Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Investimento no setup de até R$3.000,00


Posts recomendados

Galera bom dia, tarde ou noite para todos primeiramente.

 

A pouco tempo tenho me encontrado numa dúvida cruel, acontece que minha placa de vídeo (Gigabyte Radeon HD 7850 2GB) queimou e me veio a pergunta se eu deveria investir em um upgrade no meu PC ou apenas em uma nova placa de vídeo, a minha configuração é a seguinte:

 

placa-mãe: Intel DH77EB

Processador: i7 2600

Memórias: 2x 4GB Hyper Fury 1333 Mhz

Fonte: Corsair 500w

 

Realizei umas pesquisas e notei que o processador ainda roda alguns jogos da atualidade, como BF e GTA e com algumas placas novas, como por exemplo 1060/1070 TI e RX580.

 

Gostaria de saber de vocês se vale a pena manter a configuração e buscar uma placa de vídeo mas nova que trabalhe em harmonia com o processador, ou se devo investir em novas memórias, placa-mãe e um novo processador?

 

Outro ponto que gostaria de discutir seria que talvez eu me interesse em fazer um overclock no processador (depois de estudar sobre isso claro) e tentar rodar ele em uns 4.0Ghz, qual a placa-mãe que ainda suporta esse processador que possa propor OC?

 

 

A minha condição é de no máximo R$3.000,00

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CaaSEP Olá,

 

Com R$3.000,00 dá para você pegar um Ryzen 5 1600 + B350 + 8GB DDR4 e ainda sobra para pegar uma GTX 1060 ou RX 580. Este será um belo up na sua máquina. O Ryzen 5 ainda é desbloqueado para OC, já que é algo que está interessado (só se atente que a as placa-mães de chipset A320 não permitem). Com isso dito, seu i7 é capaz de levar essas GPUs razoavelmente bem na maioria das situações, talvez em jogos muito dependentes de CPU, ele as segurem um pouco, mas não tanto. Então vai do que acha melhor..

 

15 horas atrás, CaaSEP disse:

Outro ponto que gostaria de discutir seria que talvez eu me interesse em fazer um overclock no processador (depois de estudar sobre isso claro) e tentar rodar ele em uns 4.0Ghz, qual a placa-mãe que ainda suporta esse processador que possa propor OC?

Seu processador é bloqueado para overclock, na Intel apenas processadores que terminam em K permitem OC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kris Wannieg disse:

@CaaSEP Olá,

 

Com R$3.000,00 dá para você pegar um Ryzen 5 1600 + B350 + 8GB DDR4 e ainda sobra para pegar uma GTX 1060 ou RX 580. Este será um belo up na sua máquina. O Ryzen 5 ainda é desbloqueado para OC, já que é algo que está interessado (só se atente que a as placa-mães de chipset A320 não permitem). Com isso dito, seu i7 é capaz de levar essas GPUs razoavelmente bem na maioria das situações, talvez em jogos muito dependentes de CPU, ele as segurem um pouco, mas não tanto. Então vai do que acha melhor..

 

A minha ideia seria realmente em manter esse processador ou atualizar para os da nova geração intel (como os i5 8400 ou 8600k) até porque pelas pesquisas que fiz achei bom. 

Quanta a plataforma AMD eu ainda não convenci que seja um bom processador para games e afins (opinião pessoal) irei pesquisar mais afundo mas pelo o que eu vi o clock já é um pouco inferior em comparação ao i7 mas vi que possui mais cache e threads, no caso dessa troca seria realmente vantajoso/perceptivo na minha configuração?

 

1 hora atrás, Kris Wannieg disse:

Com isso dito, seu i7 é capaz de levar essas GPUs razoavelmente bem na maioria das situações, talvez em jogos muito dependentes de CPU, ele as segurem um pouco, mas não tanto. Então vai do que acha melhor..

 

As GPU's que citei são umas que eu gostaria de ter em meu setup, mas em consideração que não sou uma pessoa que joga online em configuração máxima e em modo offline (na maioria das vezes) mas penso mais na longevidade do meu setup mesmo sabendo que tenho peças já descontinuadas. Nesse caso seria interessante então fazer o upgrade para as gerações mais novas de todas as outras peças ?

 

1 hora atrás, Kris Wannieg disse:

Seu processador é bloqueado para overclock, na Intel apenas processadores que terminam em K permitem OC.

 

ah sim entendo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CaaSEP O Ryzen são excelente processadores, melhores para multitarefas e, teoricamente, com maior longevidade além da possibilidade overclock em todos os seus processadores. Justo dizer, os Intel ainda tem uma vantagem quando falamos apenas de quantidade de FPS médio, mas é uma diferença que só aparece quando falamos de placas de vídeo High End (GTX1080 para cima) em monitores 144hz. Nessa linha (até uma GTX 1070), se houver alguma diferença entre FPS, geralmente é menos de dez, sendo que um i5 8400, com uma placa-mãe simples como a H310, ainda assim sairia uns R$300 mais caro que um Ryzen 5 1600. 

 

Honestamente, a única vantagem real que há nos Intel (e para muitos é irrelevante) é o fato de todos os seus processadores possuírem vídeo integrado, ou seja, em um desastre da sua placa de vídeo queimar (o que é raro se colocar uma fonte de qualidade) você não fica sem PC se não tiver outra.

 

Quanto ao que é mais interessante, upgrade total vs só GPU, como disse, seu i7 leva a 1060/580. Na sua situação, eu compraria apenas a GPU e, se visse que não tá legal, aí sim veria o upgrade do resto. Os jogos citados usam muito processador (GTAV, Battlefield) então fazendo o up da GPU, já conseguiria ter a noção se o resto se faria necessário.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Kris Wannieg disse:

@CaaSEP O Ryzen são excelente processadores, melhores para multitarefas e, teoricamente, com maior longevidade além da possibilidade overclock em todos os seus processadores. Justo dizer, os Intel ainda tem uma vantagem quando falamos apenas de quantidade de FPS médio, mas é uma diferença que só aparece quando falamos de placas de vídeo High End (GTX1080 para cima) em monitores 144hz. Nessa linha (até uma GTX 1070), se houver alguma diferença entre FPS, geralmente é menos de dez, sendo que um i5 8400, com uma placa-mãe simples como a H310, ainda assim sairia uns R$300 mais caro que um Ryzen 5 1600. 

 

Honestamente, a única vantagem real que há nos Intel (e para muitos é irrelevante) é o fato de todos os seus processadores possuírem vídeo integrado, ou seja, em um desastre da sua placa de vídeo queimar (o que é raro se colocar uma fonte de qualidade) você não fica sem PC se não tiver outra.

 

Quanto ao que é mais interessante, upgrade total vs só GPU, como disse, seu i7 leva a 1060/580. Na sua situação, eu compraria apenas a GPU e, se visse que não tá legal, aí sim veria o upgrade do resto. Os jogos citados usam muito processador (GTAV, Battlefield) então fazendo o up da GPU, já conseguiria ter a noção se o resto se faria necessário.

 

 

Realmente seu ponto de vista me esclareceu muito bem as ideias na minha cabeça, irei investir na placa de video e ver o comportamento do meu setup, caso eu me sinta a vontade de fazer o upgrade do restante irei para o R5.

 

Muito obrigado @Kris Wannieg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...