Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mantenho meu i7 2600 ou faço um upgrade em todo o PC?


Posts recomendados

E aí pessoal!
Faz um tempo estou pensando em atualizar meu computador pois acho que estou tendo um pouco de gargalo devido ao meu processador e minha RAM e final do ano agora eu teria uma boa grana para investir, algo em torno de R$ 3.000,00.

Comecei montando umas configurações por conta própria e pesquisando o ganho de desempenho por cada peça e acabei encontrando vários videos comparando o i7 de segunda geração, que é o que eu possuo, com as novas e não percebi tanto ganho de desempenho como imaginei a principio. Então a minha duvida é: vale a pena eu investir em uma placa-mãe, processador e memória RAM novas ou mantenho minha placa-mãe com meu processador e tento só dar um upgrade na RAM?

 

As minhas specs atuais são as seguintes:

 

placa-mãe: ASUS P8H61

Processador: i7 2600 3.4Ghz
Memória RAM: 8GB DDR3 1333Mhz
Placa de vídeo: Geforce GTX 1070 8GB DDR5 1595Mhz

Fonte: EVGA 750w

HD: SSD 240GB Kingston

 

O que estava pensando em comprar:

 

placa-mãe: Gigabyte H370 AORUS GAMING 3 WIFI - kabum

placa-mãe:  Gigabyte AMD AM4 ATX B450 AORUS PRO WIFI - kabum 
Processador: i5 8400 2.8GHz (4.0GHz Max Turbo) - kabum

Processador: AMD Ryzen 5 2600X 3.6GHz (4.25GHz Max Turbo) - kabum

Memória RAM: 2 x Corsair Vengeance 8GB DDR4 2666Mhz - kabum

O resto eu manteria as mesmas peças.

 

 

A minha ideia era que se eu fosse atualizar para peças mais modernas pudesse ter um PC que durasse um bom tempo como esse meu (quase 7 anos que tenho, só troquei a placa de vídeo e a fonte).

E aí, vocês que tem mais experiencia do que eu, o que acham que devo fazer?

Existe um meio de melhorar o desempenho do meu PC atual ou para melhorar só dando upgrade para um modelo de placa-mãe mais atualizado onde posso instalar um processador e memórias novas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótima escolha, eu faria o mesmo que você, afinal se seu foco for usar o pc para full hd não tem pra que trocar de gpu, esses i5 de 8 gen estão bem forte, ouvi dizer que da uma surra no meu i7 7700k, talvez eu mudaria apenas a placa-mãe, pegaria uma mais completa para um upgrade futuro, mais ta ótimo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Samuel SC disse:

ótima escolha, eu faria o mesmo que você, afinal se seu foco for usar o pc para full hd não tem pra que trocar de gpu, esses i5 de 8 gen estão bem forte, ouvi dizer que da uma surra no meu i7 7700k, talvez eu mudaria apenas a placa-mãe, pegaria uma mais completa para um upgrade futuro, mais ta ótimo...

 

Na placa-mãe eu procurei por uma que já viesse com modulo wifi de fabrica porque uso um headset e um gamepad por bluetooth, qual seria um modelo mais completo que posso utilizar nessas configurações?
 

 

32 minutos atrás, Angern disse:

@Tiago Sommer pegue um r5 2600 + b450 + 16gb ddr4 + a400, agr verifique qual a marca e modelo desta sua fonte

 

Pelo que pesquisei o desempenho do r5 2600 e do i5 8400 são bem parecidos, com o r5 ficando apenas um pouquinho para trás em alguns jogos com a resolução mais alta. Qual seria a vantagem dele em cima do 8400, já que a placa-mãe + processador ficam apenas uns R$ 10,00 mais baratos?
Achei a caixa antiga da fonte, é uma EVGA 750w, acredito que dê conta do recado.
O HD já possuo um SSD 240gb da Kingston, pretendo manter o mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Tiago Sommer disse:

Qual seria a vantagem dele em cima do 8400, já que a placa-mãe + processador ficam apenas uns R$ 10,00 mais baratos?

A facilidade de migração. Intel muda muito o socket, com o Ryzen você vai ter ai uns 2/3 anos sem ter que comprar outra MOBO, além de uma maior longevidade do processador. Quanto ao desempenho em jogos, os que exigem muitos núcleos irão se beneficiar, a intel aumenta o desempenho em games, mas a diferença mal chega a 10%

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kamuri disse:

A facilidade de migração. Intel muda muito o socket, com o Ryzen você vai ter ai uns 2/3 anos sem ter que comprar outra MOBO, além de uma maior longevidade do processador. Quanto ao desempenho em jogos, os que exigem muitos núcleos irão se beneficiar, a intel aumenta o desempenho em games, mas a diferença mal chega a 10%

 

21 minutos atrás, Angern disse:

@Tiago Sommer pronto você n vai precisar mexer na ua fonte, sobre o procs você n vai usar o pc só pra jogar né ? pois o ryzen em multi tarefa se sai muito melhor que o i5 alem das coisas que o amigo disse ae em cima.

 

Entendi, tirando que também teria a opção de fazer overclock o que com o i5 eu não conseguiria. Mas acho que daí devo investir em um sistema de refrigeração melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Tiago Sommer disse:

 

 

Entendi, tirando que também teria a opção de fazer overclock o que com o i5 eu não conseguiria. Mas acho que daí devo investir em um sistema de refrigeração melhor.

Mano, seguinte...a grana é sua mas eu acho bobeira comprar Intel agora...

 

Esse i5 8400 chegou a custar R$650, e agora por conta do desabastecimento (que muitos dizem ser proposital) da Intel, os preços subiram  quase 100%.

Ta muito complicado indicar Intel atualmente tanto pelo preço, quanto pela qualidade da arquitetura Zen da AMD, e no inicio de 2019 teremos o lançamento do Zen2 que será fabricado em 7nm.

 

Enfim, montei um R5 2600 no inicio do ano, e cogitei muito Intel. Porém colocando no papel pontos fracos e fortes de ambos, acabei optando pela AMD justamente pelo custo/benefício.

Além de ter mais 100% de Threads, o pouco desempenho abaixo em comparação com a Intel nos Jogos é irrelevante p/ mim, já que meu monitor é 75Hz e não tenho intenção nenhuma de jogar com 120 Hz/Fps.

 

Mas o desempenho atual do seu kit é muito ruim? A ponto da troca ser inevitável?

Está muito complicado montar PC atualmente, a única coisa que está compensando são os SSD's que deram uma boa abaixada nos preços, mas o restante ainda está muito caro

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, rusty1 disse:

Seu monitor é 144hz? Pois se nao for eu nem vejo muito motivo pra trocar cpu + mobo + ram, penso que esse i7 ainda é bom pra jogar a 60fps, a nao ser que em algum game você sinta necessidade de algo melhor ou pra multi-tarefa.

@Tiago Sommer

 

Exatamente o dito pelo rusty1. Seu processador, mesmo sendo de 2a geração, é forte o suficiente para qualquer jogo atual. Em quais jogos você está sentindo gargalo? Pensando em custo x benefício, eu investiria em um outro pente de memória, para 16gb.
Trocar a plataforma seria só se tiver interesse de fazer streaming, rendering e/ou multitasking.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
14 horas atrás, Tiago Sommer disse:

Qual seria a vantagem do Ryzen 5 2600 em cima do 8400, já que a placa-mãe + processador ficam apenas uns R$ 10,00 mais baratos?

Na realidade a pergunta a ser feita deveria ser o contrário. Qual é a vantagem do Core i5 8400 sobre o Ryzen 5 2600? Não faz sentido indicar esses processadores Intel atualmente. Leia o comentário abaixo:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Ryzen 5 2600 vs o i5 8400 já decidi em ficar com o Ryzen mesmo, só estou pensando em talvez pegar o 2600x. Achei a diferença de preço não muito grande e ele vem com um stock cooler um pouco melhor que o 2600.

 

O desempenho do meu kit atual não é de todo ruim, mas sinto que em muitos jogos modernos tenho tido bastante queda a baixo dos 60fps o que tem me incomodado um pouco. O maior motivo da troca de kit é porque esse meu PC ficou uns 2 anos com minha irmã e não sei como ela conseguiu, mas destruiu todas as portas USB dele. Funcionam apenas duas na parte traseira e as frontais já eram. Acredito também que o que tem causado a maior parte da queda de desempenho seja minha RAM que opera a apenas 1333Mhz.

 

Se o ganho de desempenho não for tão grande e houver uma maneira mais simples de arrumar essas portas USB estragadas posso até repensar o upgrade. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Tiago Sommer disse:

Se o ganho de desempenho não for tão grande e houver uma maneira mais simples de arrumar essas portas USB estragadas posso até repensar o upgrade. O que acham?

 

Tem como sim, você pode tentar levar em uma assistência técnica sua placa-mãe, ou usar os slots de expansão para adicionar outras portas. No Brasil, é fácil encontrar extensão de portas USB para slot PCI. Se resolver partir para slot PCI-express, o custo é um pouco maior.

 

Placa PCI - R$ 29

Placa PCI-express - R$ 45 (até que achei em conta)

 

Para o caso do USB frontal, veja se trocando o conector USB da placa-mãe resolve pra você. A sua parece que vem com 3 conectores USB internos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, dudaskank disse:

Para o caso do USB frontal, veja se trocando o conector USB da placa-mãe resolve pra você. A sua parece que vem com 3 conectores USB internos.

@Tiago Sommer  A USB frontal no caso não seria somente a entrada do próprio gabinete que estragou?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal!

 

Não resisti e fiz o upgrade para o novo sistema.

Acabei comprando a mesma configuração postada no primeiro post com o Ryzen 5 2600x e a B450, só que peguei as memórias de 3000Mhz no lugar das de 2666Mhz. A placa de video manti a mesma GTX 1070.

 

Acabei de testar o primeiro game que era o que me dava mais problemas de fps no sistema antigo, o Monster Hunter World.

Antes meu sistema penava para conseguir chegar nos 60fps, com muitas quedas para baixo de 30fps em algumas batalhas com muitos efeitos.

Agora com o sistema novo estou tendo uma média de 80fps, subindo até 130fps em alguns momentos e mesmo havendo queda quando entro em um combate mais pesado, nenhuma vez desceu a baixo dos 60fps.

 

Posso dizer que estou felizão com a escolha.

Muito obrigado a todos pelas opiniões e principalmente pra galera que recomendou o Razen 5, aposto que se tivesse pego o i5 8400 estaria arrependido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Sommer Da hora mano...já vendeu o i7+mobo+ram?

 

E as temps da CPU+GPU?  Aqui pelo menos MHW é o game que mais esquenta o setup.

 

2 horas atrás, Tiago Sommer disse:

Acabei de testar o primeiro game que era o que me dava mais problemas de fps no sistema antigo, o Monster Hunter World. 

Eu to jogando muito MHW, me add na Steam aí  (https://steamcommunity.com/profiles/76561198321104090/)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

E as temps da CPU+GPU?  Aqui pelo menos MHW é o game que mais esquenta o setup.

 

Eu to jogando muito MHW, me add na Steam aí  (https://steamcommunity.com/profiles/76561198321104090/)

@Pietro Luigi Pelo pouco que joguei ficou em entre os 65º-75º tanto a CPU quanto a GPU, não sei se as temperaturas subiriam com mais tempo de game. Sem rodar nada eles ficam em torno dos 30ºC.

Vou adicionar sim! Joguei bastante no lançamento mas depois que derrotei o Xeno'Jiiva dei uma parada porque as quedas de fps tavam me incomodando muito. Agora que não tenho mais esse problema vou voltar a jogar mais direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...