Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Luiz Eduardo Biaco

Usar o mesmo sistema operacional em outra máquina sem formatar

Recommended Posts

Eu estou prestes a montar um PC novo e não irei gastar com armazenamento pois já tenho 800GB (um de 500GB e outro de 320) de espaço. Nesse HD de 500GB está instalado o Windows 10, e eu queria saber se é possível eu instalar o HD na máquina nova sem perder o OS (que é original, tenho desde o lançamento), apenas reinstalando os drivers do novo PC ou se é necessário formatar por cima. E se for necessário formatar, irei perder a minha chave? Já formatei muito PC com Windows original e mesmo assim pedia a ativação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Luiz Eduardo Biaco Eu já fiz isso e funcionou, só que tem que ficar ligado nos drivers.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui testei usar um HD com Win10 de um notebook para outro (os 2 com CPU e chipset Intel) e deu tela azul, não adianta... quando mudei em 2015 de placa-mãe do meu PC de mesa (de uma Asus P8Z68-V PRO para a atual Asus Z170-PRO) não pude aproveitar a instalação do Windows 10 da Z68 porque dava tela azul antes mesmo de eu abrir o o navegador para baixar drivers do hardware novo.

 

Você terá que formatar seu HD/SSD e fazer uma instalação nova do Windows 10. Porém sua licença original está atrelada à sua placa antiga, logo sugiro você criar uma conta da Microsoft e incluir a sua licença do Windows 10 na mesma (fiz isso em 2015 quando mudei de placa-mãe como falei acima via suporte 0800 da Microsoft, um "portuga" lá me ajudou, não lembro exatamente como faz). Instalei do zero o Windows 10 na placa atual e fiz login na minha conta Microsoft e pronto, ativou o Windows 10 permanentemente na Asus Z170 PRO, deixando a antiga sem a chave. Posso formatar agora quantas vezes quiser o meu RAID-0 de SSDs que assim que estiver conectado à internet estará ativo meu Windows 10.

 

Qualquer dúvida escreve para o suporte da Microsoft ou liga no 0800 deles, são bem eficientes e resolvem o "problema" que é bem comum essa questão da troca da placa-mãe.

 

Abraço.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu já esperava que desse tela azul, até porque vou migrar da Intel pra AMD, então não tem o que fazer. Obrigado pela resposta, espero que dê certo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Luiz Eduardo Biaco disse:

@Paxton Fettel e se eu desinstalar todos os drivers pelo Gerenciador de Dispositivos, deixar sem nenhum driver e instalar os novos, será que é possível?

image.thumb.png.ea0c11f8cb3d111bb5264f1c07830542.png

Rapaz nunca testei isso, mas ao ligar o PC ele naturalmente vai chamar os drivers durante o boot mesmo, e é aí que dá ruim geralmente, não dá tempo de você instalar outros drivers...dependendo se forem máquinas parecidas, pode até entrar no Windows e trocar os drivers (vai ficar meio capenga e estável), mas o mais certo mesmo é dar tela azul  direto amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Luiz Eduardo Biaco, esse tipo de uso vai trazer problemas. Em alguns casos, não é muito e em outros o sistema se vê incapaz de iniciar - especialmente se tratando de marcas diferentes de processador.

 

Uma alternativa disponível, é colocar o HD no novo PC e iniciar (realizar boot) pela mídia de instalação e apenas atualizar, mantendo os dados de usuário. De qualquer maneira, é de extrema importância que já tenha um backup de seus arquivos mais relevantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bryan Sheldon sim, foi isso que fiz. Tenho um CD do Windows 7 Starter original que foi comprado a uns 8 anos atrás, instalei, ativei e atualizei direto pro Windows 10 sem nenhum problema e sem perda de arquivos. Obrigado a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×