Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte variável - Ponte Retificadora Esquema Elétrico


Alberth OC

Posts recomendados

Olá pessoal, estou vindo aqui porque preciso da ajuda de vcs. Estou para no começo de novembro entregar um pequeno projeto de eletrônica para a faculdade para ser usado em outros componentes, o problema é que para o meu projeto, precisarei fazer uma ponte retificadora na minha fonte alternada porque estarei utilizando Capacitores eletrolíticos de 2200uF e 1000uF de 25V. A minha dúvida é na hora de elaborar o esquema elétrico no Proteus. Como infelizmente eu ainda não manjo do programa (estou aprendendo sozinho e na marra) estou tendo algumas dúvidas para saber se o esquema elétrico está correto. Outra coisa, está faltando ali um resistor variável (trimmer) de 4.7K Ohms que não consigo achar no Proteus (e nem sei se existe nele). Para os que entendem aqui do Proteus, poderiam me dizer se o meu esquema elétrico está certo? E se não, poderiam falar onde está o erro para ser corrigido? Os componentes que estarei usando na minha fonte alternada são esses:

 

Spoiler

 

Transformador secundário 12V + 12V, 1A (1 Unid)

Diodo retificador 1N4007 (4 Unids)

Capacitor Eletrolítico 1000uF (Filtro) para cada ampère, 60% de tensão RMS para o secundário (1 Unid)

Capacitor Eletrolítico 2200uF (1 Unid)

Regulador de Tensão LM317 (1 Unid)

Trimmer 4.7k Ohms

Resistor de 220 Ohms

Fusível 1A

Chave Liga/Desliga

 

 

Este é o esquema elétrico usando apenas dois diodos como exemplo que a minha professora deu:


ij43FVt.png

Este é o esquema que estou montando para usar os capacitores com tensão de 25V (LEMBRANDO QUE ESTÁ FALTANDO O BENDITO TRIMMER DE 4.7K OHMS QUE NÃO ACHEI NO PROTEUS):


1913143436_minhafonte.thumb.PNG.53cbcc770f41e824ca98eed95b3f8217.PNG

 

Se puderem me dar um help nesse momento ficaria agradecido, a outra parte difícil é montar esse esquema desenhando na placa lisa banhada no percloreto que comprei (não usarei a placa perfurada).

  • Curtir 1