Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, acabei adquirindo algumas peças novas pra maquina entre elas:

i7 8700k

Z370 MSI Krait Gaming

16GB RAM

WC Maelstrom 240t

Como é meu primeiro watercooler estou um pouco confuso onde ligar cada cabo na placa-mãe, mesmo fazendo algumas pesquisas as opiniões parecem se divergir um pouco.

Minhas duvidas sao as seguintes, perdao se usar alguns termos errados e causar confusao:

A mobo tem esses dois conectores que creio que ambos devem servir pra ligar a bomba, qual é melhor?

A bomba do WC parece ser 3 pinos, em qual dos dois que eu ligar ficara sempre a 100%? (li por ai que o ideal é deixar a bomba sempre a 100%)

- Conector de ventilador de CPU de 1 x 4 pinos (cpu_fan)
- Conector do ventilador da bomba de água de 1 x 4 pinos (w_pump)

Tenho 3 fans no gabinete (2 frontal / 1 traseiro) ligados diretamente na fonte pela limitaçao da minha mobo atual, posso ligar todos nos conectores SYS_FAN?

As ventoinhas do Watercooler (2x120mm) ligo em algum SYS_FAN também?

Se nao me engano vem um spliter junto com esse WC, no caso deixaria as duas no splitter e conectaria no SYS_fan, a rotação delas funcionaria em modo PWM ou a 100%?

Também vi um video onde as temperaturas do CPU com o radiador instalado na frontal foram expressivamente menores comparado com o radiador no topo do gabinete, alguem tem alguma experiencia com isso? Se na frente realmente for melhor eu iria realocar os fans frontais pra parte superior e usalos como exaustores.

• Membro VIP
Postado

Boa tarde.

CPU FAN para ventoinha do cooler e PUMP para a bomba.

SYS para outros coolers no gabinete.

adicionado 0 minutos depois

A rotação dos coolers conectados na placa-mãe você pode fazer na BIOS ou por software específico.

adicionado 1 minuto depois
35 minutos atrás, rusty1 disse:

Também vi um video onde as temperaturas do CPU com o radiador instalado na frontal foram expressivamente menores comparado com o radiador no topo do gabinete, alguem tem alguma experiencia com isso? Se na frente realmente for melhor eu iria realocar os fans frontais pra parte superior e usalos como exaustores.

Faz sentido, pois o cooler atrás pega o calor do gabinete e na frente pega o ar frio de fora.

• Membro VIP
Postado

Eu não tenho muita experiência com isso, mas é raro que a bomba ou algum cooler trabalhe a 100%. Por padrão costuma ficar no automático. A importância de usar o conector certo para cooler e bomba é justamente a placa-mãe gerenciar o cooler de acordo com a temperatura do processador. De outra forma, perderia a referência e você poderia ter problemas de temperatura.

adicionado 5 minutos depois

Li aqui que esses conectores de 3 pinos funcionam sempre a 100%. Não tenho certeza.

Postado

O cooler (ventoinha) eu até sei que nao é bom deixar a 100% o tempo todo, que a placa-mãe automaticamente ajusta a velocidade de acordo com a temperatura do processador.

Mas acabei lendo por ai que se a bomba nao ficar a 100% o liquido pode acabar ficando quente e com isso a temperatura do CPU aumentar, dai vem a duvida.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...