Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vini Ness

Problema com Sincronismo da TV no RF e sem nada ligado

Recommended Posts

Boa noite pessoal, tudo bem?
Estava fazendo umas modificações na minha TV então foi ligar o game no cabo RF e a TV fez um barulho estranho e não apresentou imagem, então abri novamente e constei que o seguinte resistor tinha queimado, alem disso ele ela de um valor para TV de 14" a minha é de 20", fiz a substituição

image.png.3e485892cfc05bfded1057fea15e8f46.png

Então a TV parou de fazer barulhos estranhos, mas quando ligo ela fica assim, sem nenhum aparelho ligado

image.png.6eb684c720e20dfb48a7f0e409a915b3.png

Ai quando ligo um aparelho em RF, fica assim

image.png.28a8a70e40970b05990750f01ea9e39f.png

image.png.10dfb8a8e04a963bf30a4d7644321b12.png

Lembrando que o Chuvisco Azul é o chuvisco normal da TV sem sinal RF e depois que ligo o aparelho fica assim 
Agradeço a ajuda pessoal, Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Resistor que foi trocado (Em Vermelho)
E o Flyback fica a Esquerda (Setas Azuis)

image.thumb.png.c21e319f9b8bad816bb297ef1ec5d247.png

Não sei se seria problema no vertical ou no Sync do CI ali em cima, mas eu apenas retirei o CI e coloquei de volta, não acredito que tenha danificado internamente ele

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique com uma lupa as soldas do CI novamente, pode ter ficado alguma em curto....

Compartilhar este post

Link para o post

Visualizei com a lupa e testei com o multímetro também, em continuidade pino a pino, nenhum curto

Fico pensando em três situações, após o resistor ter fritado

1 - Realmente teve alguma corrente de fuga que queimou o CI
2 - Queimou ou aconteceu algo com a bonina defletora
3 - Alguma coisa aconteceu com o Circuito Vertical, que acredito que fique do lado do resistor queimado, porque antes de queimar o resistor, ficou apenas uma linha central só quando eu ligava a TV

O terceiro pra mim faz sentido, mas não tenho ideia de como testar ou medir, nem o 3 nem o 2, o CI já fiz alguns testes e parece tudo OK

adicionado 3 minutos depois

Segundos antes de queimar o resistor estava como na primeira imagem que achei nesse site
image.png.086ce0b4d1e7ba81f903798e5908b6e6.png

https://www.repairfaq.org/sam/tvfaq.htm

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que para seguir os pulsos de sincronismo, teria que ter um osciloscópio, com um multímetro não tem como fazer muita coisa nesse sentido!...

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino, já mexi com osciloscópio uma vez

Mas não tem algum jeito de por exemplo eu testar a Bobina defletora e o circuito do vertical, usando o multímetro ou algum outro esquema?

Digo isso, porque acho pouco provável que tenha queimado o CI, tipo tem muito componente entre o resistor que queimou e o CI, mas é claro que você entende mais que eu, talvez eu esteja falando bobagem

Mas queria testar algumas coisas separado, porque caso esteja tudo OK mesmo, ai deve ser o CI

Compartilhar este post

Link para o post

A bobina nem precisa se preocupar, ela não é responsável pelo sincronismo do TV, comece verificando todos resistores perto o CI do vertical e do CI de Sinal dela... 

Inclusive os SMDs caso ela tenha...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais