Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Solução definitiva para o computador que não liga?


Posts recomendados

Olá, há mais de 2 anos comprei um conjunto de I7 3770 (sem o K) e uma placa-mãe com socket compatível, uma Asus P8H77-M. Isso para substituir meu antigo conjunto AMD.

 

De lá pra cá esse conjunto tem me dado muita dor de cabeça, um problema constante que acontece de maneira completamente aleatória e se resolve sozinho sem nenhum motivo aparente. Às vezes o computador se recusa a ligar, ele fica num loop de reiniciar como se não estivesse fazendo o POST com sucesso, a energia chega aos componentes, todos os coolers giram, fica tudo ligado durante alguns segundos ou minutos até reiniciar. Não dá sinal algum de vídeo (ligando no HDMI da placa de vídeo e também no da placa-mãe) e por tanto não aparece nem a tela do Setup pra acessar a BIOS.

 

Como disse, isso acontece completamente aleatoriamente. Às vezes eu to usando o PC normalmente, inclusive jogando vários jogos pesados e abrindo programas pesados, aí desligo e alguns minutos depois tento ligar de novo e ele  apresenta esse problema, simplesmente não liga. Às vezes eu uso o computador na sexta-feira normal, desligo, fico o final de semana todo fora de casa e por tanto sem usar o PC, aí quando chego na segunda-feira ele simplesmente não liga. E o computador fica preso nisso às vezes por alguns minutos ou horas até que do nada ele resolve ligar, às vezes por dias. Já cheguei a ficar sem PC durante 1 semana por causa desse problema.

 

Aproveitando que agora estou trabalhando com manutenção de computadores, da última vez que tive esse problema resolvi levar meu computador para o trabalho para testar componentes diferentes, para diagnosticar se algum componente estava dando problema e se trocar algo resolveria. Testei tudo diferente, fonte diferente, processador diferente, memórias diferentes, HD's, etc. A única coisa que não testei diferente foi a placa-mãe, pois não consegui encontrar outra placa-mãe com socket LGA 1155 no meu trabalho. Absolutamente nada adiantou, o computador simplesmente não ligava. Já tinha desistido, no dia seguinte levei meu computador pra casa no dia seguinte, novamente não ligou. Então no dia seguinte ele simplesmente ligou, funcionou perfeitamente durante várias semanas até hoje e já faz algumas horas que ele está assim nesse estado de ficar reiniciando. Queria saber se existe alguém que pudesse me ajudar a dar um diagnóstico do problema e uma solução definitiva.

 

Não dá tela azul alguma, a placa-mãe não dá sinal sonoro (os famosos códigos beep), já me certifiquei de que a placa-mãe tem a última versão disponível da BIOS lançada pelo fabricante, resetar a BIOS mexendo no Jumper ou removendo a bateria da placa-mãe não resolve e deixar os componentes fora do gabinete também não ajuda. Um detalhe que talvez seja relevante: quando ele fica preso nesse loop de reiniciar em nenhum momento chega energia nos periféricos que possuem LEDs.

 

Aqui detalhes da configuração completa:

Core i7 3770 (sem K)

2x pentes RAM DDR3 Corsair Vengeance LP 4Gb 1333Mhz

placa-mãe Asus P8H77-M

Placa de vídeo EVGA Nvidia GTX 970 4Gb VRAM GDDR5

HDD Seagate Barracuda 1Tb 7200rpm Sata 3

SSD Samsung EVO 850 120Gb Sata 3

Fonte Aerocool 500W Bronze+

Cpu Cooler Xigmatek Dark Knight 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...