Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Luiz Eduardo Biaco

Usar o mesmo sistema operacional em outra máquina sem formatar

Recommended Posts

Eu estou prestes a montar um PC novo e não irei gastar com armazenamento pois já tenho 800GB (um de 500GB e outro de 320) de espaço. Nesse HD de 500GB está instalado o Windows 10, e eu queria saber se é possível eu instalar o HD na máquina nova sem perder o OS (que é original, tenho desde o lançamento), apenas reinstalando os drivers do novo PC ou se é necessário formatar por cima. E se for necessário formatar, irei perder a minha chave? Já formatei muito PC com Windows original e mesmo assim pedia a ativação.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Luiz Eduardo Biaco Eu já fiz isso e funcionou, só que tem que ficar ligado nos drivers.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui testei usar um HD com Win10 de um notebook para outro (os 2 com CPU e chipset Intel) e deu tela azul, não adianta... quando mudei em 2015 de placa-mãe do meu PC de mesa (de uma Asus P8Z68-V PRO para a atual Asus Z170-PRO) não pude aproveitar a instalação do Windows 10 da Z68 porque dava tela azul antes mesmo de eu abrir o o navegador para baixar drivers do hardware novo.

Você terá que formatar seu HD/SSD e fazer uma instalação nova do Windows 10. Porém sua licença original está atrelada à sua placa antiga, logo sugiro você criar uma conta da Microsoft e incluir a sua licença do Windows 10 na mesma (fiz isso em 2015 quando mudei de placa-mãe como falei acima via suporte 0800 da Microsoft, um "portuga" lá me ajudou, não lembro exatamente como faz). Instalei do zero o Windows 10 na placa atual e fiz login na minha conta Microsoft e pronto, ativou o Windows 10 permanentemente na Asus Z170 PRO, deixando a antiga sem a chave. Posso formatar agora quantas vezes quiser o meu RAID-0 de SSDs que assim que estiver conectado à internet estará ativo meu Windows 10.

Qualquer dúvida escreve para o suporte da Microsoft ou liga no 0800 deles, são bem eficientes e resolvem o "problema" que é bem comum essa questão da troca da placa-mãe.

Abraço.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

eu já esperava que desse tela azul, até porque vou migrar da Intel pra AMD, então não tem o que fazer. Obrigado pela resposta, espero que dê certo. 

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Luiz Eduardo Biaco disse:

@Paxton Fettel e se eu desinstalar todos os drivers pelo Gerenciador de Dispositivos, deixar sem nenhum driver e instalar os novos, será que é possível?

image.thumb.png.ea0c11f8cb3d111bb5264f1c07830542.png

Rapaz nunca testei isso, mas ao ligar o PC ele naturalmente vai chamar os drivers durante o boot mesmo, e é aí que dá ruim geralmente, não dá tempo de você instalar outros drivers...dependendo se forem máquinas parecidas, pode até entrar no Windows e trocar os drivers (vai ficar meio capenga e estável), mas o mais certo mesmo é dar tela azul  direto amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Luiz Eduardo Biaco, esse tipo de uso vai trazer problemas. Em alguns casos, não é muito e em outros o sistema se vê incapaz de iniciar - especialmente se tratando de marcas diferentes de processador.

Uma alternativa disponível, é colocar o HD no novo PC e iniciar (realizar boot) pela mídia de instalação e apenas atualizar, mantendo os dados de usuário. De qualquer maneira, é de extrema importância que já tenha um backup de seus arquivos mais relevantes.

Compartilhar este post

Link para o post

@Bryan Sheldon sim, foi isso que fiz. Tenho um CD do Windows 7 Starter original que foi comprado a uns 8 anos atrás, instalei, ativei e atualizei direto pro Windows 10 sem nenhum problema e sem perda de arquivos. Obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais