Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Média Aritmética Dinâmica por intervalo


Posts recomendados

Bom dia, galera. Estou precisando tirar a média aritmética de cada mês de diversos anos. Tenho uma planilha como a mostrada na imagem abaixo. Na primeira coluna os dias de 2007 à 2018 e na segunda coluna os valores que preciso tirar a média. Gostaria de uma fórmula que a partir de certo critério existente na primeira coluna, pegasse os 30 valores respectivos da segunda coluna e me devolvesse a média. Exemplo, pegar as células da primeira coluna que contenham "07/2007" e fazer a média dos valores da segunda coluna correspondentes a ela, ou seja, me devolverá a média de julho de 2007. Assim, colocando essa fórmula na primeira célula ali do lado de jul/07 e puxando pra baixo, ela vai mudando os critérios pra ir fazendo as médias de cada mês!

 

Estou precisando muito de ajuda! Desde já, obrigado. Caso não entendam algo, é só perguntar que eu já respondo.

image.thumb.png.d1ea1e2083d125edba0db4914233f1ea.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Gabriel.

Considerando que os critérios na coluna C sejam datas e não textos, cole a fórmula matricial abaixo em D4 e arraste.

Coloquei o intervalo até a linha 100, ajuste se necessário.

 

=MÉDIA(SE(MÊS($A$1:$A$100)=MÊS(C4);SE(ANO($A$1:$A$100)=ANO(C4);$B$1:$B$100)))

Lembrando que por ser fórmula matricial, após colar a fórmula na célula aperte F2 e em seguida aperte juntas Ctrl+Shift+Enter.

 

Se você não conseguir, disponibilize  uma amostra do seu arquivo Excel, não imagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, oswaldo. Primeiramente, muito obrigado. A ideia da fórmula parece realmente que resolverá o problema que citei. No entanto, aqui está dando um problema na hora de aplicá-la, provavelmente relacionado a ser matricial como você disse ali. Eu aperto F2 e nada ocorre. Ao enter ser apertado (pra validar a fórmula) aparece o erro da imagem abaixo.

 

Estou enviando a tabela aqui pra ver se o erro é só aqui.

Deve ser algo simples que não estou vendo... Desde já, muito obrigado.

image.thumb.png.c28aa6940bdf61ebd4f7b8e9c9f79162.png

media.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Gabriel.

Segue abaixo a fórmula ajustada conforme o lay out da sua planilha.

Caso volte a ocorrer o erro que você relatou acima (que provavelmente se deve à operação de copiar aqui do fórum, que às vezes carrega "sujeira"), tente colar antes no Word ou no Bloco de Notas e depois cole no Excel, talvez a sujeira caia pelo caminho. Se não resolver veja se na fórmula colada não há espaços ou caracteres estranhos à fórmula. Em último caso será preciso digitar a fórmula.

=MÉDIA(SE((MÊS($A$2:$A$1000)=MÊS(D4))*(ANO($A$2:$A$1000)=ANO(D4));$B$2:$B$1000))

 

Na planilha que você disponibilizou há células vazias na coluna B e isso interfere no valor da média calculada pela fórmula acima. Essa outra abaixo não leva em conta as células vazias, então o valor retornado será superior ao valor retornado pela fórmula acima. Aí veja a que te interessa usar.

=MÉDIA(SE((MÊS($A$2:$A$1000)=MÊS(D4))*(ANO($A$2:$A$1000)=ANO(D4))*($B$2:$B$1000<>"");$B$2:$B$1000))

 

Lembrando que a inserção de ambas deve ser finalizada no modo edição (F2) com Ctrl+Shift+Enter e não somente Enter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...