. Como já viram, minha configuração já está no limite uma vez que eu já tenho esse pc a mais de 7 anos, ( usava até ano passado o Phenon II X6 1090t ) ou mais que isso, em fim foi comprada desde que a placa-mãe saiu no mercado . 

então resolvi trocar para uma configuração mais robusta onde eu possa ter alguma folga pra fazer novos trabalho enquanto faço os mesmos. ( pretendo fazer tradução enquanto faço o resto ) , então vi na promoção o Ryzen 1800x e o comprei pensando que com as novas placa-mãe Z470 seria mais fácil usar sua capacidade de memória no limite ou seja: 64GB sendo 4 pentes de 16GB em cada sllot , porém me deparei com muitas limitações , todas as placas mãe que vi só aceitam 2 pentes a 3200Mhz ou seja: 32GB o que de momento me serve mas num futuro não vai servir pois é um pc para no mínimo 5 anos e por isso a escolha de AMD por questão de aceitar outros processadores com melhor desempenho futuro , ou seja ( custo beneficio uma vez que só preciso trocar o processador por um melhor ) como ia falando, de momento 32Gb me sevem, mas já estaria no limite também já que uso 24GB hoje a 90-94% , então me deparei como falava com as limitações olhado as especificações das placas mãe, vi que nenhuma delas tem marcado que aceitam 4X16GB à 3200Mhz , só a 2400 e em algumas a 21333 , pelo menos umas que olhei, foram da Asrock, Asus, MSI, gigabyte .... outras não olhei, mais uma coisa a placa-mãe deve ter no mínimo 10 fases , seria melhor as 12 fases por isso olhei apenas placas já por assim dizer top ou medianas , mas uma coisas deve ter no mínimo 8 SATA pois uso 4 HDS , 2 DVDs 1 SSD aqui na Crossahir V está tudo ocupado pois uso a porta SATA do gabinete, assim está tudo lotado, outra coisas portas USB , deve ter no mínimo 8 pois aqui são 12 e tenho 11 ocupadas ( só não está coma s 12 porque não estou usando o Headset ) como podem ver preciso de coisas especificas mas nesse caso até mesmo uma com 8 USB serve mas as SATA tem que ser muitas, mas se tiver alguma com ai seus 6 SATA e 8 USB também pode se remediar.

Então como podem ver são muitas coisas a se levar em conta. 


em fim: alguém sabe que placa-mãe suporta 4 pentes de 16GB trabalhando a 3200Mhz ou até mesmo nos 3000 ou 2933 ??? 


já venho procurando a mais de 3 semanas e não consigo achar nenhuma .


Desde já gradeço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do orçamento. Existe a 470 Taichi, pelo menos de nome( a 370 é muito bem falada), custará uns 1200,00.

Mas existem 450 muito boas, desde que tenham 4 slots de  RAM. Preço em torno de 700. Comprei a AR 470 SLI, estou esperando o kit para montar AM4 que não veio no cooler que eu comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Carlos!

 

Você quis dizer as X470 (ao invés de Z470), mas a questão é que você "mata" o custo benefício uma vez que elas são mais novas e consequentemente mais caras.

Você deveria ter avaliado que a primeira geração de Ryzen (Summit Ridge) é limitada em relação ao suporte à Memórias RAM e não será somente a placa-mãe uma limitante mas também, agora, o processador.

Outra questão é que há placas mãe que dão suporte sim à 64GB 3000MHz, porém são módulos de memória que não encontramos no Brasil sil sil... Assim, você mais uma vez "matou" o ganho que teve nessa promoção (desculpe mas estou sendo realista).

 

Vou deixar meu caso pra você tê-lo como informação e exemplo.

Tenho uma AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming (A mais top da AsRock da primeira geração -comprei com o mesmo pensamento que você, longividade-). O modelo de minhas memórias não está listado na lista oficial no site da AsRock (QVL) mas elas funcionam próximo da frequência nominal (3466MHz), ou seja, 3200MHz (tudo bem que são só dois módulos).

Assim, considero que deva sim comprar as memórias com maior frequência que seu bolso deixar, pois na maioria dos casos, a frequência real fica setada numa ou duas abaixo posições abaixo da frequência nominal.

 

Partindo para a "solução":

Uma vez que já comprou esse processador, faça uma lista com todas as memórias que encontrar no mercado e que lhe atenderá em relação ao custo + frequência. Baixe os QVL das placas mãe que julgar interessantes para você e filtre a partir dessa lista (No Excel você faz isso com relativa facilidade). Não despreze as placas mãe X370!!

 

Deixo alguns links que ajudarão seu trabalho:

GSkill Desktop Memory (Aqui estão filtrados os modelos 4x16GB)

X470 Motherboad comparison (Algumas especificações das melhores X470)

Um link com outros links rs

 

Espero ter ajudado um pouco e qualquer dúvida, estamos aí!

Sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem. é a X470 mesmo pois peloq eu andei lendo, elas tem maior estabilidade, e com certeza deve aceitar ai novos processadores AMd quee stão por vir, assim eu falei em custo beneficio falando em troa de processador, uam vez que é um pc para trabalho e vai durar no minimo 5 ou 7 anos, sem troca alguam de componente. eu peguei o 1800X por 949,49 e ainda parcelado em 12x e depoisd e comprar parcelado, liguei na operadora e tive uma parcela gratis para pagar a vista, assim ficou muito barato mesmo. mas em fim, a quetão das memórias é qeue stou quebrando a  cabeça  já via várias placa-mãe e não vi nenhuma que suporte isso, nem mesmoa  que estava prestes a comprar qeu era a Crosshiar VI HEro suporta isso então ainda não olhei a crosshiar VII . vou dar uam olahda

adicionado 18 minutos depois
2 horas atrás, PedraX disse:

Depende do orçamento. Existe a 470 Taichi, pelo menos de nome( a 370 é muito bem falada), custará uns 1200,00.

Mas existem 450 muito boas, desde que tenham 4 slots de  RAM. Preço em torno de 700. Comprei a AR 470 SLI, estou esperando o kit para montar AM4 que não veio no cooler que eu comprei.

bem... como é um pc para 5 ou 7 anos, o orçamento é um pouco elevado uma vez que será apeans placa-mãe e memória, então até 1.500,00 ta de boa , pois preciso que ela trabalha o tempo todo fria, aqui a crosshiar v trabalha o tempo todo com a maior temperatura de 45 graus, assim ela está novinha e nunca deu sequer um travamento em todos esses anos, nem mesmo an atualização do wind... que deixou o pc lento ela continua forte e fimrme, tablah 24 horas por dia, então resolvi pegar outra placa bem parruda pois é trabalho pesado, sobre as memória eu pensei em ai seus 2.300,00 em 32GB de inico para depois colcoar amsi 32GB, eu já vi muitas corsair de 3600mhz  por 2500,00 32GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até uma A320 aceitarão os novos processadores (serão 4 gerações ao todo). O que você falou é meio lógico pois afinal, se é mais recente, em tese, vai estar mais refinado e consequentemente suportará melhores as memórias. Se prestar atenção no que escrevi, virá que mesmo com uma placa nova o seu processador será um limitante uma vez que os modelos novos (de processadores) seguem a lógica acima descrição (refinamento).
Volto a repetir, não descarte as X370. Há sim algumas placas mãe com suporte à memórias de 4000Mhz (OC) mas são memórias não encontradas aqui, então não adiantou muito, entendeu?

Releia o que eu escrevi anteriormente e acredito que fará uma boa escolha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Carlos Saad disse:

alguém sabe que placa-mãe suporta 4 pentes de 16GB trabalhando a 3200Mhz ou até mesmo nos 3000 ou 2933 ??? 

O controlador de memória fica na CPU, não na placa-mãe.. Mesmo com um ou dois pentes de RAM na placa, MUITO dificilmente você conseguiria colocar elas em 3200MHz, por causa das limitações do controlador de memória dos Ryzen de 1ª Geração.. Seria quase como ganhar na loteria.. O normal, seria na casa dos 2933 ~ 3000MHz..

 

Com 4 pentes de RAM, a não ser que você ache algum kit compatível e testado pra tal (acho impossível até), você vai ter de mirar em algo mais modesto, como 2666MHz, com alguma tunagem manual.. Nisso, as placas da ASUS são BEM melhores que as demais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, eu hoje olhei varios modelos e peloq eu vi até agora as asus X470 ou X370 Crosshir , são amsi digamos o qeu procuro, ams ainda estou olahando outras marcas como MSI , pelo que vi só vai ser possivel usar 2400 e no máximo 2666 então terie que comprar os 64Gb de 2666 ou 3000 , m,as ainda não decidi, vi alguns kits com 64GB 32000 mas nenhuma placa-mãe aceita até agora, só aceita 2 pentes a 2933 ou em modo O.C para os 32000 mas achoq eu é só 2x8 e não 2x16 o que seria inviável pois o minimo aqui é os 32Gb que com certeza já vão estar no limite. se ao menos os preocessadores da intel mantivessem ai por umas 3 ou 4 gerações a mesma plataforma... ams tem qeu ser todo ao uma, ai ninguém aguenta, por isso procuro custo beneficio já que terei qeu trocar daqui a alguns anos somente o processador ai por um de 3 ou 4 geração isso daqui a uns 3 anos e ainda comprando usado e amsi barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...