Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia da computação ou engenharia elétrica?


Posts recomendados

Vou fazer uma faculdade só que to em dúvida entre engenharia da computação, e engenharia elétrica com habilitação em eletrônica aqui estão o link das 2 faculdades... as 2 parecem boa de mais mas parece que elétrica tem umas enfases ali.. da hora mas eu to realmente na dúvida o que acharam dos dois cursos qual vocês escolheriam aqui está o link das 2 segue abaixo:

Engenharia elétrica com habilitação em eletrônica:https://www.uninter.com/graduacao-ead/curso-engenharia-eletrica-habilitacao-em-eletronica/

Engenharia da computação:https://www.uninter.com/graduacao-ead/curso-engenharia-da-computacao/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Renan, sou técnico em eletrônica mas trabalho como engenheiro fazendo projetos eletrônicos em uma empresa, com o desenvolvimentos de hardwares cada vez mais modulares, o funcionamento dos mesmo dependem muito do software, já olhei as grades de Engenharia Elétrica e eles explanam muito pouco a parte de desenvolvimento de programas, portanto hj minha maior deficiência nos desenvolvimento são os programas e se fosse fazer uma engenharia hj optaria pela engenharia da computação pois facilitaria muito este conhecimento em meus desenvolvimento. Mas cada um tem sua opinião, a minha é esta.

Seja qual for escolher as duas são boas, depende muito é do seu esforço e dedicação para se totnar um grande profissional. 

Sucesso em sua Jornada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 ,

 

Acompanho aqui no CDH fazem quase 10 anos. A cada ano que termina, percebo que o nível dos formandos fica cada vez pior, simplesmente acompanhando os pedidos de ajuda de TCC, onde vejo coisas que até Deus duvidaria.....

 

Já vai longe o tempo em que uma faculdade de nome era uma garantia de bom ensino.

 

Hoje em dia, temos uma " produção em série" , onde todos recebem apenas o muito básico, e vai depender muito de cada um procurar um melhor aprendizado, seja através de outros cursos, ou seja através de pesquisas e montagens via Internet.

 

Se você gosta de Eletrônica, como montar projetos, fazer montagens com microcontroladores, etc, sua melhor opção é Engenharia Eletrônica, onde vai ter um mínimo de programação orientada à Eletrônica, e vai precisar estudar mais sobre isso para ter um excelente conhecimento.

 

Já se você gosta de programação em geral, tipo fazer programas para rodarem em servidores ou em computadores locais, então sua melhor opção é Engenharia de Computação.

 

Saiba que em qualquer curso vai ter de enfrentar muitas matérias que não tem nada a ver com a sua formação escolhida, por exemplo aprender sobre laboratório de Hidráulica ou Resistência dos Materiais ... então não se assuste com isso, faz parte do curso de Engenharia conhecer um monte de coisa que você nunca irá utilizar na sua profissão.

 

Qualquer que seja a sua escolha, não acredite que vai se sair bem apenas com o conhecimento dado nos cursos. Tem de investir muito mais em você, para que consiga passar nos futuros exames de seleção. A Internet é o seu melhor professor, invista em um bom curso de Inglês, e vai chegar longe com ela.

 

Lembre-se : em terra de cegos ( Brasil dos Pics 16f877A em pelo 2018 ... ) , quem tem um olho é Rei ......

 

Paulo

 

obs : nada contra um velho Pic , mas tá na hora de os professores ensinarem ARMs e outros microcontroladores bem mais utilizados hoje em dia ....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 ,

 

Se você quer apenas programar um microcontrolador, não precisa fazer Computação. Mas se você também gosta muito de programar para outros microprocessadores ou para sistemas realmente complexos envolvendo muitos computadores ou servidores distribuidos ( veja bem, coisas realmente de porte muito maior do que um simples microcontrolador ), então faz todo o sentido.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou entre a faculdade de Eng Elétrica (na UNISAL) e Eng Comp (na UNASP), passei nessas duas universidades esse ano, meu objetivo futuro é trabalhar no desenvolvimento de hardware (com menos programação e mais interação física com a peça de hardware em si), fiz técnico de ti onde aprendi o básico das linguagens de programação, seria recomendável eu fazer Eng Comp e depois me especializar em eletronica ou fazer Eng Eletrica e me especializar em TI? Também gostaria de saber se algum desses dois profissionais (engenheiro eletrico ou da computação) pode atuar em cargos de liderança/gerencia geral no desenvolvimento de hardware. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ByMath teria que verificar as grades curriculares, pois se tem mais interesse em hardware o mais próximo seria Engenharia Eletrônica ou Elétrica com ênfase em Eletrônica. Para um cargo gerencial o que pesa mais são a experiência e as habilidades gerenciais, de liderança e de relacionamento, seria bom um curso ou MBA de Administração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Muito obrigado, o problema é que na minha região não possui curso de engenharia eletrônica e muito menos de elétrica com ênfase em eletrônica, as minhas opções no momento são apenas estas duas, ai quando eu acabar a graduação, pretendo me especializar ou em eletrônica (caso me forme engenheiro da computação) ou ti/eletronica (caso me forme engenheiro eletricista), gostaria de saber qual o mais recomendado e o porque.  

Obrigado pela resposta.

Aqui está a grade curricular da Eng Elétrica: https://unisal.br/wp-content/uploads/2016/11/Engenharia-Elétrica-São-José.pdf

e Eng da Computação: https://www.unasp.br/cursos/ht/graduacao/engenharia-de-computacao-ht/grade/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ByMath ,

 

Hardware é coisa de Engenharia Eletrônica, que é a formação em Elétrica com ênfase em Eletrônica.

 

Programação para hardware é simples, basta ter o conhecimento interno do hardware e do microcontrolador a ser utilizado.

Nada que um Engenheiro não aprenda por si só.

 

Agora, cargos de gerência ... acredite, não tem nada a ver com a escolha da profissão. Dependerá um pouco de você, de seu conhecimento geral do processo, de sua maneira de se relacionar, e das oportunidades aparecerem, pois quase sempre é a política da empresa que decide.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Será que 2 graduações vale a pena ? Engenharia elétrica com enfase em eletrônica,controle e automação,robótica,microeletrônica,telecomunicações. depois uma de engenharia da computação será que isso é atrativo ate mesmo pra sair pros EUA.. com 2 diplomas em engenharia? e aqui no brasil também como é a visão de ter 2 graduações em engenharia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 ,

 

Não sei nada sobre o mercado de trabalho americano. Sei apenas que o diploma aqui no Brasil não tem validade lá, você terá de fazer uma adaptação durante algum tempo e terá de passar nas provas de lá, que são muito mais profundas que as nossas. Mas saiba que lá os mexicanos ganham da gente na preferência por uma vaga ....

 

Não perca tempo fazendo Eng. da Computação se você já tem o diploma de Engenharia Eletrônica. Será melhor você procurar um curso de pós-graduação nessa área caso você realmente se interesse pelo assunto.

 

Agora, aqui no Brasil ...... o nível está tão baixo que você terá de passar pelo mesmo processo de seleção de quem tem apenas um diploma, ou seja, o que vai te dar uma vaga será o seu próprio conhecimento demonstrado nas provas de seleção.

 

 

@Danie1 Net0 ,

 

Infelizmente o diploma é necessário para que você pelo menos seja chamado para fazer o exame de seleção em qualquer vaga.

 

Mas concordo em grande parte com você, hoje tem tudo o que você precisa na Internet, basta querer mesmo entender as coisas e claro, fazer muitas montagens para ir aprendendo com a prática. E afinal programação básica você aprende no curso de Engenharia, depois disso é só se aperfeiçoar na prática.

 

Apenas fazer a faculdade não é o suficiente.

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 durante a faculdade você vai ver em que áreas tem mais interesse e poderá prosseguir estudos nessas áreas, especialização, mestrado e doutorado, onde estudará em profundidade assuntos específicos. As áreas de engenharia e computação tem proximidade, não vejo porque fazer outra graduação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 ,

 

Eu concordo com o @Ricardov , faz apenas Eletronica, e depois você pode fazer alguma especialização ou mestrado ou doutorado ou sei lá o que mais kkkk .

 

Até a conclusão do curso irão surgir outras oportunidades em diversas áreas, e você vai poder escolher a melhor para você ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 ,

 

No meu tempo de faculdade ou se formava em Enfase Eletrônica ou Enfase Eletrotécnica. Se mudou, não estou sabendo...

 

No meu curso, os primeiros 3 anos eram comuns aos dois cursos, só mudavam os dois últimos anos, quem conseguia se formar em um só precisava estudar mais dois anos para se formar no outro.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 parece que você está muito preocupado com a segunda graduação, quando deveria estar focado na primeira. Seja um aluno aplicado e diligente. Faça estágios. O que já pode começar agora: obtenha fluência em inglês e aprenda bem a linguagem de programação que usam na sua faculdade.

Eu penso que o tempo investido numa segunda graduação seria melhor aplicado num mestrado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 de fato, não exatamente mestrado, mas cursos mais específicos de áreas de seu interesse.

 

Como pode ver os dois anos iniciais da engenharia são de disciplinas de base: Cálculo, Física, Álgebra, Mecânica, Fundamentos de Programação, Cálculo Numérico. Agora tem até pré-Cálculo, que é um reforço de matemática por que os alunos chegam do ensino médio com muitas lacunas de conhecimento.

Mas eu não tinha visto que o curso EaD. Não sei como fazem para haver interação, porque cursar engenharia sozinho não é fácil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan211 ,

 

No meu Crea consta que a minha formação é em Engenharia Elétrica , com ênfase em Eletrônica. Não existia naquela época formação específica em Engenharia Eletrônica. 

 

O mesmo ocorria também na área

de Engenharia Eletrotécnica !

 

Não sei se hoje ainda sai desse jeito no Crea ...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...