Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Inês Vieira

Problema na VGA ou na Fonte? "Out of Range!" e tela preta!

Recommended Posts

Montei uma build quase toda nova, de antigo só a fonte (Corsair HX750w) e a VGA (GTX970). Tudo funcionava ok até ontem, quando do nada, ao jogar Assassin's Creed: Odyssey por umas 3h, o monitor "travou", ficou tudo preto e aparecendo um erro de "out of range!" na tela, sendo que tudo estava configurado normalmente (60Hz, 1080p). O erro ocorreu em teste com outros jogos e o PC de vez em quando, ao reiniciar, liga com as cores em preto e branco.

Passei o DDU e reinstalei drivers, limpei os contatos da placa de vídeo e afins, e nada. As temperaturas do PC oks: CPU e GPU ~60° em load (cooler box aqui, Nordeste). Hoje o erro aconteceu até quando eu estava navegando na Internet . Fiz uma instalação limpa do Windows 10 pra testar e, 30 minutos depois, o monitor "apagou" e o PC desligou. Ao ligar novamente, a "placa" apontou que o PC foi desligado devido a um surto de energia (a opção de proteção tá habilidade na placa-mãe).

Entrei no Windows no modo VGA e, ao tentar acessar o 3D Vision pra ver se tinha algo a ver com ele, tela preta de assim que abri o software (idem pra parte 3D do Painel de Controle NVIDIA), PC reiniciou. Desinstalei o 3D Vision e seus drivers por achar que era ele que estava mexendo em algo nos Hz, tentei rodar AC:Odyssey de novo e BOOM, tela preta, PC reiniciando.

Não tem como ligar o PC pra testar sem a VGA, afinal Ryzen...E por enquanto, navegando na Internet e nada do erro, ao menos desinstalar o 3D Vision ajudou a manter o PC ligado...

Detalhe 1: quando as peças novas chegaram, eu testei a fonte com um multímetro pra não ter futuros problemas, todas as tensões estavam ok.

Detalhe 2: a placa-mãe veio da loja com defeito na porta ethernet. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, Inês Vieira disse:

Ao ligar novamente, a "placa" apontou que o PC foi desligado devido a um surto de energia (a opção de proteção tá habilidade na placa-mãe).

Eu tive um problema semelhante com minha 770.. Temperatura dentro dos padrões, mas desligava ao bater 70ºC e retornava esse erro da fonte.. Pensei na fonte, mas no fim das contas, era a GPU, que tinha uma parte sem nada de pasta térmica.. Sei lá o porque que aconteceu isso e não sei como ela não queimou por isso..

Talvez, seja hora de revisar sua placa, se nunca o fez.. Meu erro acontecia somente ao forçar ela, ao contrário do seu, que ocorre em outras circunstâncias.. Qual versão de driver tá usando?

Compartilhar este post

Link para o post
agora, RS Faria disse:

Eu tive um problema semelhante com minha 770.. Temperatura dentro dos padrões, mas desligava ao bater 70ºC e retornava esse erro da fonte.. Pensei na fonte, mas no fim das contas, era a GPU, que tinha uma parte sem nada de pasta térmica.. Sei lá o porque que aconteceu isso e não sei como ela não queimou por isso..

Talvez, seja hora de revisar sua placa, se nunca o fez.. Meu erro acontecia somente ao forçar ela, ao contrário do seu, que ocorre em outras circunstâncias.. Qual versão de driver tá usando?

A versão do driver é a mais nova, 416 alguma coisa. Testei com a 411 e nada mesmo problema.

A placa nem chega nos 60 graus: baixei o FuMark pra rodar um stress test ontem e, imediatamente ao clicar em "Go", o PC desligou (ou seja, nem rodou nada e já desligou)... E nem tenho como revisar, a placa ainda tá na garantia de 3 anos da EVGA.

Tirando o caso do FuMark, o desligamento é meio aleatório: consegui ontem ainda jogar por umas 2h antes da tela ficar preta. E aparentemente o problema é só no vídeo, não com a mobo, visto que eu aperto CAPS LOCK e a luz do teclado acendo normalmente, e se eu apertar o botão de desligar o PC ele faz o procedimento como se o PC estivesse desligando normal do Windows...

Compartilhar este post

Link para o post

@Inês Vieira

Teste a última versão 300 do driver da NVIDIA.. 399.24, se não me engano.. Driver de placa de vídeo é algo que você NÃO precisa atualizar constantemente..

Sua 970 ainda tá na garantia?

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, RS Faria disse:

@Inês Vieira

Teste a última versão 300 do driver da NVIDIA.. 399.24, se não me engano.. Driver de placa de vídeo é algo que você NÃO precisa atualizar constantemente..

Sua 970 ainda tá na garantia?

Comprei em 2015. Como são 3 anos, acaba a garantia agora em Novembro, comprei uma fonte nova pra testar, por via das dúvidas, e amanha vou deixar na casa de um amigo a VGA...

Não acredito que seja problema de driver: tava o 411 antes e ela rodava sem problemas até sábado. 

Compartilhar este post

Link para o post

É, problema na VGA mesmo. Meu amigo testou e no início tava tudo ok, passou 2 dias jogando de boa.

Domingo e ontem começou a apresentar o mesmo problema: tela preta, reiniciando o PC.

Vamos ver como vai ser o RMA...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais