Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte variável - Ponte Retificadora Esquema Elétrico


Alberth OC

Posts recomendados

Olá pessoal, estou vindo aqui porque preciso da ajuda de vcs. Estou para no começo de novembro entregar um pequeno projeto de eletrônica para a faculdade para ser usado em outros componentes, o problema é que para o meu projeto, precisarei fazer uma ponte retificadora na minha fonte alternada porque estarei utilizando Capacitores eletrolíticos de 2200uF e 1000uF de 25V. A minha dúvida é na hora de elaborar o esquema elétrico no Proteus. Como infelizmente eu ainda não manjo do programa (estou aprendendo sozinho e na marra) estou tendo algumas dúvidas para saber se o esquema elétrico está correto. Outra coisa, está faltando ali um resistor variável (trimmer) de 4.7K Ohms que não consigo achar no Proteus (e nem sei se existe nele). Para os que entendem aqui do Proteus, poderiam me dizer se o meu esquema elétrico está certo? E se não, poderiam falar onde está o erro para ser corrigido? Os componentes que estarei usando na minha fonte alternada são esses:

 

Spoiler

 

Transformador secundário 12V + 12V, 1A (1 Unid)

Diodo retificador 1N4007 (4 Unids)

Capacitor Eletrolítico 1000uF (Filtro) para cada ampère, 60% de tensão RMS para o secundário (1 Unid)

Capacitor Eletrolítico 2200uF (1 Unid)

Regulador de Tensão LM317 (1 Unid)

Trimmer 4.7k Ohms

Resistor de 220 Ohms

Fusível 1A

Chave Liga/Desliga

 

 

Este é o esquema elétrico usando apenas dois diodos como exemplo que a minha professora deu:


ij43FVt.png

Este é o esquema que estou montando para usar os capacitores com tensão de 25V (LEMBRANDO QUE ESTÁ FALTANDO O BENDITO TRIMMER DE 4.7K OHMS QUE NÃO ACHEI NO PROTEUS):


1913143436_minhafonte.thumb.PNG.53cbcc770f41e824ca98eed95b3f8217.PNG

 

Se puderem me dar um help nesse momento ficaria agradecido, a outra parte difícil é montar esse esquema desenhando na placa lisa banhada no percloreto que comprei (não usarei a placa perfurada).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Digite pot na busca e deve aparecer um tal de hgpot ou algo assim. Ei-lo.

Ah sim... trimmer e potenciômetro são eletricamente a lesma lerda.

 

Eu tinha colocado apenas o POT e mudado o valor, decidi mudar e colocar esse POT HG e deixei como 4.7k Ohms, agora é ver se esse esquema está certo, pois ai eu jogo na parte de desenhar no proteus o circuito e fazer a mão na minha placa lisa. Obrigado @Isadora Ferraz!

 

 

novo esquema.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, aphawk disse:

@Alberth OC ,

 

Tem certeza sobre esse capacitor de 1.000 uF NA SAÍDA do LM317 ?

Dá uma olhada melhor no datasheet ...

 

Paulo

 

Pois é, eu tmb tô achando estranho, pois a lista deu a indicativa de colocar esse 1000uF, mas no esquema elétrico dela tem um de 10uF. Eu já estou agora vendo uns vídeos pra passar esse circuito para o desenho no PCI com o Proteus, mas ainda não estou instalando os componentes, apenas montando o circuito. Teria ideia se esse capacitor de 1000uF não poderia ser trocado por um de 10uF?

adicionado 1 minuto depois

E pra deixar claro, eu não consegui achar o LM137HV, logo peguei o LM317T.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se no esquema do exercício tem apenas 2 diodos, porque colocou 4?

Para o tipo de fonte e transformador usado, os dois diodos a mais estão inúteis. Poderia ligar o negativo da fonte no terminal do meio do transformador, como aparece no desenho do exercício.

O segundo esquema, está totalmente errado na parte do potenciômetro e ligação do LM317. Confira com o primeiro esquema, é apenas um copia e cola, não há outra maneira de fazer.

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, Alberth OC disse:

eria ideia se esse capacitor de 1000uF não poderia ser trocado por um de 10uF?

Pode. É o correto.

2 minutos atrás, Alberth OC disse:

E pra deixar claro, eu não consegui achar o LM137HV, logo peguei o LM317T.

Mesma coisa. Só muda a aparência do componente.

LM317T é o que vai encontrar quando for comprar um de verdade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Se no esquema do exercício tem apenas 2 diodos, porque colocou 4?

Para o tipo de fonte e transformador usado, os dois diodos a mais estão inúteis. Poderia ligar o negativo da fonte no terminal do meio do transformador, como aparece no desenho do exercício.

O segundo esquema, está totalmente errado na parte do potenciômetro e ligação do LM317. Confira com o primeiro esquema, é apenas um copia e cola, não há outra maneira de fazer. 

adicionado 3 minutos depois

Pode. É o correto.

Mesma coisa. Só muda a aparência do componente.

LM317T é o que vai encontrar quando for comprar um de verdade.

 

Obrigado @Mestre88, então como ficaria a ligação com quatro diodos com o LM317 (se é que usarei ele com essa ponte)? E estou fazendo com quatro diodos porque estarei utiilizando capacitor de 2200uF de 25V, se eu usar com dois diodos como mostra a primeira imagem, teria que usar um capacitor de 2200uF de 50V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Alberth OC disse:

E estou fazendo com quatro diodos porque estarei utiilizando capacitor de 2200uF de 25V, se eu usar com dois diodos como mostra a primeira imagem, teria que usar um capacitor de 2200uF de 50V. 

A tensão depende do tipo de transformador, não tem nada a ver com a quantidade de diodos.

Se seu transformador fornecer tensão abaixo de 25V, use capacitor de 25V. Se for acima use de 50.

Para o capacitor de 25V o ideal é um trafo de 15+15V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Mestre88 disse:

A tensão depende do tipo de transformador, não tem nada a ver com a quantidade de diodos.

Se seu transformador fornecer tensão abaixo de 25V, use capacitor de 25V. Se for acima use de 50. 

Para o capacitor de 25V o ideal é um trafo de 15+15V.

 

Pois é, eu questionei isso quando perguntei a ela, não estou querendo trabalhar com uma tensão alta, até porque para a aplicação da minha fonte, o máximo que preciso é uma tensão de 5V ou até menos dependendo da circunstância. Ela até disse que como as tensões seriam somadas por conta do transformador e teria que fazer a multiplicação por raiz de 2, o certo era realizar uma ponte para poder usar os capacitores de 25V. Eu falando isso até pareço iniciante em eletrônica, muito por culpa da própria professora em não conseguir explicar direito o que se precisa fazer, somado que minha turma está junta com uma de eletrônica e os caras não param de ficar falando na hora da aula. Até peço desculpas por tantas perguntas, mas é a única saída que tenho para resolver este impasse e criar a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monte como está no esquema elétrico. Aproveite e aprenda como funciona a retificação com 2 e com 4 diodos. A lista de componentes tem um erro pois relaciona trafo com tap central (12+12) e 4 diodos e o capacitor de 1000 uF. Como o esquema usa o trafo com tap central concluo que o erro é relacionar 4 diodos. A professora quer que monte uma fonte, faz parte deixar o pessoal  "se virar" um pouco. Como já sugerido consulte o datasheet do LM317.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Alberth OC disse:

teria que fazer a multiplicação por raiz de 2

Exatamente por isso que eu disse 15, quando multiplicar por raiz de 2 terá o valor 21. Os capacitores não podem trabalhar muito no limite, o próximo valor de transformador é  de 18V. A tensão de pico pra esse é de 25V, igual a do capacitor, por isso não serve.

 

Para o caso da ponte de 4 diodos na ligação tradicional, essa que você fez. Terá aumento na tensão, se por exemplo o transformador é de 15+15V vai ter 21V com dois diodos e 42V com 4 diodos.

Isso é um quebra galho quando precisamos aumentar a tensão (quebra galho, pois a corrente é que cai pela metade).

 

Agora que vi que é um trafo de 12+12V, nesse caso é só dois diodos. Como eu disse acima, com 4 a tensão dobra.

Terá 16V na saída, pode usar o capacitor de 25V tranquilamente.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ricardov disse:

Monte como está no esquema elétrico. Aproveite e aprenda como funciona a retificação com 2 e com 4 diodos. A lista de componentes tem um erro pois relaciona trafo com tap central (12+12) e 4 diodos e o capacitor de 1000 uF. Como o esquema usa o trafo com tap central concluo que o erro é relacionar 4 diodos. A professora quer que monte uma fonte, faz parte deixar o pessoal  "se virar" um pouco. Como já sugerido consulte o datasheet do LM317.

 

Obrigado pela dica @Ricardov, estou consultando aqui o datasheet do LM317, eu sei que ela quer fazer o povo 'se virar', mas algumas ajudas seriam importantíssimas para que o pessoal acabe não criando uma bomba na hora da apresentação! Hahaha

 

6 minutos atrás, Mestre88 disse:

Exatamente por isso que eu disse 15, quando multiplicar por raiz de 2 terá o valor 21. Os capacitores não podem trabalhar muito no limite, o próximo valor de transformador é  de 18V. A tensão de pico pra esse é de 25V, igual a do capacitor, por isso não serve.

 

Para o caso da ponte de 4 diodos na ligação tradicional, essa que você fez. Terá aumento na tensão, se por exemplo o transformador é de 15+15V vai ter 21V com dois diodos e 42V com 4 diodos.

Isso é um quebra galho quando precisamos aumentar a tensão (quebra galho, pois a corrente é que cai pela metade).

 

E afinal, qual será a tensão do transformador que será usado?

 

 

Entendi @Mestre88, sobre o transformador eu comprei um 12V+12V com 1A e a tensão de saída que usarei na fonte chegará a no máximo 5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma dúvida pessoal, como eu poderia colocar um display de 7 segmentos de três dígitos bem ali perto da tensão de saída para mostrar o quanto de tensão estará sendo distribuído na saída? No caso o esquema com dois diodos? Teria que colocar um resistor para não queimar o display e de mais ou menos quantos Ohms seria? Eu tenho esse display que veio junto com o kei de Arduino que adquiri e gostaria de utilizá-lo na fonte, se possível é claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ricardov disse:

Só com o display não é possível. Teria que usar um módulo pronto de voltímetro digital. Para o display funcionar precisa de outros componentes agregados. Um voltímetro DC de ponteiro é fácil de instalar.

 

Ok, andei procurando e achei um mini voltímetro DC e usarei ele nesse projeto no lugar do display de 7 segmentos. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal trago novidades, conforme eu tinha digo com vcs, estava com o problema na fonte por conta da tensão muito alta na saída que impossibilitava o uso dos capacitores de 25V. Pois bem, dps de ficar quebrando um pouco a cabeça e conversando com um professor, conseguimos chegar a este esquema elétrico:

 

fonte2.thumb.PNG.07efa0b0de5b128db616a68e6db2a8fc.PNG

 

Como puderam ver, o último terminal do transformador foi removido e sem uso e em seu lugar foi colocar o segundo terminal ligando diretamente na ponte dos diodos sem precisar aterrá-lo, no fim consegui chegar a uma tolerância que pode ser usada pelos capacitores.Na próxima imagem eu mostro como ficou os sinais no osciloscópio (lembrando que não sou profissional no Proteus, logo se a ligação estiver errada, favor dizer para que seja corrigida):

osci.thumb.PNG.ca7f0f245d25ae3585a6c2f9f218d18d.PNG

 

A linha amarela corresponde ao sinal AC do transformador, a linha azul é da ponte que, pelo que estou vendo, junto com a ligação do capacitor está me gerando uma corrente DC. A outra ligação que tinha feito foi ligar o segundo terminal no anodo do diodo e aterrá-lo, fazendo com que ele me gerasse uma tensão de saída de aprox. 19V. Lembrando que se eu por acaso aterrar o último terminal a tensão de saída será aprox. 40V, ou seja, muito alta. Acredito que esse seja o esquema da minha fonte com ponte retificadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Mestre88 disse:

o esquema que sua professora deu, com dois diodos. 

...que se denomina retificador de onda completa com transformador com center tape (caso sua prof tenha esquecido de mencionar...)

 

O seu está semi certo e semi errado ao mesmo tempo. Está utilizando onda completa com ponte num trafo com center tape. Nada contra mas considere um trafo sem center tape. Google imagens retificador onda completa pra você ter 1ou+ ideia.

 

Agora o seguinte... sem querer encostei o ponteiro do mouse no terra do seu circuito acima e afff... quase tomei um choque virtual! Pode me falar o porquê? Ou pergunte pra sua professora.

adicionado 5 minutos depois
2 horas atrás, Mestre88 disse:

o esquema que sua professora deu, com dois diodos. 

...que se denomina retificador de onda completa com transformador com center tape (caso sua prof tenha esquecido de mencionar...)

 

O seu está semi certo e semi errado ao mesmo tempo. Está utilizando onda completa com ponte num trafo com center tape. Nada contra mas considere um trafo sem center tape. Google imagens retificador onda completa pra você ter 1ou+ ideia.

 

Agora o seguinte... sem querer encostei o ponteiro do mouse no terra do seu circuito acima e afff... quase tomei um choque virtual! Pode me falar o porquê? Ou pergunte pra sua professora.

 

Ah ... e sobre isso

 

5 horas atrás, Alberth OC disse:

gerasse uma tensão de saída de aprox. 19V. Lembrando que se eu por acaso aterrar o último terminal a tensão de saída será aprox. 40V

... é na real ou na virtual? Na 2ª, penso que você deve alterar alguma caracteristica do trafo no proteus. Vá nas suas propriedades e veja algo meio intuitivo lá... nem lembro o quê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Agora o seguinte... sem querer encostei o ponteiro do mouse no terra do seu circuito acima e afff... quase tomei um choque virtual!

Se não me engano o proteus da erro se não aterrar o gerador. 

Acho que foi esse o motivo desta ligação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pode ser. Mas como o amiguinho é 1/2 cab... ops! ...sem noção (eletronicamente falando claro), é bom ele "ficar experto"...

 

Olha só, me desculpe a arrogância, mas em nenhum momento eu lhe ofendi ou te tratei de forma desrespeitosa, o fórum é para que pessoas com dúvidas postem para que alguém as possa solucionar ou ajudar da melhor maneira possível, se quer ficar se gabando por ter mais conhecimentos que o meu (e provavelmente tem porque eu estou ainda prendendo eletrônica, ngm nasceu já aprendendo tudo) peço para que não perca seu tempo postando aqui e faça algo de melhor. Agradeço a sua ajuda anterior, mas ela não é mais bem vinda pra mim. #pas.

 

Aos outros, obrigado pela ajuda e qualquer coisa estarei aqui. É vivendo que se aprende, os erros vou coletando para não cometer mais. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obviamente esta não foi a intenção mas mesmo assim te peço perdão. Creia-me: a sua opinião é muito importante pra nós.

5 horas atrás, Alberth OC disse:

Agradeço a sua ajuda anterior, mas ela não é mais bem vinda pra mim

Por gentileza, confirme isso mantendo o ponteiro do mouse no meu lindo avatar e clicando em "ignorar". Isso evita que , logado, você possa se ofender desnecessariamente ainda mais com meus posts para outrem.

Agradeço e... perdão de novo.

boa sorte

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...