Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desfragmentar SSD M.2 Sim ou Não?


Ir à solução Resolvido por Felipe Bocão,

Posts recomendados

Pessoal, já li muito sobre a diferença de HD`s e SSD`s. Entendo a logica, entendo as diferenças e as recomendações de cada caso para se desfragmentar o não.

 

Acontece que eu venho apresentar um caso prático, não teórico...

 

Possuo um Alienware R4 17, na configuração máxima da época (inicio de 2017) que é:

Processador Intel Core i7 7700HQ @ 2.80Ghz (rodando com 43 graus)

32GB Dual Channel @ 1197Ghz

placa-mãe padrão (U3E1)

GeForce GTX 1070 e

03 locais para armazenamento

- 1º Sistema (476GB SanDisk X400 SSD M.2)

- 2º Jogos (119GB SanDisk X400 SSD M.2) e

- 3º Documentos (931GB Hitachi SATA)

Entre outros componentes....

 

Acontece que do que eu comprei, ao que "vejo" hoje... o notebook não é a mesma coisa!

Minha cópia do Windows é original, que veio com ele (Windows 10 Enterprise 64-bit),

todos os componentes sempre atualizados, tudo redondinho, antivírus Kaspersky com licença paga e CCleaner Pro também com licença ativa paga...

 

O notebook ta muitooooo pesado, longe do desempenho da "compra". Verificando o status do Defraggler (programa baixado junto ao pacote PRO do CCleaner) vejo o seguinte:

 

[VER AQUIVO EM ANEXO] 

Agora, vos pergunto? E aí? Desfragmento isso ou não? Sei que é um SSD, mas o notebook ta zoado!!!

Me deem uma luz ou me guiem até uma....

 

Foto_23-10-2018_15_37_45.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

 

Então Henrique, sei disso do fato de ser um SSD. Mas na minha opinião, não tenho outro “vilao”. Sou extremamente cauteloso com tudo... instalação, desinstalação, atualização de componentes, cuidados com a segurança, gereciamento geral de todas as coisas... to encanado com isso! 

 

É antigo, mas olha isso:

https://www.google.com.br/amp/s/www.baboo.com.br/arquivo/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-de-ssd-no-baboo/amp/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nesse caso, você DEVE desfragmentar o SSD. Essa história que SSD não se desfragmenta é LENDA, conforme o próprio link que você postou. O fato dele ser mais rápido que um HDD não significa que não vai perder desempenho quando estiver muito fragmentado. E nem se preocupe com a duração da vida útil, porque os SSDs atuais começam a falhar depois de vátios terabytes escritos (alguns pararam de funcionar somente depois de mais de um petabyte escrito).

 

Seguem vídeos pra ajudar a melhorar a performance do seu SSD, com artigos inclusos:

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Felipe Bocão disse:

@Henrique - RJ

 

Então Henrique, sei disso do fato de ser um SSD. Mas na minha opinião, não tenho outro “vilao”. Sou extremamente cauteloso com tudo... instalação, desinstalação, atualização de componentes, cuidados com a segurança, gereciamento geral de todas as coisas... to encanado com isso! 

 

É antigo, mas olha isso:

https://www.google.com.br/amp/s/www.baboo.com.br/arquivo/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-de-ssd-no-baboo/amp/

 

 

Isso de " não ter outro vilão " significa falta de experiência e conhecimento o que te fez vir a este fórum.

 

O PC é um sistema e sendo assim, um sintoma que tenha pode ser resultado de algo que nem imaginamos como deve saber.

 

Você tem que ir investigando até descobrir a causa e isso consome tempo e pode dar trabalho, muito trabalho e gastos com essa coisa de gringo.

 

Pode ser qualquer coisa, até um SSD com defeito ou o cabo dele. Pode ser a fonte ou uma simples e maldita atualização da MS pra te infernizar ( e falando de inferno acredite, até a questão da espiritualidade entra como dizia o apóstolo João, " o mundo jaz no maligno " ).

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Isso de " não ter outro vilão " significa falta de experiência e conhecimento o que te fez vir a este fórum.

 

O PC é um sistema e sendo assim, um sintoma que tenha pode ser resultado de algo que nem imaginamos como deve saber.

 

Você tem que ir investigando até descobrir a causa e isso consome tempo e pode dar trabalho, muito trabalho e gastos com essa coisa de gringo.

 

Pode ser qualquer coisa, até um SSD com defeito ou o cabo dele. Pode ser a fonte ou uma simples e maldita atualização da MS pra te infernizar ( e falando de inferno acredite, até a questão da espiritualidade entra como dizia o apóstolo João, " o mundo jaz no maligno " ).

Certo, acredito então que eu vá para o lado da espiritualidade então... porque entendo de hardware e software. O fato de eu pertencer ao fórum é sim para que entre amigos uma solução seja encontrada. Não estou aqui pela falta de experiência, estou aqui por ter experiência e mesmo assim não conseguir encontrar o problema... a não ser o ssd fragmentado quase pela metade. Você leu o artigo do Badoo?

 

Fora isso, francamente não tenho problemas. Todos os testes, inclusive de BIOS foram realizados com sucesso. Nenhum problema nos SSD`s, HD, memória, bios, processador, fonte, mal contato foi encontrado!

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, mick.07 disse:

Nesse caso, você DEVE desfragmentar o SSD. Essa história que SSD não se desfragmenta é LENDA, conforme o próprio link que você postou. O fato dele ser mais rápido que um HDD não significa que não vai perder desempenho quando estiver muito fragmentado. E nem se preocupe com a duração da vida útil, porque os SSDs atuais começam a falhar depois de vátios terabytes escritos (alguns pararam de funcionar somente depois de mais de um petabyte escrito).

 

Seguem vídeos pra ajudar a melhorar a performance do seu SSD, com artigos inclusos:

 

 

 

 

 

Perfeito! Essa era minha intriga.... farei a desfragmentação hoje a noite. Volto amanha com novos comentários!

Obrigado!

 

adicionado 3 minutos depois

@mick.07 

 

Perfeito! Essa era minha intriga.... farei a desfragmentação hoje a noite. Volto amanha com novos comentários!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Desfragmentação é um processo inútil nos computadores com SSD,Isso porque ela foi criada para reagrupar dados espalhados em discos rígidos, para facilitar a leitura em equipamentos desse tipo. Como o SSD não utiliza leitores mecânicos e sim processos elétricos a informação pode ser acessada de qualquer lugar com a mesma rapidez"

 

você ainda não tem a solução brother

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Bocão

 

O Baboo tem artigos interessantes e um ou outro polêmico na minha opinião. Esses vídeos sobre SSD ainda não vi por falta de interesse meu por ainda não usar nenhum em meus PCs já que costumam ser caros ( uso HDs IDE dos tempos da pedra lascada ). Faz tempo que li sobre SSDs.

 

É o que o @vitorruf  acabou de escrever acima. SSD tem leitura quase que imediata ( é bem parecido com pendrive e você não vai desfragmentar pendrive, vai ? ).

 

Começa por uma ponta, tenta testar o teu sistema só com o SSD do teu Windows instalado e os outros desconectados da máquina e verifica se os problemas continuam. Tenta também testar sem esse Kaspersky que essa coisa se entranha no sistema de tal jeito que você nem imagina como tantos outros programas de segurança de hoje. Dá pra fazer muita coisa aí pra descobrir a causa. Pode criar uma imagem fiel de todo o conteúdo como se fosse um backup que aliás todo mundo deveria ter e depois formatar e testar o sistema limpo pra ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

HDs usam um braço mecânico que deve movimentar-se para ler os dados no disco. A velocidade de acesso às diferentes regiões é distinta e a fragmentação aumenta as movimentações necessárias para encontrar os dados espalhados, o que prejudica consideravelmente o desempenho.

 

No caso do SSD, não há componentes mecânicos e a velocidade de acesso é, teoricamente, a mesma. Portanto, a princípio, realmente não faz sentido desfragmentar. Contudo, após muito tempo em funcionamento constante, os dados podem ficar fragmentados a um ponto em que realmente há prejuízo à atuação da controladora. Se seu SSD chegou a esse ponto não sei dizer. Mas, de qualquer forma, desfragmentar uma vez, por via das dúvidas, não vai fazer mal.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande lance da desfragmentação que eu vejo, no sentido de "arriscar" uma desfragmentação são somente dois:

Um deles é o fato de eu também ter lido que por não partes mecânicas, isso cairia por terra. e a outra é que o único erro grave e fazer isso e diminuir a vida útil do SSD.

 

Mas por exemplo, de fato o que seria essa diminuição? Ao invés do SSD durar 20 anos, vai durar 19,5?

Se for algo bem insignificativo.... prefiro "arriscar", desfragmentar e voltar a trabalhar com desempenho total!

(até mesmo porque eu uso esse notebook para trabalho, animação, render, edição de vídeo, etc)

 

Se o risco de vida útil for diminuído, mas pra uma data tão distante... até lá, bem provável que nem esteja mais usando essa maquina. Concordam ou estou viajando no pensamento?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Bocão

 

Faz então essa desfragmentação que deve levar só poucos minutos e testa pra ver se resolveu, não custa nada ( não se preocupe que não há desgaste que só teria quem ficasse abusando todos os dias ).

 

Lembro até de ter lido, faz tempo, que quem usa-se SSD deveria desativar a desfragmentação e acho que algum patch da Microsoft mais tarde foi criado para tornar isso automático mas não tenho certeza ( você pode até dar uma espiada no agendamento do seu Windows o item " defrag " e constatar se está ativado para os seus SSDs que pela imagem acima não está, quem usa HD tem esse recurso ativado automaticamente, vê aí ).

 

Se não resolver, você vai tentando outras coisas.

 

Dá trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ  Sim sim... essa dica é um "clássico" dos macetes!

Sempre deixo desativado em todas as maquinas! Isso acumula muita tranqueira sim! 

adicionado 0 minutos depois

@Foxwalt  e @mick.07 já era... vou fazer isso a noite!

 

...Volto amanha com novidades!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Felipe Bocão disse:

@Henrique - RJ  Sim sim... essa dica é um "clássico" dos macetes!

Sempre deixo desativado em todas as maquinas! Isso acumula muita tranqueira sim! 

adicionado 0 minutos depois

@Foxwalt  e @mick.07 já era... vou fazer isso a noite!

 

...Volto amanha com novidades!

 

 

Se desativou o defrag do Windows em todas as máquinas, então esse sistema que está instalando nelas não deve ser o mais recente pois acho que a Microsoft já criou, faz tempo, um patch para tornar isso automático como me referi acima, ativando ou não, dependendo se SSD ou HD.

 

Volto a lembrar que SSD é praticamente, a grosso modo, um pendrive grande e você não vai ficar desfragmentando um pendrive. SSD não é HD, quando o sistema é instalado ou os programas no primeiro, os arquivos, muito provavelmente, são escritos em sequência e assim se mantém. Depois, durante o uso do sistema, o que mais é gerado são logs e outros arquivos do mesmo ( de segurança, de tabelamento sei lá os que mais ). O restante, antes gravado, fica lá quietinho em sequência, bloco após bloco. Talvez até o prefetch e o superprefetch nem sejam mais usados quando o sistema está instalado em SSDs pois foram criados para melhorar o desempenho em HDs ( talvez o vídeo do Baboo acima, diga algo sobre isso ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pessoal, desfragmentei durante a noite. Fiz isso pelo programa Defraggler, não no modo rápido, mas sim no modo completo!

 

Demorou aproximadamente 9 horas o processo dos três (SSD 1, SSD 2 e HD)... 

Por experiência pratica, desconsiderando a teoria... a maquina voltou ao desempenho máximo!

 

NÃO SE COMPARA com o desempenho de ontem. Não fiz nada de diferente, apenas desfragmentei!

(Só não entendi porque ele ficou ainda levemente fragmentado na unidade principal)

 

Segue em anexo foto do final do processo:

 

Foto_24-10-2018_17_56_09.jpg

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Felipe Bocão disse:

Por experiência pratica, desconsiderando a teoria... a maquina voltou ao desempenho máximo!

 

NÃO SE COMPARA com o desempenho de ontem. Não fiz nada de diferente, apenas desfragmentei!

(Só não entendi porque ele ficou ainda levemente fragmentado na unidade principal)

 

Show de bola! Mais uma vez cai o mito de que SSD não deve ser desfragmentado.

 

Ainda fica levemente fragmentado porque alguns arquivos do sistema não podem ser mexidos. Você tem a opção de fazer uma desfragmentação no momento que o sistema estiver iniciando e esses arquivos ainda não estão em uso. Clique em  Configurações > Desfragmentação na Inicialização > Executar uma vez.

Se ainda assim continuar com alguns fragmentos, é normal.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Felipe Bocão disse:

Pessoal, desfragmentei durante a noite. Fiz isso pelo programa Defraggler, não no modo rápido, mas sim no modo completo!

 

Demorou aproximadamente 9 horas o processo dos três (SSD 1, SSD 2 e HD)... 

Por experiência pratica, desconsiderando a teoria... a maquina voltou ao desempenho máximo!

 

NÃO SE COMPARA com o desempenho de ontem. Não fiz nada de diferente, apenas desfragmentei!

(Só não entendi porque ele ficou ainda levemente fragmentado na unidade principal)

 

Segue em anexo foto do final do processo:

 

Foto_24-10-2018_17_56_09.jpg

 

😯

 

Noooossaaaaaa ...

 

Se eu tivesse SSD nunca o teria desfragmentado por causa do que li há anos ...

 

O Baboo nos vídeos acima diz para desfragmentar também ?

 

É por isso que muitas vezes não confio muito no que dizem aqui no fórum sobre outras coisas ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 horas atrás, Felipe Bocão disse:

Por experiência pratica, desconsiderando a teoria... a maquina voltou ao desempenho máximo!

Tanto a teoria quanto a prática revelam que, em determinado ponto, a fragmentação fica grande a ponto de prejudicar a controladora. A desfragmentação, portanto, dá efeito...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A razão pela qual um SSD não precisa de comandos como "defrag" ou ferramentas para desfragmentar é porque ele já funciona dessa forma, uma desfragmentação do sistema move arquivos mais próximos um do outro, isso ajuda a melhorar os tempos de busca do sistema e diminui o tempo de carregamento.

 

Se você fizer uma desfragmentação do sistema no seu SSD você não vai queimar a unidade, o SSD continuará a funcionar, mas é desnecessário, está usando ciclos de gravação desnecessariamente no SSD e para os SSDs em oposição ao HDD, eles têm uma quantidade limitada de ciclos de gravação, então é melhor você escolher bem o que você faz no seu SSD e tentar cuidar daqueles ciclos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Para complementar o baboo tem um video novo falando disto de novo e como estava em duvida sobre a desfragmentação de SSD, pois não peguei nem um fragmentado ainda, eu vim verificar aqui , obrigado ao rapaz que colocou o resultado da desfragmentação , isto ajuda MUITO a verificar se existia necessidade ou não mesmo. Valeu.

E como visto ali, pode sim desfragmentar, que nada mais é que  a reorganização dos arquivos e sim , também pode ser necessário fazer isto em um SSD.
 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação à vida útil, HDs físicos em teoria permitem escritas infinitas, mas na prática não é bem assim. Tenho um HD no meu desktop, deve ter menos de 10 anos de uso, se considerar o tempo que o computador fica efetivamente ligado, não deve ter nem 1 ano de uso, e este hd está morrendo, está fazendo um barulho enorme e vibrando muito.

Então um SSD em teoria tem um limite de escritas, mas na prática os dois se equivalem, pois hds mecânicos tem outros pontos de falha além dos "pratos".

Eu achava que os SSDs não pudessem ser desfragmentados, pois no começo desta tecnologia a controladora tinha um algoritmo interno para que mesmo se apagando um bloco, este bloco somente seria sobre-escrito após todos os outros blocos não usados terem sido escritos, justamente para evitar que um bloco fosse escrito repetidas vezes antes de outros blocos livres. Vai ver o funcionamento mudou nestes anos.

Com relação ao meu HD, comprei outro, e o desktop vai ficar desligado até chegar o hd novo e eu puder transferir meus dados mais importantes para o hd novo. Infelizmente SSDs ainda estão caros demais para substituírem hds físicos para grandes volumes de dados, então o novo HD ainda vai ser mecânico.

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2020 às 04:19, CARO disse:

Para complementar o baboo tem um video novo falando disto de novo e como estava em duvida sobre a desfragmentação de SSD, pois não peguei nem um fragmentado ainda, eu vim verificar aqui , obrigado ao rapaz que colocou o resultado da desfragmentação , isto ajuda MUITO a verificar se existia necessidade ou não mesmo. Valeu.

E como visto ali, pode sim desfragmentar, que nada mais é que  a reorganização dos arquivos e sim , também pode ser necessário fazer isto em um SSD.

 

Obrigado por compartilhar! Eu ainda não tinha assistido esse outro vídeo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...