Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Antes de tudo, espero eu estar na área certa, caso não esteja, já agradeço desde já a quem mudar o tópico.

Bom vamos lá.

A um tempo atrás dei um up no meu pc, ajudou muito claro, mas com ele veio um problema chato que só ocorre as vezes e que estou disposto a resolver.

Ontem dia 22/10 eu iria jogar com um amigo e meu pc infelizmente deu tela azul depois que iniciou a partida e com isso acabei ganhando outro Leave booster no League of Legends, e de 20min, pois bem, fui pesquisar depois e lembrei que a gpu mais barata seria uma GT1030, então pensei, vou pegar, creio que tenho dinheiro para tal.

Pois bem, achei ela na kabum por um preço interessante que podem conferir aqui: GT 1030 kabum e além disso um pouquinho abaixo tinha oferta de comprar ela mais um SSD kingston que apareceu na primeira vez que entrei no site e também uma ram de 4gb da hyperX, me interessei pelo SSD claro.

Bom, fiquei com isso na cabeça, como eu estava sozinho em casa não tinha a quem pedir opinião e minha mãe que veio aqui por volta de umas 21:35 não entende nada de hardware, negócio dela é o mais barato possível, fiquei pensando na gpu sozinho até minha esposa chegar e então perguntei pra ela o que achava.

Bom foi considerado uma boa pegar e que até final desse ano eu poderia conseguir, a gpu com SSD e quando fui ver de novo já era SSD da Sandisk, agora a pouco abri o anuncio da gt 1030 para trazer aqui o link e já era um Corsair.

Gostaria da opinião dos amigos aqui do fórum que entendem mais que eu.

Pego a GT 1030 + SSD 120Gb que dá mais ou menos uns 788,31 total e a vista 673,54 com ssd corsair, com outro SSD deve dar no máximo uns 750, não me lembro agora.

OU

Espero e pego uma GTX 1050 ti mesmo que seria melhor e que já é meu plano principal.

Estou inclinado a pegar a GT 1030 mesmo, pelo menos para não ter mais problemas de tela azul em jogos.

O que irei jogar é League of Legends, The Crew 1, Watch Dogs 1, For Honor e euro truck simulator 2, talvez possa ter alteração nos jogos, mas é algo bem difícil.

Vi vídeo de teste em que era usado vários jogos e todos no mínimo e estou deixando o link do vídeo aqui para darem uma olhada.

PS: meu monitor só tem entrada vga, devo usar conversor hdmi para vga ou adaptador dvi para vga com a gt 1030 caso eu adquira ela mesmo ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Citação

meu pc infelizmente deu tela azul

ookay....

Nao é melhor comecar por aqui?

Bios da mobo atualizada?

Drivers de chipset atualizado?

RAM em um clock, latencia e tensão estáveis?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth Cara, o desempenho da Vega 8 (iGPU do seu processador) e da GT1030 é bem similar, não vale a pena a aquisição. Para os jogos citados uma GTX1050 seria uma boa opção.

SSD é sempre um bom upgrade, o tempo de carregamento para tudo salvo nele é bem superior.

Vi na sua assinatura que você tem 8GB de ram, está usando um ou dois pentes?

Qual a mensagem de erro dessa tela azul?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Atretador disse:

ookay....

Nao é melhor comecar por aqui?

Bios da mobo atualizada?

Drivers de chipset atualizado?

RAM em um clock, latencia e tensão estáveis?

Bios está na ultima versão, atualizei a uns 5 dias no máximo.

Drivers também, posso até verificar novamente.

Ram já deixei ela até em 2133Mhz e tudo estável, mas ainda vem o problema.

9 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Elder Nauvirth Cara, o desempenho da Vega 8 (iGPU do seu processador) e da GT1030 é bem similar, não vale a pena a aquisição. Para os jogos citados uma GTX1050 seria uma boa opção.

SSD é sempre um bom upgrade, o tempo de carregamento para tudo salvo nele é bem superior.

Vi na sua assinatura que você tem 8GB de ram, está usando um ou dois pentes?

Qual a mensagem de erro dessa tela azul?

Pensei o mesmo sobre a questão da gpu.

Tenho apenas 1 pente de 8gb.

A tela azul é vídeo tdr failure.

Quanto ao SSD realmente é um bom up, por isso mesmo se eu for pegar a gt1030 acabarei pegando o meu primeiro SSD.

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Bios está na ultima versão, atualizei a uns 5 dias no máximo.

Drivers também, posso até verificar novamente.

Ram já deixei ela até em 2133Mhz e tudo estável, mas ainda vem o problema.

Pensei o mesmo sobre a questão da gpu.

Tenho apenas 1 pente de 8gb.

A tela azul é vídeo tdr failure.

Quanto ao SSD realmente é um bom up, por isso mesmo se eu for pegar a gt1030 acabarei pegando o meu primeiro SSD.

Por partes:

Essa tela azul acontece com frequencia ou foi apenas dessa vez?

Seria interessante adquirir mais um pente de memoria, a iGPU é muito dependente do dual channel.

O uso de ram pela iGPU está em automático na BIOS ou você setou um valor especifico?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

É bem mais negócio adquirir outro pente de memória... A GT 1030 GDDR5 não faz sentido aí.

Por sinal, não tenho problemas jogando com meu computador secundário, usando justamente o vídeo integrado do Ryzen 3 2200G. Nunca deu uma tela azul em jogos.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Por partes:

Essa tela azul acontece com frequencia ou foi apenas dessa vez?

Seria interessante adquirir mais um pente de memoria, a iGPU é muito dependente do dual channel.

O uso de ram pela iGPU está em automático na BIOS ou você setou um valor especifico?

Ocorre com frequência, mas apenas no League, tem dia que dá até 2 telas azuis.

Não cheguei a ver essa questão do iGPU na bios.

Já pensei de inicio em colocar outra ram, só estou com medo de colocar outra e o problema ainda persistir.

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

É bem mais negócio adquirir outro pente de memória... A GT 1030 GDDR5 não faz sentido aí.

Por sinal, não tenho problemas jogando com meu computador secundário, usando justamente o vídeo integrado do Ryzen 3 2200G. Nunca deu uma tela azul em jogos.

Realmente parece que vale mais a pena a ram do que a gpu SDDR4.

Eu consigo passar o dia todo jogando The Crew e Watch dogs, mas é entrar em alguma partida de lol que a bendita aparece.

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth A ram vale mais a pena mesmo considerando a versão GDDR5 da GT 1030. A versão DDR4 é uma bomba.

O problema deve ser coisa apenas do Lol, então...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Elder Nauvirth A ram vale mais a pena mesmo considerando a versão GDDR5 da GT 1030. A versão DDR4 é uma bomba.

O problema deve ser coisa apenas do Lol, então...

Pois é, até mesmo minha esposa falou isso, é problema só do lol mesmo, e olha que ela nem mesmo joga.

Quanto a gpu, ainda bem que me alertou no post anterior, eu cai na ideia de ir no mais barato e coloquei a gt 1030 SDDR4, quando na verdade é para ser a GDDR5 que até eu mesmo acabo recomendando.

Além de valer mais a pena colocar outra ram, acredito que vale a pena continuar com o plano inicial que é comprar a GTX 1050ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo @Foxwalt qual é a memória ram que você tem no seu pc secundário ?

Eu estive procurando sobre o problema da tela azul do meu pc e acho que encontrei a solução, porém não é placa de vídeo e sim memória ram.

A minha é a lpx vengeance da corsair, fui atrás de mais pesquisa sobre o problema porque na noite de 23/10 para 24/10 me ocorreu 3 tela azul seguida.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao invés de pagar ~450 em outro pente de 8GB RAM eu aconselharia a economizar mais e pegar logo uma GPU, pelo menos uma 1050, o jeito é ir de single channel mesmo por enquanto, a adição de uma GPU traria mais desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, rusty1 disse:

Ao invés de pagar ~450 em outro pente de 8GB RAM eu aconselharia a economizar mais e pegar logo uma GPU, pelo menos uma 1050, o jeito é ir de single channel mesmo por enquanto, a adição de uma GPU traria mais desempenho.

Sim pensei nisso, ainda tenho medo de adicionar uma gpu e o erro ainda ficar.

Pelo que li no fórum da amd o problema é a ram incompatível e tem membro lá que trocou a ram e resolveu o problema.

A ram achei no ML por 440 e frete grátis, o problema pra mim manter a minha são essas telas azuis no lol que acaba me dando penalidade por conta disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Poderia passar o modelo exato (Part Number) da sua RAM? Use o Taiphoon Burner pra pegar essa informação se você nao souber.

Ja colocou a RAM no outro slot da placa-mãe pra ver se o erro persiste? 

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, rusty1 disse:

Poderia passar o modelo exato (Part Number) da sua RAM? Use o Taiphoon Burner pra pegar essa informação se você nao souber.

Ja colocou a RAM no outro slot da placa-mãe pra ver se o erro persiste? 

CMK8GX4M1A2400C16, sorte que eu sempre guardo as caixas dos produtos que compro.

Sim já mudei a ram de slot, nesse exato momento está no B1 e o problema continua, até mesmo no A1 o problema está presente.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

CMK8GX4M1A2400C16, sorte que eu sempre guardo as caixas dos produtos que compro.

Sim já mudei a ram de slot, nesse exato momento está no B1 e o problema continua, até mesmo no A1 o problema está presente.

Seu modelo nao consta no QVL da mobo, mas consta o "mesmo" modelo porém com CL14, talvez realmente haja um problema de compatibilidade ai.

Tem certeza que o problema é na RAM mesmo? Ja descartou outras possibilidades? Talvez reinstalar o LoL pois o problema só acontece nele, talvez uma formatação.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, rusty1 disse:

Seu modelo nao consta no QVL da mobo, mas consta o "mesmo" modelo porém com CL14, talvez realmente haja um problema de compatibilidade ai.

Tem certeza que o problema é na RAM mesmo? Ja descartou outras possibilidades? Talvez reinstalar o LoL pois o problema só acontece nele, talvez uma formatação.

Pois é, por isso penso em troca de ram ou add gpu, o mais rápido é att ram.

Já atualizei drivers, bios e nada, já formatei o pc e com isso tive de reinstalar o lol e nada.

Sempre que sai att do driver de vídeo do processador eu faço o download do site da amd, entro no modo seguro, desinstalo a placa de vídeo e volto ao modo normal para instalar o driver de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais