Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relé temporizador . sem desenergizar bombinas.


Posts recomendados

olá você respondeu um tópico desses a uns três anos atrás, não tentei reproduzir aqui e ainda não consegui,

 

Enfim preciso frear um motor AC com corrente CC, , ou seja toda vez que interromper a AC, inserir CC por cerca de 3 segundos, e estou fazendo através de um relé porém preciso que fique no automático , sem uso de botões.

adicionado 2 minutos depois
agora, Luiz Henrique3926 disse:

olá você respondeu um tópico desses a uns três anos atrás, não tentei reproduzir aqui e ainda não consegui,

 

Enfim preciso frear um motor AC com corrente CC, , ou seja toda vez que interromper a AC, inserir CC por cerca de 3 segundos, e estou fazendo através de um relé porém preciso que fique no automático , sem uso de botões.

* digo tentei reproduzir.

adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz

Meu querido não precisa do push button. É automático. Os  [+] e o [-] são representação da sua fonte 12V que deve ser ligada simultaneamente com seu motor. mas isso é fácil pra você entender né??! ou não?? Tá bom, entendeu.

A teoria:  ao ligar, o capacitor está descarregado quase um curto e aciona o relé por tempo R da bobina * C 1000uF ou algo assim. O relé mantém o contato até uns 8V. Se quiser ir mais fundo, tem até uma matemática com logarítimo e tal pra você calcular o tempo direitin tipo o tempo que o capacitor leva pra carregar com 4V (12-8) mas esta não me pertence mais.

 

Ei ... acho que coloquei o diodo no lugar errado. É em paralelo com capacitor. Na dúvida, coloque os dois...

[+]-o--[1000uF]--o-[bobina]--o-[-]    |            |     

adicionado 5 minutos depois
4 minutos atrás, Luiz Henrique3926 disse:

olá você respondeu um tópico desses a uns três anos atrás, não tentei reproduzir aqui e ainda não consegui,

 

Enfim preciso frear um motor AC com corrente CC, , ou seja toda vez que interromper a AC, inserir CC por cerca de 3 segundos, e estou fazendo através de um relé porém preciso que fique no automático , sem uso de botões.

adicionado 2 minutos depois

* digo tentei reproduzir.

adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz

Meu querido não precisa do push button. É automático. Os  [+] e o [-] são representação da sua fonte 12V que deve ser ligada simultaneamente com seu motor. mas isso é fácil pra você entender né??! ou não?? Tá bom, entendeu.

A teoria:  ao ligar, o capacitor está descarregado quase um curto e aciona o relé por tempo R da bobina * C 1000uF ou algo assim. O relé mantém o contato até uns 8V. Se quiser ir mais fundo, tem até uma matemática com logarítimo e tal pra você calcular o tempo direitin tipo o tempo que o capacitor leva pra carregar com 4V (12-8) mas esta não me pertence mais.

 

Ei ... acho que coloquei o diodo no lugar errado. É em paralelo com capacitor. Na dúvida, coloque os dois...

[+]-o--[1000uF]--o-[bobina]--o-[-]    |            |     

você respondeu assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok. Imagino algo como...

Se a chave ld do seu motor ac for 2 polos e reversível, você pode usar o outro polo e o lado reverso pra disparar o relé de acordo com o esquema que passei naquela época. Ou seja cada vez que desliga haveria o contato do rele jogando o dc no motor por Rbobina*C tempo.

Desta vez to sem papel pra desenhar. Tenta analisar aquele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...