Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte desligando para preservar o componentes?


Posts recomendados

Bom dia amigos, vamos a um estudo de caso.

 

Tenho uma fonte dá Corsair de 500w comprada a poucos meses. A algumas semanas o computador estava apresentando apagão do nada, começou duas vezes ao dia, foi para em hora em hora, e finalmente aperto o botão, os coolers ligam, componentes externos também, mas liga e desliga em 1s.

 

Fica a pergunta, fonte estragada ou alguma placa em curto?

 

Podem me ajudar?

 

 

adicionado 1 minuto depois

Em breve vou testar as possibilidades que posso e posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liste seu hardware completo: processador, placa-mãe, memória, placa de vídeo, armazenamento. Utiliza estabilizador, filtro de linha ou nobreak? O computador simplesmente desligava e não aparecia nenhuma mensagem de erro em lugar algum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, grievous disse:

Liste seu hardware completo: processador, placa-mãe, memória, placa de vídeo, armazenamento. Utiliza estabilizador, filtro de linha ou nobreak? O computador simplesmente desligava e não aparecia nenhuma mensagem de erro em lugar algum?

 

Processador G2020 2.9Ghz

placa-mãe Gigabyte H61M-DS2H

Armazenamento em 2 HDs Seagate um de 80gb e outro de 320gb.

Placa de vídeo R9 270x Core Edition.

 

Não, sem mensagens de erro, simplesmente apaga. Não uso estabilizador, no break, fonte direto na tomada depois de ler o artigo que se encontra no fórum.

 

Vou testar com outra fonte para ver se persiste o problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eliseu Amaral Mesmo a fonte sendo de boa qualidade é impossível garantir 100% que ela seja a prova de falhas na fabricação. Também devemos utilizar filtro de linha (de uma marca boa como a Clamper) para reduzir o trabalho que a fonte faz e preservá-la mais.

 

A fonte que você comprou é nova? Porque (se eu não me engano) a linha de 500W da Corsair foi descontinuada, não sei dizer exatamente mas acho que deve fazer uns 3 anos que não são fabricadas.

Faça uma inspeção na placa-mãe e procure por capacitores estufados, vazando ou estourados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, grievous disse:

@Eliseu Amaral Mesmo a fonte sendo de boa qualidade é impossível garantir 100% que ela seja a prova de falhas na fabricação. Também devemos utilizar filtro de linha (de uma marca boa como a Clamper) para reduzir o trabalho que a fonte faz e preservá-la mais.

 

A fonte que você comprou é nova? Porque (se eu não me engano) a linha de 500W da Corsair foi descontinuada, não sei dizer exatamente mas acho que deve fazer uns 3 anos que não são fabricadas.

Faça uma inspeção na placa-mãe e procure por capacitores estufados, vazando ou estourados.

 

Obrigado pela ajuda grievous.

 

Sim, a comprei nova, tudo certinho.

 

Tinha alguns componentes aqui em casa que pude testar, testei a fonte, memórias, HDs e retirei a placa de vídeo também, o prolema persistiu, me resta apenas processador e moba, não posso testa-la agora.

 

Fiz uma limpeza na placa, não pude encontrar capacitadores estufados. Como posso testar a moba e o processador sem ter outros para substituir, alguma ideia?

 

Mas descartamos a fonte, persistiu o problema mesmo trocando. Se quiser me mover de categoria tudo bem, ou continue comigo nessa empreitada 😛

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tyrantzz disse:

Eu estou com o mesmo problema.

Mas minha fonte é genérica (estou esperando pra comprar uma decente), possuo três delas e toda vez que altero entre elas o PC funciona, aí depois começa tudo novamente.

Se você testou 3, provável que não seja a fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eliseu Amaral Seus componentes foram limpos recentemente? É comum poeira acumular entre a placa-mãe e o gabinete, formando curtos e causando problemas de desligamento. Sugiro fazer uma limpeza completa, componente a componente, limpando com pincel, passando limpa contatos em todos os contatos e pincel no restante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, todas as fontes já tinham mais de anos e já estavam paradas por problemas de insuficiência, eu até tive uma esperança porque eu tirei os componentes e ela demorou um pouco mais pra desligar como se tivesse recebido uma carga extra devido a falta dos outros componentes.

Amanhã eu vou testar na casa de um amigo pra ver se é realmente problema com fonte, se for tá tudo tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...