Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Casemod: fonte de bebedouro eletrônico, climatizador electrolux, e mãos à obra


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite pessoal.

 

Reservatório e bomba 12V já comprados. Falta ainda as mangueiras de silicone e entender a fonte daquele bebedouro.

 

A fonte é esta:&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575

&key=932d69d8514fc575

fonte-de-alimentaco-do-bebedouro-master-

 

1) 

Repara-se que ela tem uma saída DC, e tem outra menor, ao lado do capacitor. A da frente é a saída FAN e a de trás tem marcação 18V. Que eu me lembre, o peltier era ligado na DC Output, e essa 18V ficaria vaga. Poderiam confirmar?

 

O peltier será o padrão TEC1-12706, que suporta até 14V. 

 

2) eu não lembro qual o NTC usado. Consultando-se na internet tem fotos mas sem identificação (porque será né).

 

 

A gambiarra:

O que farei. Farei dois furos no Climatizador Electrolux, no compartimento dágua. Um abaixo, ao nível mais baixo, e outro acima, perto da borda superior. O retorno largará água no lado direito, e a entrada de água será no esquerdo. Dentro do compartimento irá uma bombá dágua submersa, 12V.

 

Ainda estou pensando se usarei a bomba internamente ao dispenser ou ela externa, por causa da limpeza. 

 

Sairão os dois canos/mangas de silicone, irão para o conjunto reservatório/peltier.

reservatorio-purificador-bebedouro-polar

 

Ali, pretendo que o ntc "observe" a temperatura dágua. Quando ela ativar, a bomba e o peltier entrarão em funcionamento. A água será gelada, e retornará ao compartimento gelada. 

 

A bomba já uso no pc, uso tem tempos, e faz bem seu trabalho.&key=932d69d8514fc575 Então comprei mais 2. Uma operação e outra reserva. Bombam 240lts/hora

bomba-de-agua-submersa-12v-dc-D_NQ_NP_97

 

O peltier eu tenho, mas virá mais um. Deve ser aquele que mencionei acima....

 

O climatizador é este:

climatizador-de-ar-electrolux-com-3-opco

 

Ele tem proteção contra sub-nível de água, então a bomba não trabalhará a seco. Esse climatizador não é por cortina, ou tecido úmido, e sim um radiador na parte traseira onde a água circula. 

 

Eu posso por gelo, mas tem poréns

a) derrete muito depressa;

b) se o gelo for em demasia (o que faz gelar) tranca a bomba nativa dele, e ela desativa-se;

c) aquelas barras que vem junto é engodo. As boas são as de insulina/vacina (que eu uso pra manter a breja gelada), mas tem o mesmo porém do gelo.

5d5a729c15.jpg

 

Não pretendo que o peltier gele muito, até porque o reservatório é de um litro contra 6 lts no reservatório do electrolux. Eu queimaria antes o peltier do que conseguiria aplicar os 7 graus que ele conseguiria no reservatório. Mas, qualquer coisa que baixe mais que a temperatura ambiente, já ajuda muito.

 

Poderiam me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ha um problema fundamental com essa ideia de gelar a água do reservatório do climatizador, que seria onde você colocara o calor tirado da água mais os 80 W dissipados do peltier no funcionamento, se não tiver uma forma de mandar esse calor pra fora do comodo você pode acabar transformando o climatizador em um mini aquecedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Teria que usar aquelas mangueiras do ar condicionado portátil, e coloca-lo para fora da janela.

https://www.americanas.com.br/produto/17512393/mangueira-duto-ar-condicionado-portatil-delonghi-pac-ag100-pac-c100-pac-we125-pac-cq130-pac-c105?cor=Branco&pfm_carac=Ar-condicionado Portátil&pfm_index=22&pfm_page=category&pfm_pos=grid&pfm_type=vit_product_grid&tamanho=Original

Mas mesmo assim, não acredito que chegue a diminuir uns 2 a 4 graus na temperatura ambiente! (ambiente pequeno) 2X3 Máximo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendo quanto a diminuir efetivamente a temperatura, e sei que não fará milagres. Quero que gele a água. Não seria diferente do que a situação do bebedouro, mas .. em vez de tomar, a água vai pro sistema. 

 

Quanto aos testes, isso eu verifico. Só gostaria neste momento de saber quanto ao ntc e quanto as saídas da fonte. 

 

A gambiarra é livre no meu caso 🤣🤣🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ilkyest disse:

Só gostaria neste momento de saber quanto ao ntc e quanto as saídas da fonte. 

Apenas uma coisa que eu quero entender:

Essa fonte é apenas uma fonte ou nela também tem um circuito para ligar e desligar a pastilha de acordo com a temperatura do NTC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ilkyest disse:

@Mestre88

A fonte é de um bebedouro masterfrio. Apenas conectar. O ntc desligava, por assim dizer, o peltier e o ventilador entrava em baixa rotação. O LED ficava verde

Sim, entendo. 

Eu tenho um bebedouro assim também, funciona igual mas eu nunca vi por dentro. 

Então os vários soquetes que aparecem são para ligação do ntc, ventilador, Leds e a pastilha peltier. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, ilkyest disse:

@BCP o problema é justamente que eu não tenho o ntc. quero descobrir qual é usado.

Eu já vi um bebedouro que usava termostato, no caso é apenas uma chave que liga e desliga de acordo com a temperatura. 

Se fechar o contato onde vai o sensor e a pastilha ligar é porque usa um desses. 

No caso de usar ntc é diferente, já resolvi o problema de saber qual é em um termômetro usando um potenciômetro no lugar, assim descobri de quanto era a resistência padrão do ntc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@BCP não gostaria... eu vou usar um potenciometro pequeno, de 100k, para ver. Quando armar, significa que naquela resistência irá atuar, daí só procurar um ntc que seja "próximo". 

 

Tenho alguns em casa de fontes de computador (controlam a ventoínha) daí posso ver o datasheet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, BCP disse:

@ilkyest O que tenho aqui foi removido de um Bebedouro Latina (Se não estou enganado), a resistência dele em temperatura ambiente é de 9K Ohms.

Então provavelmente é de 10k, este é um dos mais comuns de achar, era deste que tinha no meu termômetro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Realmente esta "batendo" com essa tabela, a medição agora deu 33,7 K Ohms, ou seja, como é uma geladeira pequena ela perde bastante a temperatura quando abre a porta, então o congelador não deve estar com a temperatura abaixo dos -0,56° mesmo porque ele não chega a pedrar nenhuma cerveja! (Mesmo que eu esqueça de um dia para outro!)...

adicionado 30 minutos depois

@ilkyest Nova medição agora (+ou- 1 Hora), a resistência esta em 41,7K Ohms, ou seja, a temperatura do congelador esta entre -3,89° e -5,00°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Beleza! Vai dar certo, com certeza!... 

Só tem um problema! A placa de controle já estará baixando a tensão do peutier, quando a temperatura se aproximar a 10° ou no máximo 5°, caso contrário corre o risco da água congelar ou queimar a boca do coitado que for beber a água! KKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Bom meninos @BCP  e @Mestre88  devo-lhes explicações. O projeto parou um pouco devido a problemas, inclusive a luto de um cunhado. Mas agora vamos voltar.

 

Hoje minha grata surpresa quando tirei a gaveta. No ML temos preços absurdos para a bomba, dita original, deste climatizador. Como eu fiz altas peripécias no quesito watercooler, eu conheci de cara a tal bomba. É uma bomba de aquário, 220V, 300lts/hora. Exatamente a bomba 12V que eu iria colocar, mas, como é 220, eu não tenho que furar a gaveta para passar as mangueiras.

 

Ainda, embora eu consegui mangas de silicone, posso usar a própria mangueira nativa para a saída de água do reservatório, levanto à serpentina, e da bomba nativa, para o reservatório. 

 

Salvo a fonte do peltier, tudo ficará por conta da bomba dita nativa. Outra coisa, ela corre bem devagar a água, então eu não preciso me preocupar se o reservatório dará conta....

 

em poucas palavras 

image.png

 

Posso, ainda, porventura até pensar em usar o ntc...e não deixar curtado ele. Agora eu "si interessei"

 

Então brindo-lhes com imagens iniciais.

IMG_20181120_215100050-2.jpg

 

IMG_20181120_215109001-2.jpg

 

Bora derreter com o soldador condenado e passar a tubulação. Mais fotos em breve

 

IMG_20181120_215114022-2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...