Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema operacional para Pentium 4 478


Posts recomendados

Olá, estou com um pc pré-histórico aqui e estou tendo dificuldade para instalar um S.O. nele, já tentei o Lubuntu mas dá kernel panic durante o boot, o Antergos diz que não tem  kernel compatível com i686, o Windows 7 dá tela azul antes de começar a instalação (usei o 32 bits). A configuração dele é essa: P4m800pro-m478, pentium 4 2.26 ghz, 2x1 gb ddr 400mhz (essa placa suporta memória ddr2 mas também deu o mesmo problema), hd sata 80gb. Será que vou ter que colocar o XP nele? Porque queria colocar pelo menos o 7 ou então algum linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee

 

Eu tive um P4 desses, até uns 4 ~ 5 anos atrás.. O Win XP seria o único que instalaria tranquilamente.. Pro Win 7, precisava de um driver, que não lembro qual era, que precisava ser instalado, via disquete, antes do Windows, em si.. Era alguma limitação do chipset VIA, que era comum nessas placas-mãe..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa configuração é velha mas não chega a ser realmente jurássica. Ela tem suporte a 64 bits (já é dos últimos Pentium 4) e tecnicamente tem tanto os requisitos técnicos (SSE2, os 64 Bits, placa-mãe com BIOS já suportando HD grande etc.) como de potência para rodar até mesmo Windows 8 e, se bobear, o 10.

 

Talvez fique carroça, mas rodar roda. E aposto que Windows 7 não ficaria tão ruim. Pode tentar o 64 Bits se o 32 não funcionou.

 

Mas isso aí é problema de estabilidade mesmo, portanto. Não é para sair dando tela azul e kernel panic (qualquer kernel i686 TEM que, é OBRIGAÇÃO, rodar nessa máquina mesmo que lentamente).

 

Passe um Memtest 86 e veja como estão as memórias antes de mais nada.

 

@RS Faria Isso aí era o driver do controlador SATA ou IDE. Não é limitação dos VIA da época (aliás, que eram chipsets bons) e sim que nem sempre o Windows vinha com o driver no CD de instalação. É só baixar o "floppy driver" do chipset correspondente nesse caso, colocar num pendrive e apontar para ele na hora da instalação (na hora que pergunta se você tem drivers adicionais para instalar).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei o Slitaz mas dá um erro "not a com32 system" ou algo assim. Baixei o XP sp2 tanto 32 quanto 64 bits e dá tela azul com o código 0x0...07b. Eu desisto, não vale a pena perder tempo com essa placa. Queria fazer algum sistema rodar porque ganhei ela e mais 2gb de ram ddr400, não é rápido mas também não é inútil. Obrigado aos que ajudaram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee Como você está instalando o Slitaz no pendrive? Qual versão usou?

Tente usar o Unetbootin para instalar a imagem no pendrive: https://sourceforge.net/projects/unetbootin/?source=typ_redirect

Tente usar uma versão mais antiga do slitaz, a 4 ou a 3 e seus diferentes releases.

Tente ver as configurações do HD na BIOS. Dê um Reset na BIOS.

Boa sorte.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...