Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete bem ventilado até ~R$450


Posts recomendados

Olá, estou buscando um gabinete de até uns 450 que tenha as seguintes características (mais ou menos em ordem de importância):

1. Bem ventilado
2. Silencioso
3. Filtro de poeira
4. Espaçoso
5. Se com leds (pode ser sem na boa), com pelo menos botão pra desliga-las

Encontrei um Corsair Carbide 500R por 470 com frete, estourando um pouquinho meu orçamento mas ainda daria pra pegar. Por ser um gabinete mais antigo tem alguma desvantagem? Será que nessa faixa de preço tem algum valendo mais a pena de acordo com as minhas prioridades?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Vamos lá...

 

você praticamente vai montar o mesmo setup que o meu. Inclusive com os gatos deitando no gabinete por conta do calor gerado pelo sistema.

 

Fique atento ao seguinte, o isolamento acústico é excelente, porém ele causa maior aquecimento dentro do gabinete.

 

Outra coisa, como a fonte é embaixo(fora do isolamento acústico) e os pés dos gabinetes são pequenos, a proximidade da fan da fonte com o chão/mesa acaba dando uma amplificada ao som da fan.

E como as demais fans estão dentro da parte selada do gabinete, essa fan da fonte acaba se tornando bem audível em algumas ocasiões.

 

Sendo assim se a fonte tiver controle de RPM, enquanto ela estiver com pouco uso nem se nota, porém quando ela estiver na carga máxima o barulho fica notável.

 

Eu estou pra trocar a minha fonte por uma de maior potência, justamente p/ evitar que quando o setup estiver em LOAD(100%), o barulho da fan fico alto demais.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2018 às 22:05, Shaman93 disse:

Corsair Carbide 500R por 470

Achei um bom gabinete, o fluxo de ar é "clássico", porque os mais modernos estão vindo com tampa lateral ou em vidro ou acrílico . Mas o que exatamente voce vai montar nele? Se for para colocar Watercooler por exemplo existem outros gabinetes mais indicados .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2018 às 14:52, Shaman93 disse:

Pessoal, o que acham de um Sharkoon AI7000 silent? Está bem mais barato (230+50 frete) e acredito que cumpra com os requisitos que busco. Com a diferença já pego um SSD. Que tal?

 

No OLX talvez consiga um bom gabinete usado baratinho perto de sua casa ( é só ir buscar ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Achei um bom gabinete, o fluxo de ar é "clássico", porque os mais modernos estão vindo com tampa lateral ou em vidro ou acrílico . Mas o que exatamente voce vai montar nele? Se for para colocar Watercooler por exemplo existem outros gabinetes mais indicados .

Valeu! Penso em colocar mais ou menos um Ryzen 5 1700 e RX 570 ou 580, a princípio sem water cooler, mas eventualmente quem sabe.

 

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

 

No OLX talvez consiga um bom gabinete usado baratinho perto de sua casa ( é só ir buscar ).

Pois é, como gabinete não sofre tanto desgaste e dá pra avaliar bem o nível de conservação só dando uma olhada também pensei nisso. Mas acho que a galera da minha cidade aqui é meio mercenária e/ou sem noção, o que encontrei foram aqueles gabinetes antigos genéricos corta dedo de 100 a 200 pila, mais um que outro da faixa dos 700 sendo vendido a 500, mas já alertando que possui marcas expressivas de desgaste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pois é, como gabinete não sofre tanto desgaste e dá pra avaliar bem o nível de conservação só dando uma olhada também pensei nisso. Mas acho que a galera da minha cidade aqui é meio mercenária e/ou sem noção, o que encontrei foram aqueles gabinetes antigos genéricos corta dedo de 100 a 200 pila, mais um que outro da faixa dos 700 sendo vendido a 500, mas já alertando que possui marcas expressivas de desgaste.

 

Para mim, esses antigos servem bem ( tenho vários em uso e os acho bonitos ) e chego a encontrar eles até em ferro-velho e no lixo ( teve um aqui, que dei um trato nele, que parece novo ). Preços deles em 100 reais ou acima são muito caros, eu não pagaria isso ( vou em uma favela e pego um baratinho com poucos cascalhos ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos comentários!

Me surgiu uma dúvida agora quanto à instalação dos fans, como eles ficam ligados? Direto na fonte por molex a 100% da velocidade? Ou então vale a pena/faz sentido comprar também um controlador de fan? Até agora meu gabinete só tinha 1 fan traseiro que fica ligado na mobo, mas pelo que vi praticamente todas placas de entrada estão vindo com só 1 conexão pra fan de gabinete. Como faço daí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve usar adaptadores desse tipo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701979744-cabo-adaptador-multi-fan-5x-coolers-fans-3-4-pinos-molex-pwm-_JM

Mas cuidado para não ultrapassar a corrente total permitida na conexão sys_fan(atualmente parece que é 2A.)

Então, como os FAN de 12cm tem 0,3A(pode ter mais se for de alta rotação, é bom verificar) daria pelo menos 5FAN.

Dê preferência a FAN com PWM(controle de rotação por sensor)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Deve usar adaptadores desse tipo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701979744-cabo-adaptador-multi-fan-5x-coolers-fans-3-4-pinos-molex-pwm-_JM

Mas cuidado para não ultrapassar a corrente total permitida na conexão sys_fan(atualmente parece que é 2A.)

Então, como os FAN de 12cm tem 0,3A(pode ter mais se for de alta rotação, é bom verificar) daria pelo menos 5FAN.

Dê preferência a FAN com PWM(controle de rotação por sensor)


Obrigado! No caso seria só pra instalar as ventoinhas que já vem no gabinete (acho que vou pegar o AI7000 Silent mesmo, são 3 de 14cm mas o fabricante não dá maiores especificações, creio que não tenha PWM né?). Interessante o cabo, mas por esse preço + frete eu poderia com +25 reais pegar um controlador e aproveitar o mesmo frete do gabinete, não vale a pena? Ou sendo as ventoinhas que já vem com o gabinete elas já tem algum sistema de instalação e não é necessário me preocupar com isso? De novo, obrigado!

@Pietro Luigi , como fez a instalação das ventoinhas no teu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Shaman93 disse:

@Pietro Luigi , como fez a instalação das ventoinhas no teu? 

Muitoooo provavelmente as fans que vem no AI7000 Silent são as mesmas que vem no AM5 Silent, 3x140mm sem PWM.

 

No meu está da seguinte maneira:

 

Bomba d'agua está no CPU_Fan(PWM).

4x120mm no radiador no SYS_Fan(PWM) na parte frontal superior, nesse caso tem um adaptador do próprio WC p/ liga-las juntas.

1x140mm no Molex na parte frontal inferior.

1x120mm no Molex na parte traseira superior.

 

Eu não senti necessidade alguma de controlador p/ as fans.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Shaman93 disse:

acho que vou pegar o AI7000 Silent

Também é bom. Nesse caso( e como é 3 FAN de 14) a corrente deve ser um pouco maior, parece que sobe para 0,4A cada.

Quanto ao controlador eu acho interessante, mas depende mais se você for utilizar com uma combinação de muitos FAN(mais que 5 por exemplo). Eu acharia nesse caso pensar em uma MB melhor, pelo menos uma X350, X370  ou X450, elas tem pelo menos 3 Sys_FAN e o controle de rotação está na própria MB. E falando em ventilação tem que ver que os FAN do Cooler de CPU também devem ser contados porque elas alimentam o fluxo de refrigeração.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, PedraX disse:

Também é bom. Nesse caso( e como é 3 FAN de 14) a corrente deve ser um pouco maior, parece que sobe para 0,4A cada.

Quanto ao controlador eu acho interessante, mas depende mais se você for utilizar com uma combinação de muitos FAN(mais que 5 por exemplo). Eu acharia nesse caso pensar em uma MB melhor, pelo menos uma X350, X370  ou X450, elas tem pelo menos 3 Sys_FAN e o controle de rotação está na própria MB. E falando em ventilação tem que ver que os FAN do Cooler de CPU também devem ser contados porque elas alimentam o fluxo de refrigeração.


Obrigado pelas recomendações, vou dar uma olhada nos preços e se não estourar muito meu orçamento considerar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...